Bate-chapa de Veículos Automóveis (Funileiro)

bate-chapa de veículos automóveis (funileiro)

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O bate-chapa de veículos automóveis, conhecido também por reparador de carroçarias de automóveis, ou então funileiro, no Brasil, é o profissional que faz a reparação da carroçaria de um automóvel.

Trabalha na indústria da reparação automóvel e são muitas as oportunidades de trabalho. Embora não seja uma profissão muito popular entre os mais novos, é possível seguir uma bela carreira.

Sem dúvida, é uma profissão excelente para quem adora automóveis e para quem gosta de trabalhos mais ativos. Se te encaixas neste perfil, então está na hora de conheceres um pouco mais sobre o dia a dia deste trabalhador.

Neste artigo, vamos contar-te tudo o que precisas saber para entrar nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Bate-chapa de Veículos Automóveis?

O bate-chapa de veículos automóveis, ou reparador de carroçarias de automóveis, trata da reparação (total ou parcial) da carroçaria de todo o tipo de automóveis.

Portanto, ele monta e desmonta os vários acessórios e componentes da carroçaria, trata de reparar esses componentes e peças, além de alinhar a estrutura da carroçaria, fazer tratamento anticorrosivo, verificar se está estanque e realizando a insonorização.

No caso de trabalhar como profissional autónomo, este profissional também faz orçamentos e fica responsável por organizar o trabalho, assim como assegurar a qualidade dos serviços prestados.

O reparador de carroçaria (lataria) automóvel tem de saber interpretar um plano de manutenção do fabricante, de forma a fazer um trabalho de qualidade. Além disso, precisa detetar situações que não sejam regulares para agir segundo as determinações do fabricante.

Outras atividades do dia a dia deste profissional incluem:

  • Diagnosticar componentes de desgaste variável
  • Substituir, sempre que necessário, os componentes de desgaste variável
  • Fazer a manutenção da área de trabalho
  • Interpretar documentos técnicos
  • Introduzir dados sobre a manutenção programada em software próprio, como o MV-BER (no site PERMA)
  • Realizar operações de PMF’s em sistema de gestão de dados (PERMA-SiGMA)

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Experimenta os nossos Testes Vocacionais e o nosso Simulador!

Quais as suas funções

Como vimos, o reparador de carroçarias de automóveis faz a reparação, seja ela total ou parcial, da carroçaria. Esta é, com toda a certeza, a principal função do bate-chapa de veículos automóveis.

No entanto, o quotidiano envolve uma série de outras funções. Vejamos as mais importantes!

  • Montar peças de carroçaria
  • Reparar peças de carroçaria
  • Interpretar desenhos e documentos técnicos
  • Fazer medições de material
  • Marcar referências no material
  • Aquecer a chapa
  • Cortar e bater a chapa sobre estacas, cepos, vincadeiras ou planos
  • Ajustar as chapas com grampos de aperto rápido
  • Fixar as chapas com rebites, parafusos, ou por meio de soldadura (elétrica ou oxiacetilénica)
  • Regularizar as superfícies das peças
  • Reparar plásticos e vidros

É fundamental seguir todas as normas de higiene, saúde e segurança no trabalho, até porque este é um trabalho que poderá causar alguns danos à nossa saúde, caso não sigamos todos os protocolos. 

Ainda não estás convencido se esta é a profissão ideal? Então conhece a carreira de Técnico de Mecatrónica Automóvel

Saídas no Mercado de Trabalho

O bate-chapa de veículos automóveis trabalha, maioritariamente em mecânicos (indústria de reparação automóvel). As oportunidades de trabalho são muitas, até porque a quantidade de automóveis é cada vez maior. Por isso, não falta serviço para quem quer atuar na área.

Além de poderes trabalhar para empresas de reparação automóvel, podes também seguir uma carreira como profissional autónomo. Mas, neste último caso, tens mais obrigações, não só quanto à qualidade do trabalho, como também no que diz respeito aos pagamentos de impostos.

Se quiseres seguir uma carreira como profissional independente, aconselhamos-te a procurar um contabilista antes de qualquer coisa, até para saberes o melhor regime para o teu caso em particular.

Como entrar na carreira de Bate-chapa de Veículos Automóveis?

Para seguires a profissão de bate-chapa de veículos automóveis, não precisas ter uma formação na área, embora esta seja uma vantagem para te manteres competitivo no mercado de trabalho.

A maioria das empresas exige apenas a escolaridade mínima obrigatória, mas, se quiseres entrar nesta carreira com o pé direito, existem formações específicas para reparação de carroçarias automóveis.

Com uma formação deste tipo, além de veres as tuas competências certificadas, passas a ter reconhecimento oficial na profissão e, consequentemente, tens maior credibilidade e és mais valorizado.

Onde estudar para Bate-chapa de Veículos Automóveis (Funileiro)?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de seguir a carreira de bate-chapa de veículos automóveis? Então não deixes de investir na tua formação, pois pode fazer toda a diferença. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que tenhas muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top