Rigger de Personagem

Rigger de Personagem

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Geometria Descritiva História da Cultura e das Artes Informática Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O rigger de personagem é um dos profissionais mais importantes em animação 3D atualmente. É ele que, através de um software próprio, adiciona os movimentos a uma personagem.

O rigging de personagens veio transformar a forma como se faz a animação. Enquanto antes se usava a técnica frame a frame, ou seja, fazíamos com que a personagem se movimentasse através de vários desenhos, hoje, com o rigging, conseguimos estruturar o corpo da personagem muito semelhante ao corpo humano, o que depois facilitas na criação dos movimentos corporais.

Embora ainda se utilize a técnica de animação tradicional (frame a frame), é cada vez mais comum vermos produções a usarem o rigging como técnica primordial.

Se a animação é uma área que te interessa, então vais gostar de conhecer a profissão de rigger de personagem. Aqui vamos dar-te a conhecer um pouco do mundo deste profissional.

Vens connosco?

O que faz um Rigger de Personagem?

O rigger de personagem é o profissional que domina a técnica de rigging de personagem. Esta técnica, também chamada de animação esquelética, consiste em dar movimento às personagens de animação, por meio de um software, construindo articulações.

Com esta técnica, conseguimos fazer com que a personagem tenha a estrutura do corpo muito semelhante ao corpo humano, o que depois facilita na hora de dar-lhe movimento.

Como este é um processo feito em softwares próprios, gastamos muito menos tempo do que o trabalho com animação tradicional. Embora a produção se torne mais rápida, não implica que o trabalho seja mais, ou menos, fácil.

O rigger de personagem tem mesmo de se especializar na área e adquirir conhecimentos sólidos nos softwares usados em rigging de personagem, entre os quais destacamos, por exemplo, o After Effects, Maya, Blender e 3DS Max (os mais usados para desenvolver este trabalho).

Ainda não sabes se esta é a profissão ideal para ti? Então descobre outras carreiras de acordo com os teus gostos com o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O rigger de personagem tem como função aplicar a técnica de rigging de personagem numa produção de animação em 3D. Ele insere, através do software, as articulações às personagens, assim como as estruturas do corpo (semelhantes às do corpo humano real), e a partir destas controla a movimentação das personagens.

 A ideia é, então, “construir ossos e articulações” na personagem, de forma que esta tenha uma estrutura idêntica à do corpo humano real, e, assim, dar-lhe movimentos.

Para tentares perceber melhor o trabalho deste profissional, imagina que ele transforma uma personagem estática (desenho) numa marioneta. Como sabes, as marionetas são bonecos que nós conseguimos movimentar, com ajuda de fios atados em locais estratégicos (mãos, cabeça, joelhos, pés).

Para desenvolver este trabalho, é fundamental teres uma noção de como se dão os movimentos orgânicos.

Animação Esquelética: Como fazer?

Para que o trabalho em animação esquelética seja perfeito, deves saber que existe uma hierarquia na inserção dos ossos e articulações. O trabalho começa com a colocação da articulação da raiz. Todas as outras articulações são feitas a partir desta e estão ligadas a ela, direta ou indiretamente.

Este é um detalhe muito importante, pois ao movermos a articulação da raiz, as outras articulações também se movimentam. Daí a importância de termos uma noção clara de como funcionam os movimentos orgânicos.

Devemos, também, ter em conta a movimentação da personagem com o ambiente em que está inserido. Para isso, usamos a cinemática inversa. Esta é feita por meio de um algoritmo e evita que tenhamos de modificar ângulos enquanto a personagem se movimenta.

Uma última etapa deve ser mencionada aqui também. As expressões faciais são centrais na animação. O rigging de personagem pode também trabalhá-las, o que facilita, e muito, o trabalho do animador.

O desenvolvimento das expressões faciais deve ser feito separadamente da movimentação da personagem e requer uma atenção redobrada. Cada expressão tem muitos detalhes e o rigger de personagem vai despender, aqui, muito tempo e dedicação.

Saídas no Mercado de Trabalho

O rigger de personagem trabalha em animação em 3D. Temos uma excelente notícia para ti! O mercado de trabalho em animação está em alta e a tendência é que continue assim nos próximos tempos.

Se antes a animação era limitada a curtas e longas-metragens, hoje assistimos à presença de animação em diferentes setores do mercado, como publicidade, videojogos e na internet (em diferentes produções audiovisuais).

Sendo assim, encontras diferentes oportunidades de trabalho, nos mais diversos setores. No entanto, devemos dizer, aqui, que muitas vezes se trata de um trabalho freelancer. Ou seja, és contratado para um projeto.

Como trabalhador autónomo, terás de ter organização financeira. Tens de gerir bem o dinheiro que ganhas, para que os meses melhores possam compensar os meses com menos trabalho.

Faz os nossos Testes Vocacionais e descobre outras profissões interessantes para ti!

Como entrar na carreira de Rigger de Personagem?

Para trabalhares como rigger de personagem, deves procurar uma formação em computação gráfica e em design 3D. Os conhecimentos nestas áreas são fundamentais para que consigas desenvolver um bom trabalho.

Como é óbvio, a experiência vai dar-te muitas ferramentas para que o teu trabalho seja mais rápido e primoroso. No entanto, sem conhecimentos de base, será difícil cumprires todas as tarefas que envolvem o rigging de personagem.

Onde estudar para Rigger de Personagem?

Se queres vencer no mundo do rigging de personagem, então é importante que procures uma boa formação em computação gráfica e em design 3D. Aqui vamos deixar-te algumas opções que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Queres ser um rigger de personagem de sucesso? Então não desistas dos teus sonhos e procura um bom curso que te ofereça ferramentas para desenvolveres o teu trabalho. Com toda a certeza, vais conseguir tudo aquilo a que te propões. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top