Vulcanologia (Vulcanólogo)

Vulcanologia - vulcanólogo

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Geografia Geologia Química

Idiomas:

Inglês, Português

A vulcanologia é a ciência que se dedica ao estudo dos vulcões e de todos os fenómenos relacionados com eles, como erupções e formações de rochas vulcânicas, por exemplo. Os vulcanólogos são os profissionais que estudam os vulcões e os processos que levam a erupções.

Esta é uma profissão exigente, mas muito gratificante, e que oferece conhecimentos únicos sobre algumas das forças naturais mais poderosas da Terra.

Se estás a pensar em tornar-te um vulcanólogo, continua connosco para saberes mais sobre este campo fascinante. Desde os cursos que precisas de fazer na faculdade, até ao tipo de empregos disponíveis após os estudos, temos toda a informação que precisas para começar.

Vens connosco?

A Vulcanologia é a ciência que estuda os vulcões e fenômenos relacionados, como erupções, sismos e formação de rochas. Um vulcanólogo, também chamado de vulcanologista, estuda os vulcões e os fenómenos relacionados, como erupções, sismos e formação de rochas, para entender como eles funcionam e prever eventos futuros.

Eles também podem trabalhar para mitigar os riscos associados aos vulcões, como avaliar riscos para a população local e desenvolver planos de emergência.

Assim, este profissional é um cientista especializado no estudo de vulcões, tanto os ativos como os extintos.

Eles investigam, principalmente, o que causa uma erupção, que materiais estão neles, como se formam e mudam, que perigos podem representar para as pessoas próximas, e, por último, que sinais científicos podem ser usados para prever que um vulcão ativo entre em erupção,

Os vulcanólogos dependem de muitas abordagens diferentes, tais como métodos geofísicos e investigações geológicas de depósitos de rochas vulcânicas.

Através das suas pesquisas, a população em geral tem:

  • Ar mais limpo, pelo controlo das emissões de sulfato
  • Melhores medidas de segurança perto de vulcões ativos
  • Informação valiosa sobre erupções antigas

Quais as suas funções

O vulcanólogo, como cientista especializado em vulcanologia, tem como principais funções estudar os processos da atividade vulcânica, assim como prever erupções futuras.

Normalmente passam o seu tempo no campo a fazer levantamentos geológicos, a examinar amostras e a recolher dados para análise.

Além disso, grande parte do seu trabalho também é conduzido em laboratórios – analisando rochas e minerais de locais vulcânicos, examinando de perto imagens de satélite à procura de informação sobre o fluxo de lava e o tamanho das caldeiras, examinando também as emissões de gases dos vulcões.

Dependendo do seu campo de interesse dentro da profissão, podem especializar-se em estudos e medições sísmicas (sismologia), usando instrumentos de emissão de gases ou pesquisa dos fluidos, recolhendo amostras e monitorizando as condições da água relacionadas com lagos de montanha ou rios em áreas vulcânicas ativas.

Como os vulcões são monitorizados e estudados?

Os vulcões são majestosos e poderosos, e os cientistas querem ter a certeza de que podemos seguir o seu comportamento para que as pessoas não sejam apanhadas desprevenidas se uma erupção ocorrer.

Para isso, é usada uma série de ferramentas para monitorizar e estudar os vulcões. Redes especializadas em instrumentos sísmicos detetam tremores que fornecem informação sobre potenciais erupções.

Além disso, satélites capazes de detetar alterações no calor e humidade do ar em volta dos vulcões podem ajudar os investigadores a discernir se algo preocupante está a acontecer sob a superfície.

Os vulcanólogos também constroem modelos de um vulcão ou de toda a região, usando dados do solo e dos satélites, para criar uma compreensão do seu estado atual. Este conhecimento é essencial para preparar comunidades em risco, particularmente quando vivem perto de um vulcão que tem vindo a mostrar sinais de agitação.

Saídas no Mercado de Trabalho

A vulcanologia é um campo de estudo excitante e dinâmico com muitas oportunidades de crescimento na carreira. Os trabalhos em vulcanologia vão desde a manipulação de materiais perigosos, à monitorização de terramotos e atividade vulcânica, à pesquisa do ambiente e da vida humana em regiões vulcânicas.

Podes encontrar vagas de emprego em universidades, instituições privadas de investigação, agências governamentais de controlo de desastres e empresas de consultoria geológica.

Para aqueles que se especializam em perigos naturais, uma carreira na saúde pública ou nas tecnologias de informação (TI) pode ser uma escolha ideal.

Ao optar por seguir uma carreira relacionada com a vulcanologia, os indivíduos podem ter grande impacto ao ajudar os governos a prepararem-se para potenciais desastres naturais, ao mesmo tempo que contribuem para uma maior compreensão científica das atividades do nosso planeta.

Como entrar na carreira de Vulcanologia?

Se queres seguir uma carreira na área da Vulcanologia e tornares-te vulcanólogo em Portugal, então terás de primeiro fazer uma licenciatura em Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia do Ambiente, Geofísica, Biologia/Geologia, ou áreas similares.

Depois deves seguir o mestrado em Geologia ou, idealmente, em Vulcanologia e Riscos Geológicos (este último disponível apenas nos Açores).

No Brasil não existe um curso de especialização em Vulcanologia, até porque não existem vulcões no país. Assim, deves procurar fazer uma graduação em Geologia, Geofísica ou Oceanografia e depois deves procurar uma especialização em Vulcanologia no exterior.

É preciso um conjunto especial de habilidades para ser um vulcanólogo, uma das carreiras mais aventureiras e excitantes que existem!

Deves ter conhecimentos em geologia, ser excelente no mapeamento e análise de dados, ter experiência com tecnologias de deteção remota e mostrar proficiência na modelagem por computador. Também é importante ter fortes capacidades de comunicação escrita e de apresentação.

Onde estudar Vulcanologia?

Como dissemos, a única universidade em Portugal com o mestrado em Vulcanologia é nos Açores. No Brasil também não existe uma graduação voltada para esta ciência.

No entanto, poderás fazer a licenciatura em Geologia, Engenharia Geológica, Engenharia do Ambiente, Geofísica, Biologia/Geologia, ou áreas similares numa universidade que tenha esses cursos disponíveis e depois fazeres a especialização nos Açores ou numa universidade no exterior.

Vê aqui algumas faculdades onde podes tirar a licenciatura que te permite seguir depois para a especialização em Vulcanologia.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir uma carreira em Vulcanologia? Ser vulcanólogo (ou vulcanologista) faz com que sintas aquele friozinho bom na barriga? Então não deixes de procurar boas formações que te permitam seguir esta profissão. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que conquistes todos os teus sonhos. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *