Road Manager

road manager

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

História da Cultura e das Artes Línguas Materiais e Tecnologias Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O road manager é a pessoa responsável por garantir que tudo corre bem com os artistas durante as digressões e espetáculos. Quanto maior for a equipa com quem trabalha, maiores serão as suas responsabilidades. É uma vida muito movimentada, corrida, mas pode ser muito entusiasmante. Monotonia simplesmente não existe!

Neste momento deves estar a perguntar qual o significado de road manager, certo? Pois bem! Se olharmos para a tradução de road manager, em português quer dizer “gerente de estrada”. Sendo assim, podemos dizer que ele faz a gestão de tudo o que acontece com os artistas durante as viagens para os espetáculos.

Como podes perceber, este é um cargo de grande responsabilidade, até porque vais ter de controlar tudo o que diz respeito aos artistas e músicos durante as digressões.

Se gostas do mundo do espetáculo, se tens perfil de liderança e capacidade de resolver problemas rápido, esta pode ser a profissão que tanto procuravas!

Queres saber mais sobre esta carreira alucinante?

Então continua connosco, porque vamos mostrar-te o que é um road manager, o que faz, quais as funções que tem no dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e tudo o que precisas fazer para entrar para este mundo louco dos espetáculos!

Vamos?

O que faz um Road Manager?

O road manager é a pessoa que assegura que tudo corre bem durante as digressões dos artistas. Pode trabalhar tanto na área da música, como no teatro. Normalmente, os road managers trabalham com digressões (turnês) de pequeno e médio porte, mas nada impede de trabalhar com grandes produções.

São eles que tratam de todos os detalhes, desde marcar o hotel onde vão ficar, as viagens (avião, autocarro, etc) e os restaurantes onde vão comer. Normalmente os empresários que contratam os artistas tratam do restaurante e do hotel, mas os road managers têm de se certificar que está tudo de acordo com as necessidades.

No caso das viagens, é o road manager que marca viagens de avião e faz o plano de viagem de carro ou carrinha.

Ele também fica responsável por contratar os roadies ou técnicos de backline (os profissionais que montam os instrumentos e outros equipamentos que acompanham os músicos).

Outra responsabilidade dos road managers está relacionada com a imprensa. São eles que coordenam e gerem as comunicações com a imprensa.

Regra geral, este profissional está à frente de todos os processos burocráticos. Isso inclui lidar com empresários, cobrar pagamentos e fazer pagamentos a fornecedores.

Se quiseres seguir esta profissão, tens de ter muita habilidade em lidar com todo o tipo de pessoas. Como vais estar a acompanhar os artistas, músicos ou atores, é normal teres de mediar várias discussões e resolver problemas de pessoal.

Estás curioso para saber mais sobre o dia a dia do road manager?

Vem connosco!

Quais as suas funções

O road manager tem várias funções. Obviamente que quanto maior for o projeto e a equipa, mais funções vai ter. Vamos dar uma olhadela a cada uma delas.

Preparação do Road Book

O Road Book é onde estão anotadas todas as informações sobre os espetáculos, como o local, a hora de início de espetáculo, o horário do soundcheck (passagem de som), das montagens e desmontagens, horário de partida para o espetáculo e o local das estadias.

O road manager tem de preparar este road book e garantir que tudo sai de acordo com o programado.

Planear as viagens

Planear todos os detalhes das viagens para os espetáculos não é assim tão simples quanto possa parecer. Além de ter de planear o melhor trajeto, é preciso determinar o horário, para que as pessoas possam descansar o suficiente, mas também que garanta que chegam a horas para a montagem e soundcheck.

Quando os artistas não têm veículos próprios para as deslocações, o road manager tem de alugar carrinhas ou carros e contratar condutores, caso seja preciso.

Marcar estadias

Muitas vezes é impossível voltar a casa depois de um espetáculo. Além disso, muitos artistas não querem encarar uma viagem de horas durante a madrugada. Nesses casos, os road managers têm de marcar um alojamento para ficarem.

Então, vais ter de marcar o hotel para todos os elementos (normalmente é feito em parceria com o empresário ou promotor do evento). Tens de informar como vão ser distribuídos os quartos, tendo em vista a solução mais cómoda, mas também mais económica.

O papel do Road Manager com a Imprensa

Lidar com a imprensa não é fácil, principalmente quando se trata de artistas conceituados e muito populares. A pressão é muita e vais ter de fazer uma boa gestão para garantir que todos os membros da comunicação social são atendidos, sem que isso interfira com o bom funcionamento do road book.

No caso de artistas menos populares, é importante que faças a ponte entre eles e a imprensa local.

Pagamentos e Cachets

Uma das grandes responsabilidades do road manager é receber os pagamentos e pagar os cachets a todos os elementos da equipa. Esta é uma tarefa que normalmente fica a cargo do agente. No entanto, nem sempre ele está presente.

Sendo assim, muitas vezes vais ter de receber o pagamento dos produtores e promotores do espetáculo (normalmente recebe-se antes de começar o evento) e no final do espetáculo tens de pagar aos técnicos e artistas que foram contratados.

Refeições

Regra geral, as refeições são tratadas pelo empresário / promotor do evento. No entanto, é teu dever garantir que as refeições estão de acordo com as necessidades de todos. Por exemplo, se houver alguém vegetariano, ou com alergias alimentares, tens de ter certeza que essas pessoas terão um prato que possam comer.

Tens também de negociar com o promotor de eventos alguns alimentos que devem ter no camarim. O ideal é teres comida para comer durante o espetáculo, mas também para comer depois de terminar o show.

Qual o papel do Road Manager em palco?

Se achavas que o road manager só atuava fora do palco, estavas muito enganado! Os road managers têm de ver se o rider técnico está conforme o acordado, se os equipamentos estão todos de acordo com as necessidades.

Além disso, têm de estabelecer uma ligação entre os técnicos e roadies e os músicos, ou atores (no caso de acompanharem uma companhia de teatro). Esta gestão é muito importante, para garantir que o sound check é feito à hora marcada e que o espetáculo vai começar a horas.

Achavas que parava por aqui?

Nada disso!

Sabes aquelas camisolas, chaveiros, CDs e outros itens vendidos durante o espetáculo? Pois bem. A gestão da venda dos produtos de merchandising também vai estar a teu cargo.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como road manager podes trabalhar para artistas na área da música ou então para companhias de teatro. Como é um trabalho de grande responsabilidade, só consegues trabalhar para um artista de cada vez. É impossível acompanhar vários artistas ao mesmo tempo.

Como entrar na carreira de Road Manager?

Para entrares na carreira de road manager não precisas ter nenhuma formação especial. De facto, a maioria dos road managers não têm um curso. No entanto, costumam ser pessoas que já estão envolvidas no meio artístico.

Se estás aqui a ler este artigo, é muito provável que conheças o meio do espetáculo, até porque esta profissão não é muito conhecida do grande público.

Mas se não é o caso, o melhor é tirares um curso para road manager. Assim vais aprender a lidar com algumas das particularidades da vida na “estrada”.

Vê agora onde podes estudar.

Onde estudar para Road Manager?

Portugal:

Brasil:

Se gostas de viver sempre em correria, dentro do mundo do espetáculo, mas não tens medo de ter grandes responsabilidades sobre os ombros, então não olhes para trás e investe na profissão de road manager. Pode, sim, ser aquilo que tanto procuravas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top