Zoólogo

Zoólogo

Zoólogo, ou zoologista, é o cientista que dedica a sua vida ao estudo dos animais, ou no seu todo, ou apenas partes. Eles podem trabalhar dentro de um laboratório, ou então podem atuar no campo, a lidar com os animais no seu habitat natural.

Outros nomes para esta profissão: Zoologista

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Física, Geologia, Matemática, Química
  • Idiomas: Inglês, Português

Os profissionais formados em zoologia estudam a origem das espécies e o seu desenvolvimento. Dedicam-se, também, ao estudo dos seus hábitos e comportamentos, assim como as interações entre eles. Podem, ainda, especializar-se no estudo do desenvolvimento de doenças animais.

Esta área oferece imensas oportunidades de trabalho e carreira, especialmente em pesquisa, até porque o mundo animal ainda tem muito para se descobrir. 

Além de ser uma oportunidade de conhecer melhor os animais, ao seguir esta carreira, pode fazer a diferença no planeta e no meio ambiente, pois o seu trabalho influencia na conservação das espécies. 

Quer saber mais sobre esta profissão? Então continue a ler este artigo e saiba o que faz um zoólogo, quais as funções que desempenha, as saídas no mercado de trabalho, e o que precisa fazer para entrar na carreira de zoologia. Confira! 

O que faz um Zoólogo?

O zoólogo dedica-se ao estudo dos animais, por isso é importante que este profissional goste de todo o tipo de animais e que tenha habilidades que ajudem na pesquisa científica. 

Assim como outras profissões, os zoólogos usam uma série de métodos científicos e equipamentos, por isso é fundamental que tenha uma boa habilidade para usar tecnologia. 

Sabendo que poderá trabalhar no campo, ao ar livre, no habitat natural dos animais, é fundamental que o profissional de zoologia consiga atuar sob condições climáticas diversas, com temperaturas extremas e fenómenos climáticos rigorosos, por exemplo. 

Além disso, é muito importante ter uma boa preparação física, pois pode fazer várias atividades exigentes. 

A maioria das pesquisas elaboradas por estes profissionais é voltada para a evolução das espécies. Neste caso, o zoólogo descreve a origem do animal, as funções dos órgãos e das estruturas. 

Para isso, é fundamental que eles estudem os animais, tanto a sua anatomia externa, como a anatomia interna. 

Além das características físicas, estes profissionais estudam os seus comportamentos, as dietas, a interação entre eles e o impacto que o Homem tem sobre eles. 

Podem estudar os animais em cativeiro, ou no seu habitat natural, investigando o seu comportamento, as interações entre eles e com outras espécies, a reprodução, doenças, pragas, ou mudanças de habitat.

Com este tipo de informação, é possível trabalhar espécies invasoras e ameaças aos animais e controlar determinadas doenças. Pode também fazer uma gestão mais eficaz de programas de caça e, de acordo com as informações dadas pelos zoólogos, conseguimos criar planos de conservação.

O trabalho de pesquisa inclui, também, a escrita de artigos e relatórios para revistas científicas. 

Quais as suas funções

O zoólogo pode exercer diversas funções de acordo com a sua área de atuação. Geralmente, os zoólogos dedicam-se a estudar um único grupo de animais durante toda a sua carreira, mas é possível trabalhar no estudo de vários grupos. 

De entre as diferentes tarefas do profissional formado em zoologia, destacam-se:

  • Conceber e desenvolver projetos de pesquisa
  • Realizar a análise de dados recolhidos in loco ou em cativeiro
  • Escrever relatórios e artigos para revistas científicas
  • Promover a conservação de espécies
  • Educar as pessoas para a preservação e conservação das espécies animais
  • Assegurar o bem-estar dos animais
  • Desenvolver e participar em programas de criação de animais em cativeiro
  • Estudar o comportamento dos animais (etologia)
  • Estudar a anatomia dos animais
  • Classificar os animais
  • Estudar a evolução dos animais (biologia evolutiva)
  • Estudar animais que já estão extintos (paleozoologia)

É comum que estas tarefas sejam desempenhadas em conjunto com outros profissionais, como veterinários, ecólogos ou biólogos.

Além de poder especializar-se em grupos de animais, como répteis, mamíferos, aves, poderá estudar um tipo particular, como mamíferos marinhos, por exemplo.

Saídas no Mercado de Trabalho

Existem várias oportunidades de emprego para o zoólogo, especialmente em zoológicos, parques marinhos, oceanários (aquários), e instituições de ensino e pesquisa. No entanto, também é possível trabalhar em museus, instituições para a conservação ambiental, e também em empresas de consultoria.

Como entrar na carreira de Zoólogo

Em Portugal, para se tornar um zoólogo precisa de concluir a licenciatura em biologia e seguir para a especialização em zoologia. É possível, também, prosseguir a sua carreira académica estudando grupos específicos de animais, como já tivemos oportunidade de referir anteriormente. Lembramos que, quanto maior o nível de instrução, melhores serão os cargos ocupados e, consequentemente, melhores serão os salários.

No Brasil, deve, também, concluir o curso universitário em Biologia, seguindo a especialização de Zoologia, que é a área da biologia que se dedica ao estudo dos animais. É importante seguir uma pós-graduação em zoologia para poder atuar plenamente na área. Embora os biólogos também possam desempenhar determinadas funções, é fundamental essa especialização para lhe abrir o máximo de portas possíveis.

Onde estudar Zoologia

Portugal:

Brasil:

Gosta de animais? Tem preocupação com eles? A zoologia é, sem dúvida, uma das áreas que mais tem impacto no mundo animal, especialmente quando falamos na preservação e conservação da espécie, mas também na garantia do bem-estar de todos os animais. 

Se quer ser zoólogo, então não desista dos seus sonhos e invista na sua formação. Vale a pena cada segundo e todo o seu esforço será recompensado!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima