Operador de Loja

Operador de Loja

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Matemática

Idiomas:

Português

O operador de loja, também chamado de atendente de loja no Brasil, é o profissional que trabalha em supermercados, lojas de roupas, calçados, e outros estabelecimentos comerciais. Ele faz de tudo um pouco, desde atender os clientes, estar na caixa, até à reposição de produtos.

Os operadores de loja têm de ser pessoas proativas, responsáveis e comunicativas. O dia a dia é bastante ativo, por isso têm de ser pessoas muito ativas e que não gostem de monotonia.

Se te encaixas neste perfil e se sentes que esta pode ser uma profissão aliciante, então vem connosco. Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguires esta profissão.

Vais descobrir, por exemplo, o que faz um operador de loja, como é o seu dia a dia, entre outras informações úteis.

Confere!

O que faz um Operador de Loja?

O operador de loja é um profissional “multifunções”, pois tanto pode estar a atender os clientes presentes na loja, como podem estar a limpar o espaço e a organizar os produtos. Assim, podemos dizer que este operador é quase como um “faz tudo”.

Como este trabalho implica o contacto com clientes, é importante que o operador seja comunicativo e que goste de ajudar os outros.

Muitas vezes, os clientes procuram os operadores de loja para tirar dúvidas sobre os produtos, ou até para encontrar aquilo que procuram. Sendo assim, o operador tem de ser solícito, educado e disponível.

Ao trabalhar na caixa, este funcionário tem de ser muito responsável. Erros no troco, por exemplo, pode trazer consequências sérias para a empresa e para si mesmo.

Embora hoje as caixas de pagamento já nos digam o valor que temos de entregar de troco aos clientes, é importante sabermos matemática básica para conferir sempre os valores.

O operador também tem de fazer a reposição e o controlo de qualidade dos produtos. É fundamental ser alguém atento aos detalhes para perceber atempadamente quais os produtos que estão a faltar e, idealmente, quando estes escasseiam nas prateleiras.

Quando não existem operadores de armazém, é o operador de loja que fica responsável por manter o armazém limpo, organizado, assim como tem de fazer o controlo do stock e fazer o inventário de mercadorias.

Por fim, os operadores de loja têm de manter o espaço organizado e limpo. Os produtos têm de estar dispostos na prateleira de forma organizada para que os clientes encontrem com facilidade aquilo que procuram, assim como a loja tem de estar limpa para causar boa imagem da empresa.

Quais as suas funções

O operador de loja é um profissional multitasking, ou seja, ele tem várias e diferentes funções no seu trabalho. De entre as principais funções, podemos destacar, por exemplo:

  • Atender clientes
  • Tratar da limpeza e organização do espaço
  • Fazer a reposição dos produtos
  • Trabalhar na caixa de pagamento
  • Controlar o stock
  • Controlar a qualidade dos produtos

Tendo em conta estas diferentes tarefas, o empregado de loja tem de ser uma pessoa dinâmica, ativa e, sobretudo, polivalente. O dia a dia é muito diversificado e, por isso, este profissional tem de ter facilidade em fazer de tudo um pouco.

É importante, também, que este profissional goste de trabalhar em equipa. Uma loja envolve vários profissionais e o trabalho de um implica no trabalho de outro. Além disso, a equipa trabalha com objetivos e só conseguem alcançá-los se houver entreajuda e comunhão entre todos.

Devemos dizer, ainda, que este trabalho costuma ser por turnos. Por isso, tens de ser flexível e estar disponível para trabalhar aos fins de semana e em turnos da noite.

Saídas no Mercado de Trabalho

O operador de loja trabalha, maioritariamente, no setor do comércio de varejo (varejista). Por isso, se queres seguir esta profissão, podes atuar, por exemplo, em:

  • Supermercados e hipermercados
  • Lojas de roupa e calçados
  • Perfumarias
  • Lojas de produtos de tecnologia
  • Lojas de equipamentos e materiais desportivos
  • Entre outros

A oferta de emprego nesta área é grande. No entanto, a concorrência é igualmente forte. Muitas pessoas procuram vagas como operadores de loja, muito porque não se exige uma formação inicial e não existem muitos “entraves” à contratação.

Por isso, se queres entrar no mercado de trabalho com toda a força, poderás investir em formações e cursos que te valorizem o currículo.

Descobre ainda a profissão de Encarregado de Loja

Como entrar na carreira de Operador de Loja?

Como dissemos, as empresas não exigem uma formação a quem quer trabalhar como operador de loja. No entanto, e como a concorrência é bastante grande, se tiveres uma formação adequada, terás mais oportunidades de trabalho, além de te permitirem evoluir na carreira.

Em Portugal, o curso de atendimento ao cliente e gestão de reclamações, por exemplo, pode ser uma excelente escolha. Cursos de gestão de stock, administração ou outros similares, também podem ajudar, principalmente se quiseres trabalhar na área administrativa.

No Brasil, encontras cursos livres de atendente de loja e operador de caixa, sendo que estes podem “alavancar” o teu currículo e garantir a colocação numa vaga de trabalho.

Onde estudar para Operador de Loja?

Em Portugal, o curso de atendimento ao cliente e gestão de reclamações é valorizado pelas empresas que contratam operadores de loja. Já no Brasil, existem cursos livres de operador de caixa e operador de loja.

Como esta é uma profissão muito concorrida, deixamos-te aqui algumas opções de curso que te permitem melhores resultados na hora de conseguires um emprego.

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de seguir a profissão de operador de loja (atendente de loja), então pondera fazer um curso, pois vai abrir-te muitas portas no mercado de trabalho. Nós, do Guia das Profissões, esperamos que conquistes todos os teus objetivos. Sucesso!

Partilhar Post

1 comentário em “Operador de Loja”

  1. Avatar

    Esse negócio de operador de loja é só marmelada isso é acumulo de funções, pra empresários pagarem 1 salário mínimo, se for pra fazer tudo tem que ganhar no mínimo 3 salário. Não concordo com a existência desse tipo de função!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando