Cantor

cantor

O cantor é aquele profissional que dá voz às melodias. Embora não seja uma profissão muito valorizada, quando é feito de forma profissional, implica muito estudo, dedicação e empenho. Sem dúvida, não é nada daquela imagem glamourosa que temos dos grandes astros de televisão!

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Geografia, Geometria Descritiva, História, Línguas, Literatura, Matemática
  • Idiomas: Inglês, Português

O curso de canto é um dos cursos superiores da área vocacional, dentro das várias ofertas que os estudos da música oferecem.

Este curso pressupõe sempre um pré-requisito, uma prova suplementar de ingresso, no qual o aluno tem de demonstrar conhecimentos específicos da área musical e prestar uma prova prática.

Embora não seja obrigatória a conclusão de um curso superior para ser-se cantor, se queremos seguir uma carreira profissional, em especial quando falamos de canto lírico, é fundamental!

Se quer saber mais sobre esta profissão, então continue neste artigo e descubra como é a vida de um cantor, quais as suas funções, como pode entrar na carreira e quais as saídas no mercado de trabalho. Confira!

O que faz um Cantor?

Um licenciado em canto é um técnico superior com conhecimentos específicos de uma área artística vocacional de performance.

O seu principal objetivo é a apresentação pública de temas a solo, ou em grupo, para um número restrito ou público em grande número.

Um cantor tem de conhecer, de forma exemplar, a sua voz e as suas limitações, para que possa executar com perfeição o que precisa fazer.

O profissional tem de estudar o reportório, analisar as suas potencialidades e preparar a apresentação do mesmo. Coopera com colegas instrumentistas, maestro e, por vezes, até com o compositor.

Além dessas funções, a docência é sempre, ou quase sempre, complemento da atividade, pois como artista, em si, são raros os que conseguem fazer uma carreira que satisfaça as suas necessidades salariais.

Quais as suas funções

As funções de um cantor são várias, mas dependem da área em que atua. Ele pode fazer apresentações a solo, se ingressar numa carreira desse tipo, ou pode fazer apresentações em banda, ou orquestra (canto lírico). Pode, ainda, ingressar num coro, trabalhando com várias vozes.

Estes profissionais também podem fazer ‘spots’ publicitários, voz off, e dobragens de filmes, especialmente aqueles que têm um cariz musical.

O ensino é, sem dúvida, uma das áreas mais procuradas, especialmente por garantirem um salário fixo, assim como as regalias sociais que tudo isso implica.

Existe, ainda, a possibilidade de dar formação a profissionais que fazem uso da sua voz enquanto profissionais, como é o caso de políticos, oradores, professores e palestrantes, por exemplo.

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal, assim como no Brasil, a música como profissão, carreira profissional, não tem muita valorização. A sociedade ainda olha para estes profissionais como se fossem artistas sem formação, quando não é o caso, especialmente aqueles cuja formação académica superior se verifica.

Obviamente, muitos cantores não possuem essa formação, o que os limita a atuarem apenas na área dos espetáculos. No entanto, se obtiver a formação universitária, as portas abertas são muito superiores, podendo atuar em:

  • Orquestras ligeiras / sinfónicas
  • Escolas de música
  • Grupos corais
  • Academias de música
  • Faculdades de ensino superior musical
  • Bandas de música filarmónicas
  • Grupos de câmara
  • Estúdios de gravação
  • Conservatórios de Música
  • Programas televisivos (Musicais)
  • Teatros (musicais)
  • Bandas de diversos estilos musicais
  • Empresas de publicidade
  • Empresas audiovisuais
  • Companhias de ópera

Poderá, ainda, atuar como profissional independente, dando aulas particulares de canto. Pode também trabalhar em clínicas da voz, tratando profissionais que fazem uso vocal diariamente.

O canto lírico é dos mais eruditos, no entanto, dos mais exigentes e com poucas ofertas, tanto em Portugal, como no Brasil. A competição é de tal ordem elevada que por vezes a oferta é de 1 vaga para 100 a 500 candidatos.

Os focos da ribalta podem surgir, a ascensão pode acontecer, mas, se não for estruturada e sustentada, fica efémera.

Como entrar na carreira de Cantor

Qualquer carreira na área da música deve começar o quanto antes, pois é uma área vocacional e, como dizem os antigos “é de pequenino que se torce o pepino”.

A educação da voz deve ter início em tenra idade, para que a mesma possa ser desenvolvida sem erros.

O estudo da música em Portugal acompanha sempre o ensino regular. No entanto, existe e possibilidade, em Portugal, de ter aulas de música (instrumento, formação musical, canto) num regime articulado, disponível apenas em algumas escolas com acordos feitos com conservatórios ou academias reconhecidas pelo Ministério da Educação.

O cantor tem sempre de ter conhecimentos de piano, pois é uma ferramenta indispensável no seu estudo.

O curso universitário em Portugal tem uma duração de 5 anos, completando o mestrado integrado em canto. O curso superior no Brasil tem uma duração de 4 anos.

Ao longo do curso, o aluno estudará, obviamente, canto e técnica de canto, mas também história da música, música de câmara, análise musical, acústica musical, formação musical, análise e técnicas de composição, psicologia da música, tecnologias da música, organologia, entre outras.

Onde estudar Canto

Portugal:

Brasil:

Estes são alguns dos estabelecimentos de ensino reconhecidos pelo ministério da educação:

Um cantor tem de construir a sua carreira para que possa ter notoriedade e, então, ser requisitado. Ele deve ter sempre uma forte autodisciplina e sentido autocrítico.

O ensino é uma vertente que o cantor tem para transmitir e formar novos talentos da área, sendo o único capaz de reconhecer uma predisposição para esta nobre arte.

Conhecer várias culturas e, por vezes, vários países, é um dos privilégios destes profissionais, que podem, com toda a certeza, trabalhar além-fronteiras.

Um cantor deixa sempre a sua marca numa performance, e pode, sem dúvida, influenciar a vida daqueles que o estão a ouvir.

Se a música comanda a sua vida, se a voz é um talento natural, esta é a área onde tem grandes possibilidades de ser feliz! Invista na sua formação como cantor, e persiga, sempre, os seus sonhos!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima