Auxiliar de Geriatria

Auxiliar de geriatria

O auxiliar de geriatria é um profissional especializado na área dos cuidados a idosos. Tendo em conta o envelhecimento da população, esta é considerada uma das profissões de futuro. Sem dúvida, a procura por estes profissionais é cada vez maior.

Outros nomes para esta profissão: Agente de geriatria, Assistente de apoio geriátrico

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Educação Física, Materiais e Tecnologias, Psicologia
  • Idiomas: Português

O aumento da esperança média de vida fez com que existissem cada vez mais pessoas idosas. Como tal, existe uma carência no que diz respeito a serviços de apoio social a estas pessoas que se encontram mais vulneráveis e frágeis.

Os auxiliares de geriatria são pessoas que ajudam estas pessoas a passarem os últimos anos da vida com mais qualidade e dignidade.

Esta não é uma tarefa fácil. As pessoas de idade podem, sim, ser muito desagradáveis às vezes, mas também podem dar-nos momentos únicos! Eles têm experiência de vida e muitas histórias para contar, e isso não tem preço!

Além disso, eles também sabem ser agradecidos e reconhecem aquilo que fazemos por eles. E quando nos pegam na mão e nos agradecem, faz com que nós nos esqueçamos de todos os momentos desagradáveis que tivemos.

Sem dúvida, é uma profissão nobre que, além de fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam, também nos faz sentir realizados.

Se estás interessado em seguir esta profissão, então continua a ler este artigo, porque vamos mostrar-te tudo o que precisas saber!

Vem connosco!

O que faz um Auxiliar de Geriatria?

O auxiliar de geriatria também pode ser chamado de agente de geriatria ou assistente de apoio geriátrico. Todas estas denominações dizem respeito à mesma profissão.

O objetivo do assistente de apoio geriátrico é apoiar as pessoas que se encontram mais vulneráveis, ou por causa do avançar da idade, ou pelas doenças que têm.

Por isso, é importante que os auxiliares de geriatria saibam um pouco sobre as principais doenças e condições de saúde que aparecem com a idade. Este conhecimento vai permitir identificar certas doenças, e atuar da melhor forma, melhorando a qualidade de vida das pessoas idosas.

Além destes conhecimentos, é importante que tenha capacidade para olhar para o ser humano que está à sua frente. Cada pessoa é um ser único, com uma vivência ímpar, e o auxiliar de geriatria precisa reconhecer a sua singularidade.

Se queres seguir esta profissão, é importante que tenhas este olhar humano para com os utentes, porque só assim vais conseguir responder a todas as suas necessidades.

Não podes esquecer nunca que o respeito e a dignidade estão acima de qualquer coisa. É um direito do ser humano. Por isso, estes devem ser os pilares da tua atuação.

Outro aspeto a ter em conta é que não vais lidar só com as pessoas de idade. Vais ter de estabelecer uma comunicação próxima com os familiares, explicando as condições médicas, emocionais e sociais do idoso, assim como podes ter de lidar com médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, e outros profissionais que possam ajudar a melhorar a qualidade de vida dos utentes.

Quais as suas funções

Como auxiliar de geriatria, vais ter de, por exemplo:

  • Dar apoio a idosos em instituições ou domicílio, ajudando nos cuidados de higiene básicos e no conforto dos mais velhos
  • Ajudar a alimentar os mais velhos em instituições, assim como no domicílio, sempre que for solicitado
  • Preparar equipamentos e materiais que sejam precisos para prestar cuidados de saúde
  • Ajudar a desenvolver atividades de animação e, assim, evitar situações de depressão, solidão e isolamento

Para desempenhares estas funções, precisas de conhecimentos técnicos parta saber como agir e intervir quando percebes problemas que estejam associados ao envelhecimento. Além disso, precisas ser uma pessoa comunicativa e empática, capaz de perceber o outro como um ser singular, com as suas dores, angústias, mas também alegrias e sonhos.

O trabalho pode, muitas vezes, exigir turnos, dependendo da entidade empregadora. Por exemplo, se trabalhares num lar de terceira idade, é provável que tenhas de trabalhar por turnos diurnos e noturnos, revezando com os outros auxiliares de geriatria.

Os fins de semana, neste caso, também fazem parte do horário de trabalho, porque as pessoas institucionalizadas vivem sempre no lar.

Saídas no Mercado de Trabalho

Como já tivemos oportunidade de ver, o mercado de trabalho para o auxiliar de geriatria é bom. Isso deve-se à procura grande e cada vez maior dos serviços de apoio à terceira idade, ao mesmo tempo que existe uma carência de profissionais qualificados na área.

Sendo assim, podes trabalhar em:

  • Residências geriátricas
  • Lares de terceira idade
  • Centros comunitários
  • Residências Privadas
  • Centros de dia e centros de noite
  • Serviços hospitalares
  • Centros comunitários
  • Instituições e empresas de apoio domiciliário a idosos
  • Clínicas privadas
  • Centros de acolhimento

Embora o salário não seja alto nos dias de hoje, estima-se que o ordenado venha subir nos próximos anos. Para teres uma ideia, se continuarmos no mesmo caminho de envelhecimento populacional, em 2050, Portugal vai ter 30% da população com mais de 65 anos!

Então, estes profissionais vão ser cada vez mais valorizados, e o ordenado tende a seguir essa mesma valorização.

Como entrar na carreira de Auxiliar de Geriatria

Para seres agente de geriatria, precisas ter uma formação que te dê todas as ferramentas para saberes lidar com estas pessoas que, pela sua condição, são frágeis e vulneráveis.

Existem vários cursos de auxiliar de geriatria que podes frequentar. Nesses cursos vais aprender na teoria e na prática como agir nas diferentes situações. Ainda que tenhas experiência na área, estes cursos vão dar-te informações valiosas que podem fazer toda a diferença no teu dia a dia no trabalho.

Onde estudar para Auxiliar de Geriatria

Portugal:

Brasil:

Se ficaste interessado em seguir a profissão de auxiliar de geriatria, então não deixes de tirar o curso profissional na área, e vai-te mantendo atualizado, com cursos de formação posteriores. Vai valer a pena, acredita!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima