Auxiliar de Apoio Administrativo

Auxiliar de Apoio Administrativo

O auxiliar de apoio administrativo, também chamado de contínuo, é a pessoa que está sempre disponível para dar apoio a todos os setores de uma empresa ou instituição. Esta é uma profissão com muita saída no mercado de trabalho e é uma oportunidade para aqueles que não têm escolaridade superior.

Outros nomes para esta profissão: Contínuo

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Informática, Matemática, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Inglês, Português

O auxiliar administrativo é uma peça essencial em qualquer empresa, porque ele é o verdadeiro faz tudo. Sem dúvida, sem um bom auxiliar administrativo, a empresa não consegue um bom funcionamento. Então, podemos dizer que é um dos trabalhadores mais importantes dentro de qualquer empresa, seja ela privada ou pública.

Embora não seja uma profissão valorizada, a verdade é que ele assegura o bom funcionamento de toda a empresa, porque ele faz tudo o que é preciso para que os outros profissionais se possam dedicar às suas tarefas.

Por isso, se queres seguir uma profissão que faça a diferença no dia a dia de uma empresa ou instituição, ser auxiliar de apoio administrativo pode ser uma boa escolha.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz, quais as funções que tem no seu dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho, e o que é preciso fazer para conseguir um emprego.

Vem connosco!

O que faz um Auxiliar de Apoio Administrativo?

O auxiliar de apoio administrativo dá apoio a vários setores de uma empresa, ou instituição, nas tarefas do dia a dia. Ele apoia mais do que um setor da empresa, como o de pessoal, administrativo, compras, ou logística, por exemplo.

A rotina é muito variada, até porque ele apoia vários setores de uma organização. Assim, um dia nunca é igual ao outro. Como tem várias atividades para fazer, é essencial ser uma pessoa organizada. Sem dúvida, a organização é uma das características que mais se valoriza no auxiliar administrativo.

Em alguns casos, o auxiliar também se pode especializar no apoio a uma área ou setor específico dentro da empresa, como o departamento administrativo, por exemplo.

Quais as suas funções

O auxiliar de apoio administrativo pode ter muitas tarefas ao longo do dia. A sua função é dar apoio a todos os outros setores internos da empresa. Por isso, o seu trabalho não é monótono e pode fazer muitas coisas diferentes ao longo do dia.

Para teres uma ideia clara do trabalho, vamos ver algumas tarefas que ele faz:

  • Entregar correspondência e documentos nos correios, repartições públicas, entre outros
  • Receber correspondência
  • Fazer recados
  • Ajudar a arquivar documentos
  • Apoiar nos serviços de reprodução de documentos
  • Prestar apoio nos serviços de controlo financeiro
  • Preencher formulários e documentos
  • Atender o telefone e responder e-mails
  • Encaminhar visitantes e clientes
  • Receber fornecedores
  • Encaminhar encomendas recebidas

Saídas no Mercado de Trabalho

Embora existam muitas vagas de trabalho para auxiliar de apoio administrativo, também existem muitas pessoas a concorrerem a estas vagas. Então, não é assim tão fácil conseguir um emprego como auxiliar administrativo.

Ter um curso de informática pode ser um grande diferencial na hora de conseguir o emprego, porque assegura que tens os conhecimentos necessários para exercer esta profissão.

Poderás trabalhar em todo o tipo de empresa e instituição, até porque poderás trabalhar em vários e diferentes setores. Por ser uma profissão muito versátil, consegues encontrar trabalho em várias áreas.

No entanto, a maioria das vagas dizem respeito a empresas de grande porte, as quais contratam várias pessoas para este cargo. Escolas, por exemplo, têm vários auxiliares de apoio administrativo. Além disso, também encontras muitas vagas em:

  • Hotéis
  • Hospitais
  • Restaurantes
  • Shoppings
  • Ginásios
  • Estabelecimentos comerciais

Como podes perceber, encontras trabalho tanto para o setor público, como para o setor provado. A progressão na carreira é uma realidade tanto no público, como no privado. No entanto, ter estudos superiores e profissionais é uma exigência para outros cargos.

Como entrar na carreira de Auxiliar de Apoio Administrativo

A maioria das vagas de trabalho para auxiliar de apoio administrativo exige apenas a escolaridade mínima obrigatória, mas algumas empresas exigem que os funcionários tenham um curso de informática. Não falamos de um curso superior, apenas um curso profissional que te dê conhecimentos básicos.

Se quiseres entrar nesta carreira e progredir, ter um curso superior de administração pode ser uma boa ideia. Apesar de entrares como auxiliar de apoio administrativo, podes crescer muito na carreira de tiveres um curso.

Podes começar a trabalhar e ir tirando o curso de administração com o tempo. O ideal é que já tenhas bons conhecimentos em informática, especialmente na ótica do utilizador, saber escrever e falar português corretamente, e que consigas digitar rápido no computador.

Conhecimentos em inglês são muito importantes. Então, se ainda não sabes falar bem este idioma, o melhor é frequentares um curso de inglês. Tens várias escolas, mas também tens vários cursos online que podes fazer.

Onde estudar Administração

Portugal:

Brasil:

Se estás a pensar seguir a carreira de auxiliar de apoio administrativo mas queres crescer na profissão, então não deixes de estudar. São os estudos que te permitem chegar mais longe. Podes estudar e trabalhar ao mesmo tempo, até porque as escolas já dão um estatuto especial aos alunos que estão a trabalhar. Por isso, não há desculpas. Estuda, trabalha e conquista tudo o que queres. Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima