Gags Man

Gags Man

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Literatura Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O gags man é um profissional que atua no desenvolvimento de roteiros. Ele é especialista em criar diálogos com humor, assim como é exímio em criar situações cómicas.

Este profissional não substitui o roteirista (o qual é responsável por desenvolver o roteiro). Antes, ele trabalha já depois do roteiro estar concluído e apenas trabalha em algumas cenas, as quais necessitam de uma boa dose de humor.

Se gostas de escrever e tens um talento para a comédia, então esta pode ser uma profissão excelente para ti. Embora traga muitos desafios, é muito gratificante.

Neste artigo, vamos dar-te a conhecer esta carreira. Vais descobrir, por exemplo, o que este profissional faz no dia a dia de trabalho, quais as saídas no mercado de trabalho, assim como outras informações importantes para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vamos?

O que faz um Gags Man?

O gags man cria situações e diálogos cómicos, de humor, em cenas criadas pelo roteirista, mas que necessitem de uma adaptação para a comédia. Este profissional, portanto, não cria uma história. Ele simplesmente adapta o roteiro, para que este tenha mais humor, em cenas predeterminadas.

É comum que trabalhe com o roteirista, para trocarem algumas ideias, assim como com o produtor, o qual é o que aprova o roteiro final.

É importante que todo o conteúdo adicionado ao roteiro esteja de acordo com as expectativas do produtor, realizador e diretor artístico. Afinal, trata-se de um trabalho que envolve toda uma equipa!

Para entenderes melhor o trabalho deste profissional, vamos olhar para as funções que ele tem no seu dia a dia de trabalho.

Quais as suas funções

A função do gags man é criar situações e diálogos cómicos, em cenas já criadas, para que estas transmitam maior humor à produção artística.

Quando o roteiro é criado, é possível que se sinta a necessidade de trazer para algumas cenas uma maior leveza, conseguida através do humor e comédia.

Nesses casos, é comum que se contrate um especialista em humor/comédia, o qual tem habilidades de escrita, capaz de transformar diálogos e de criar algumas situações cómicas.

Sendo assim, o trabalho do gags man não é o de criar uma história do zero. Antes, ele adiciona elementos cómicos ao roteiro definitivo, acrescentando-lhe valor.

Por isso, a primeira coisa a fazer é estudar o roteiro e, principalmente, as cenas que serão trabalhadas. Depois de uma reunião onde se ajustam os objetivos do trabalho, o gags man começa a trabalhar nas cenas pré-definidas.

Saídas no Mercado de Trabalho

O gags man trabalha com roteiros. Portanto, pode encontrar trabalho em teatro, cinema, televisão, publicidade, ou até na internet (na produção de vídeos, curtas e longas-metragens reproduzidas online).

O cinema em Portugal, assim como no Brasil, não oferece muitas oportunidades de trabalho. Existe um investimento baixo nestas produções, traduzindo-se em poucas ofertas de emprego e as que existem não oferecem continuidade. Ou seja, trabalhas apenas de forma esporádica, num único projeto.

O teatro e a televisão oferecem mais vagas de emprego, mas, ainda assim, trata-se de trabalhos temporários. Sem dúvida, a insegurança é um fator que devemos ter em conta quando pretendemos trabalhar na área artística.

Vais ter meses em que terás muito trabalho, mas também terás meses em que não tens nenhum serviço para fazer. Ora, tens de fazer uma boa gestão do teu dinheiro, para que os meses bons possam compensar os meses maus.

O trabalho para a internet está a crescer e, com toda a certeza, pode ser uma alternativa para quem atua em audiovisuais. No entanto, devemos dizer que o trabalho como gags man não é muito pedido, ao contrário de roteiristas, por exemplo.

Como entrar na carreira de Gags Man?

Para seguires a profissão de gags man, o ideal é que tenhas alguma formação na área da escrita. Embora não seja uma formação obrigatória, vai ajudar-te a desenvolver competências e habilidades importantes para a carreira.

Além disso, é importante trabalhares o humor e a comédia. Este pode até ser um talento nato, mas é importante trabalhá-lo e desenvolvê-lo. Workshops e pequenas formações em comédia podem ser interessantes também.

A vantagem de frequentares estes cursos é que conheces muitas pessoas que estão já a trabalhar no meio, o que te pode abrir muitas portas no mercado de trabalho.

Por isso, mesmo que já domines a técnica da escrita, não deixes de ponderar frequentar um curso. Além disso, podemos sempre evoluir e crescer profissionalmente.

Onde estudar para Gags Man?

Como dissemos, não há uma exigência quanto à formação para quem quer ser gags man. No entanto, uma formação em roteiro ou escrita criativa pode ser uma excelente escolha. Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Ora dá uma olhadela!

Portugal:

Brasil:

Internacionais (online):

Gostaste da profissão de gags man? Se estás decidido a seguir esta carreira, então não deixes de procurar uma boa formação, que agregue valor ao teu trabalho e que te capacite para o desenvolvimento de roteiros. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo a que te propões.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top