Auxiliar de Limpeza

Auxiliar de Limpeza

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O auxiliar de limpeza é o profissional que assegura a limpeza e a conservação de espaços (fechados e ao ar livre). Embora seja olhado como um trabalhador “menor”, a verdade é que ele tem um papel muito importante em qualquer estabelecimento ou organização.

Quando entramos num hospital, numa loja ou num shopping, por exemplo, o que nos salta primeiro aos olhos? Sem dúvida, é a limpeza e a organização do local. Se formos a um restaurante e virmos que o espaço está sujo, com toda a certeza a nossa vontade é de sair dali.

Por isso, a higiene do local tem interferência direta no lucro de uma empresa. Assim sendo, os auxiliares de limpeza têm um papel central dentro de uma organização e não há porque se sentirem inferiores ou menores.

Se estás à procura de uma profissão, se és uma pessoa ativa e se gostas de viver e estar em locais limpos, então dá uma vista de olhos a este artigo, pois vamos mostrar-te tudo sobre a carreira de auxiliar de limpeza.

Vens connosco?

O que faz um Auxiliar de Limpeza?

O auxiliar de limpeza faz a limpeza, manutenção e conservação dos ambientes e espaços (fechados e ao ar livre). Portanto, ele tem de fazer a recolha do lixo, varrer, limpar, lavar, desinfetar e, em alguns casos, tratar de espaços verdes (não se trata de um trabalho de jardinagem, mas apenas trabalhos pequenos, como aparar a relva).

Vale a pena dizer, aqui, que este profissional trabalha apenas em estabelecimentos, espaços comerciais, fábricas e lugares públicos. Quando nos queremos referir às pessoas que fazem serviços de limpeza em casas, falamos de empregada de limpeza, ou empregada doméstica.

Quais as suas funções

As principais funções do auxiliar de limpeza são conservar e higienizar os espaços. A sua rotina de trabalho envolve várias tarefas, como, por exemplo:

  • Varrer e limpar o chão
  • Limpar vidros
  • Recolher lixo dos caixotes e espalhados pelo local
  • Limpar e desinfetar casas de banho (chamadas de banheiro no Brasil)
  • Limpar móveis e objetos decorativos
  • Higienizar e arrumar cozinhas
  • Limpar pátios e áreas comuns
  • Lavar tapetes

Sendo responsável pelos equipamentos e materiais de limpeza que usa, ele tem de reportar ao supervisor de limpeza sempre que for necessário repor materiais.

Em alguns casos, este profissional também faz a limpeza e a manutenção de espaços verdes (quando não existe a presença de um jardineiro com regularidade). Assim, ele também terá, por exemplo, de cortar a relva e verificar plantas degradadas.

Sempre que necessário, poderás ter de fazer algumas atividades de apoio, como servir cafés e águas a clientes, por exemplo.

Saídas no Mercado de Trabalho

O auxiliar de limpeza atua nos mais diferentes espaços, como lojas, hotéis, restaurantes, igrejas, escritórios, indústrias, escolas (aqui existem também os auxiliares de ação educativa, os quais desempenham atividades de apoio às crianças. Embora muitas pessoas pensem que se trata da mesma profissão, estes profissionais têm funções e tarefas diferentes), entre outros estabelecimentos comerciais e organizações públicas.

Como podes imaginar, as ofertas de emprego são muitas, até porque os auxiliares de limpeza estão presentes em todos os setores do mercado de trabalho.

Além disso, a maior parte dos jovens não quer seguir esta carreira, muito pelo estereótipo de que o auxiliar de limpeza é um trabalhador inferior.

Assim, se quiseres trabalhar na área, vais encontrar muitas vagas de trabalho e hoje já encontras ofertas que oferecem até bons salários.

Como entrar na carreira de Auxiliar de Limpeza?

Se queres seguir a profissão de auxiliar de limpeza, embora não exijam mais do que a escolaridade mínima obrigatória, deves preencher alguns requisitos e demonstrar certas habilidades.

A organização, esmero e vontade de trabalhar são as principais características valorizadas nestes profissionais. Por isso, se ainda não tens experiência, é importante mostrares que tens essas capacidades.

Como as referências de antigos e atuais empregadores são muito importantes na hora de conseguir um trabalho, deves sempre ser dedicado no teu emprego e estar sempre atento às exigências e particularidades dos teus clientes.

A iniciativa própria é também muito valorizada. É certo que surgirão desafios e problemas no teu dia a dia de trabalho, mas se fores proativo e resolveres esses problemas sem precisar chamar outras pessoas, o teu empregador vai valorizar ainda mais o teu desempenho.

Estas são, sem dúvida, as habilidades mais procuradas pelos empregadores. No entanto, se queres ter mais e melhores oportunidades de trabalho, um curso de Higiene e Segurança do Trabalho pode fazer toda a diferença.

Onde estudar para Auxiliar de Limpeza?

Como dissemos, não precisas ter um curso profissional ou superior para te tornares auxiliar de limpeza.

No entanto, se queres entrar no mercado de trabalho com toda a força, pondera fazer uma formação em Higiene e Segurança no Trabalho, pois é valorizada pelos empregadores (e muito importante se quiseres candidatar-te a vagas para o setor público).

Por isso, deixamos-te aqui alguns cursos que te podem interessar. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se queres trabalhar como auxiliar de limpeza, então não desistas e procura ganhar experiência na área para conseguires uma excelente vaga de emprego. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo que desejas. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top