Instalador de Ar-Condicionado

instalador de ar-condicionado

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O instalador de ar-condicionado, também chamado de técnico em refrigeração e climatização, é um profissional qualificado que instala aparelhos de ar-condicionado. Este é um serviço cada vez mais procurado, até pelas maiores oscilações de temperatura que temos vindo a sentir.

Sem dúvida, esta é uma carreira de grande futuro, com muita procura no mercado de trabalho e garante um bom rendimento mensal, tanto para profissionais por conta de outrem, como para autónomos.

Se gostavas de ter uma profissão ativa, sem uma rotina de trabalho rígida, e que te ofereça boas oportunidades no mercado de trabalho, então não podias estar num sítio melhor.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a profissão de instalador de ar-condicionado. Vais descobrir o que este profissional faz no seu dia a dia, quais são as suas funções, as saídas possíveis no mercado de trabalho e o percurso que tens de fazer para entrar nesta carreira.

Vens connosco à descoberta?

O que faz um Instalador de Ar-Condicionado?

O instalador de ar-condicionado é o profissional que faz a instalação dos equipamentos de climatização, como os de ar-condicionado, refrigeração e calefação, assim como é ele quem faz a manutenção destes equipamentos.

Para fazer este trabalho, estes profissionais devem entender como os equipamentos e sistemas que os compõem funcionam, incluindo todos os principais elementos, como o condensador, compressor, evaporador, por exemplo.

Atualmente, os equipamentos são projetados para situações específicas e, por isso, conseguimos ter melhor eficiência, desde que o profissional instale bem o equipamento e a manutenção seja feita periodicamente.

É por essa mesma razão que estes profissionais têm de conhecer bem os equipamentos, para oferecer o melhor serviço aos clientes.

Além de instalar estes equipamentos, este técnico também acompanha e supervisiona projetos. Ele também ajuda os engenheiros a fazer os esquemas dos locais onde os equipamentos vão ser instalados.

É importante que tenham ainda conhecimentos de eletricidade, ferramentas e instrumentos usados no dia a dia do trabalho.

Conhece ainda a profissão de Pintor (Construção Civil)

Quais as suas funções

O técnico em refrigeração e climatização tem como principais funções fazer a instalação e manutenção de equipamentos de climatização.

O seu dia a dia de trabalho inclui várias tarefas, como, por exemplo:

  • Analisar os melhores pontos para instalar os equipamentos
  • Fazer medições
  • Acompanhar projetos de climatização de ambientes
  • Ajudar arquitetos e engenheiros no desenvolvimento de projetos
  • Trocar gás e outros componentes internos dos aparelhos de ar-condicionado

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então experimenta os nossos testes vocacionais!

Saídas no Mercado de Trabalho

O instalador de ar-condicionado pode trabalhar em empresas de instalação e manutenção de equipamentos de climatização, mas também podem conseguir uma oportunidade em lojas de venda e assistência técnica de equipamentos de ar-condicionado.

Também podes vir a trabalhar como profissional autónomo. Embora tenhas maiores rendimentos desta forma, vale lembrar que é sempre uma incerteza e que a quantidade de trabalho é bastante superior no verão.

Então, se quiseres seguir por esta via, é importante saberes gerir muito bem o teu dinheiro, para que o inverno não se torne longo demais.

Além disso, quando trabalhamos por conta própria, temos outros encargos relativos com os pagamentos de impostos. Antes de darmos um orçamento, devemos ponderar sempre todos esses custos.

Se precisas de ajuda neste sentido, talvez seja bom procurares um contabilista ou consultor financeiro. Estes são capazes de te ajudar a planear as finanças ao longo do ano e podem ajudar-te a traçar orçamentos que sejam lucrativos.

Outro aspeto que deves ter em conta é a qualidade dos teus serviços. Quando atuamos como autónomos, a maior parte dos serviços que conseguimos é através de indicações de clientes. Por isso, se queremos ter mais clientes, devemos prestar sempre um serviço de alta qualidade.

Assim, os clientes ficam satisfeitos e podem recomendar os teus serviços a amigos, familiares e conhecidos que precisem de instalar ou fazer a manutenção dos seus equipamentos de climatização.

Como entrar na carreira de Instalador de Ar-Condicionado?

Se queres seguir a profissão de instalador de ar-condicionado, então o melhor a fazer é tirar um curso especializado em ar-condicionado. Desta forma, já vais entrar no mercado de trabalho com uma certificação e alguma experiência, pois as formações são dadas em contexto de trabalho.

Além disso, teres uma base teórica é importante para poderes conciliar com os conhecimentos práticos. Vais conseguir antecipar vários problemas, além de garantires maior qualidade nos serviços e rentabilidade.

Antes de ires, conhece também a profissão de Colocador de Telhados e Coberturas (Telhadista)

Onde estudar para Instalador de Ar-Condicionado?

É verdade que não é obrigatório um curso para trabalhares como instalador de ar-condicionado, mas também é verdade que uma formação pode fazer toda a diferença. Quando falamos de profissionais especializados e qualificados, não há nada melhor do que ter uma formação que nos certifique.

Vejamos aqui alguns cursos que podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Ficaste interessado em seguir a profissão de instalador de ar-condicionado? Então não deixes de investir na tua formação. É sempre bom ter uma formação e, sem dúvida, vais conseguir melhores oportunidades de trabalho. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top