Cabaretier

cabaretier

O cabaretier, ou cabareteiro, é o profissional que anuncia o espetáculo num circo, ou num cabaré, tal como o próprio nome sugere. É um apresentador de espetáculo circense, ou de cabaré, e, por isso, tem de ter o dom da palavra e muito carisma.

Outros nomes para esta profissão: Cabareteiro

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Pode não ser um artista, mas é tão importante como qualquer um para o espetáculo. Ele é o responsável por apresentar cada um dos artistas a entrar em cena e também ajuda na organização das apresentações. 

Se gostavas de estar à frente de um grande espetáculo, se tens carisma e gostas de falar em público, então esta pode ser a profissão que tanto procuravas. 

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um cabaretier, quais as funções que tem no dia a dia, como está o mercado de trabalho para esta profissão e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Cabaretier?

O cabaretier anuncia o espetáculo num cabaré (cabaret) ou circo. Também designa o proprietário do cabaré. Ao contrário do que se possa pensar, um cabaré é um local de espetáculo com apresentações de dança, teatro, recitais, música, humor, artes circenses, assim como outras artes.

Este profissional faz a chamada para os artistas entrarem e faz uma pequena introdução ao público. Por isso, tem de ser alguém que esteja à vontade para falar em público e que tenha carisma para pisar num palco.

Como é a primeira pessoa que o público vai ver, é importante ser uma pessoa bem apresentada e com boa postura. Tem também de deixar as pessoas entusiasmadas e com vontade de assistir a todas as apresentações. 

Quais as suas funções

O cabaretier tem como função apresentar os espetáculos que se vão fazer no cabaré ou no circo. É um apresentador, mas só de espetáculos artísticos. É isso que o diferencia de outro tipo de apresentador. 

Para anunciar as diferentes apresentações, este profissional tem de saber qual a ordem de entradas dos artistas, assim como precisa estar informado sempre que cada um deles está preparado para entrar. 

Saídas no Mercado de Trabalho

O cabaretier, ou cabareteiro, pode trabalhar em cabarés ou em circos. As ofertas de trabalho não são muitas, é verdade, e existem ainda algumas pessoas à procura de vagas para este cargo. 

Para sermos sinceros, o setor da cultura carece muito de apoios por parte do Estado. Como a cultura não se paga por si só, pois as pessoas não estão dispostas a pagar mais para assistir a espetáculos, empresas da área da cultura conseguem fazer as suas produções a muito custo. 

É por isso que não existem muitos espaços artísticos e culturais. Consequentemente, as ofertas de trabalho não são muitas. 

No entanto, se gostavas mesmo de seguir esta carreira, não deixes de procurar uma oportunidade. 

Como entrar na carreira de Cabaretier?

Para seguires a carreira de cabaretier não precisas ter nenhuma formação. Obviamente que se tiveres um curso de apresentador ou comunicação pode dar-te algumas vantagens na hora de conseguires uma vaga de trabalho. 

O mais importante para conseguires fazer sucesso nesta profissão é, sem dúvida, saberes falar bem em público. Por isso, experiência com o público é importante. Apresentações na escola, teatro, ou até apresentações informais de espetáculos podem ser um excelente começo. 

Esta experiência faz com que te sintas mais à vontade para subir ao palco e falar para um público maior. 

Como a formação pode fazer a diferença na hora de conseguires uma vaga de trabalho, vamos deixar-te aqui algumas opções de cursos. 

Onde estudar para Cabaretier?

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a profissão de cabaretier? As luzes do palco atraem-te e adoravas apresentar os artistas ao grande público? Então não desistas e faz de tudo para conseguires conquistar esse lugar. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso no teu percurso profissional. 

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top