Comediante

Comediante

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Filosofia História da Cultura e das Artes Literatura Oficina de Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O comediante é um artista que faz espetáculos nos quais ele representa situações humorísticas e cómicas. Podemos dizer que este profissional é um ator de comédia.

Sem dúvida, esta é uma profissão que atrai os olhares de muitos jovens. Afinal de contas, fazer rir os outros e ainda ganhar dinheiro com isso torna-se, sem dúvida, muito aliciante. No entanto, esta não é uma carreira tão fácil quanto possas estar a pensar.

O humor e a comédia não são fáceis e muitos consideram mesmo a comédia como o género teatral mais difícil de ser interpretado. Não basta decorar um texto. É preciso que toda a nossa postura, voz e feições sejam engraçados e cómicos.

Se esta é uma profissão que te interessa, então não deixes de ler o nosso artigo. Aqui, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrar nesta carreira com toda a força.

Vens connosco?

Comédia: O que é?

A comédia traduz-se pelo uso do humor na literatura, assim como nas artes cénicas (teatro, cinema, circo, entre outras). Uma das características principais da comédia é o uso do equívoco e do engano. É comum que, em comédias, as personagens sejam enganadas durante toda a representação, e é essa trama em volta do engano que faz com que o público ache piada.

Na antiga Grécia, a comédia era usada como uma sátira política e social. Ainda hoje podemos perceber que as peças de comédia têm muito desta essência. Sem dúvida, esta arte é uma forma de o artista se manifestar em várias esferas da vida.

Atualmente, a comédia stand-up, ou stand-up comedy, tem estado em alta e é muito apreciada pelo grande público. Trata-se de um espetáculo com apenas um comediante em cena (geralmente de pé), sem personagens, sem uso de cenários ou de caracterizações.

O que faz um Comediante?

O comediante faz espetáculos de comédia. Ele é um ator capaz de fazer rir o público e não precisa, obrigatoriamente, ser o autor dos textos (ao contrário do humorista, o qual produz conteúdos de humor, mas pode, ou não, interpretá-los).

Para ser bem-sucedido, este artista tem de ter grande originalidade e sentido cómico e humorístico. Sem dúvida, fazer rir não é tarefa fácil, ao contrário do que algumas pessoas possam pensar. Entre os artistas, há unanimidade quanto ao assunto: a comédia é a mais difícil de se fazer.

Não basta decorar o texto e as falas. É preciso ter sentido de timing, ritmo, expressão facial, assim como manter uma postura que leve ao riso.

Quais as suas funções

O comediante tem como principal função fazer rir o público que assiste ao seu espetáculo em teatro, assim como no cinema, televisão ou espetáculos de stand-up comedy. Quando ele acumula a função de humorista (ou humorístico), além da representação, é responsável pelo desenvolvimento do texto que irá ser interpretado.

Quando falamos de comédia stand-up, o mais comum é que os próprios comediantes sejam os criadores dos seus textos. Mas esta capacidade criativa não se resume aos comediantes de stand-up.

Muitas peças de teatro e roteiros de filmes e séries de televisão de humor são escritas e desenvolvidas por comediantes, ou seja, por atores de comédia.

Como qualquer ator, a rotina de trabalho envolve muito treino e estudo. Além de ter de estudar as peças e decorar os textos, tem também de fazer ensaios com os restantes atores envolventes (caso existam). Em cinema, teatro e televisão, ele segue as orientações do realizador / encenador.

Saídas no Mercado de Trabalho

O comediante é um profissional autónomo, como a maior parte dos artistas. Os atores, no geral, têm uma situação profissional precária, com muita insegurança. É difícil garantir para os atores que terão sempre trabalho. Por isso, estes são contratados para a realização daquele projeto apenas.

Os comediantes, em particular, enfrentam desafios grandes pois, nos últimos anos, a concorrência no setor tornou-se mais forte.

Com as redes sociais e a “democratização” do humor, muitos jovens apostam na divulgação do seu trabalho como humoristas e comediantes através do Facebook, Instagram, entre outras plataformas, o que faz com que seja mais difícil singrar como artista de comédia.

Quanto às saídas profissionais, poderás trabalhar como ator de comédia em teatro, televisão e cinema. No entanto, também podes atuar como comediantes e homorista em estabelecimentos comerciais e eventos em que se faça stand-up comedy.

Como entrar na carreira de Comediante?

Como vimos, a concorrência no mercado de trabalho tem crescido muito nos últimos anos. Nesse sentido, se queres ter sucesso como comediante, deves procurar desenvolver as tuas habilidades como ator e como ator de comédia.

Para além do curso de teatro e dramaturgia, também podes procurar workshops e cursos rápidos de comédia, humor e stand-up.

Como, muitas vezes, és tu quem divulga e publicita o teu trabalho, então também deves apostares num curso de marketing ou gestão de redes sociais.

Onde estudar para Comediante?

Como dissemos, se queres ter sucesso como comediante, precisas apostar em conhecimento e no desenvolvimento das tuas capacidades e habilidades em comédia. Sendo assim, deixamos-te aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil: 

Se o teu sonho é seres um grande comediante, então não deixes de investir numa boa formação em dramaturgia e teatro, assim como workshops e cursos voltados para a comédia. Com toda a certeza vais conquistar tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top

A tua opinião conta para nós!

Participa no Inquérito de Satisfação do Guia das Profissões e ajuda-nos a melhorar. Responde agora e ganha o e-book “Como organizar o Seu Tempo?”

mulher apontando