Caçador de Bolas de Golfe

Caçador de Bolas de Golfe

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Baixa

Disciplinas do secundario:

Educação Física

Idiomas:

Inglês, Português

O Caçador de Bolas de Golfe é o profissional que recupera as bolas perdidas durante as tacadas dos golfistas. Se pensas que é um trabalho básico, pensa melhor, pois, na verdade, é uma verdadeira aventura, uma vez que pode exigir mergulhar em lagos infestados de crocodilos. Mas anda daí saber mais sobre esta profissão inusitada…

Ao longo do ano, há milhões de bolas de golfe que se perdem nos campos da modalidade por todo o mundo. Mas achas que essas bolas caem simplesmente no esquecimento? Não, na verdade, há quem se dedique a resgatá-las.

A Caçadora ou Caçador de Bolas de Golfe dedica-se a recolher essas bolas perdidas. Só nos EUA estima-se que mais de 300 milhões de bolas se percam todos os anos! Um número significativo que levou ao despertar desta profissão de recuperador de bolas de golfe.

Trata-se de uma atividade que não está isenta de riscos, pois pode ser necessário mergulhar em lagos infestados de crocodilos ou cobras. Mas, para algumas pessoas, esse é precisamente o atrativo da profissão.

Há quem trabalhe como Caçador de Bolas de Golfe em part-time enquanto exerce profissões mais sérias, como, por exemplo, banqueiro. Mas também pode ser uma boa ideia para acumular com outras atividades do setor do Golfe como o trabalho de Greenkeeper.

Fica connosco para saberes mais sobre esta profissão tão imprevisível..

Quanto ganha um Caçador de Bolas de Golfe

Sei que estás a pensar nestes coletores de bolas de golfe como uma espécie de apanha-bolas do futebol. Mas a comparação não tem nada a ver. Estamos em campos opostos, uma vez que no futebol, são geralmente miúdos voluntários a fazer esse trabalho.

Na realidade do golfe, a recuperação das bolas perdidas é como uma autêntica caça ao tesouro escondido. E não é à toa que se fala do negócio como o “ouro branco”.

Alguns profissionais percorrem o mundo em busca de bolas perdidas, pois cada uma delas pode ser vendida por cerca de 50 pence (pouco mais de 40 cêntimos ou de 2,80 reais).

Se contarmos que, nalguns lagos, há mais de 5 mil bolas perdidas, estamos a falar de um lucro de mais de 2 mil euros ou de mais de 14 mil reais.

Contudo, algumas bolas especiais podem render o dobro, como, por exemplo, as Titleist Pro V1. Assim, há quem consiga lucros anuais que podem ser superiores a 100 mil euros ou a 780 mil reais.

Todavia, nalguns locais, os Gestores dos Campos de Golfe podem exigir o pagamento de uma taxa por cada bola encontrada. Mesmo assim, os valores são interessantes.

O que faz um Mergulhador de Bolas de Golfe

Um recuperador ou Mergulhador de Bolas de Golfe, como também é chamado, dedica-se a mergulhar nos cursos de água nos Campos de Golfe em busca dos esféricos perdidos.

Estas bolas perdidas deixam de ter utilidade para a modalidade, não podendo voltar a ser usadas. Mas podem ser recicladas ou processadas para dar origem a outros produtos. Trata-se, portanto, de uma indústria paralela ao jogo.

Há coletores de Bolas de Golfe que trabalham para empresas que se dedicam a esta atividade e que acordam com os Campos de Golfe todo o processo. Neste caso, os profissionais são assalariados e só tem de preocupar-se em encontrar as bolinhas mágicas!

Mas também há mergulhadores freelancers que trabalham por conta própria, portanto. Além do trabalho de recuperação das bolas em si, estes profissionais precisam ainda de acertar os detalhes burocráticos com os responsáveis dos campos.

É importante notar que, apesar de parecer fascinante e divertido, trata-se de um trabalho exigente e que pode ser cansativo, pois exige longas horas de dedicação.

Todavia, há alguns profissionais do setor que trabalham em part-time, durante o Verão, aproveitando assim para viajar durante as férias da sua atividade principal.

Numa área tão competitiva e que pode dar um lucro interessante, também há caçadores furtivos que procuram infiltrar-se em campos de golfe onde outros profissionais ou empresas já firmaram contratos.

Assim, entram nos locais ao cair da noite, tentando evitar problemas. Mas esta é uma prática proibida e que pode acarretar até penas de prisão e/ou multas, bem como complicações graves, nomeadamente por falta de segurança.

Quais as suas funções

Um Caçador de Bolas de Golfe não se limita a farejar as bolas, procurando-as como se fosse um jogo de sorte e azar. O trabalho é coordenado e segue métodos precisos, pois só assim é possível ter bons resultados.

Nesse sentido, os profissionais usam mapas de campos de golfe. Trata-se de uma forma de identificar eventuais perigos dos lagos e cursos de água, mas também serve para definir um plano rigoroso de modo a conseguir cobrir o máximo de área num único dia de trabalho.

Ser coletor de bolas de golfe tem os seus perigos

A atividade pode ser muito desafiante e até perigosa em locais onde haja jacarés, crocodilos e serpentes. É isso que acontece em alguns lagos da Flórida, nos EUA, e de outros locais do planeta. Mesmo assim, os Caçadores de Bolas de Golfe precisam de se aventurar, para chegarem ao desejado “tesouro”.

Além dos animais perigosos. um Mergulhador de Bolas de Golfe pode ainda encontrar outros desafios complicados no caminho.

Nalguns lagos, as águas são muito turvas e podem estar pejadas de logo, o que dificulta a visibilidade. Isto complica a descoberta das bolas, mas também implica riscos de segurança.

Assim, é fundamental que o Caçador de Bolas de Golfe tenha uma boa experiência de mergulho, nomeadamente com bons conhecimentos de segurança. Mas também precisa de ter uma certificação adequada como Mergulhador, bem como equipamentos adequados.

Portanto, o trabalho exige várias horas em trabalho de campo, por exemplo mergulhados na água. Mas também requer prontidão para viajar, pois a qualquer momento pode surgir uma missão num novo campo de golfe algures.

Saídas no Mercado de Trabalho

O golfe continua a ser uma área económica em ampla expansão. Portanto, há vários patamares ainda por explorar. Nesse sentido, continuam a surgir boas oportunidades de emprego.

E embora o setor dos Caçadores de Bolas de Golfe não seja aquele onde há mais chances de trabalho, é uma área em expansão. Até porque o trabalho tem uma componente de reciclagem e de limpeza da natureza que é, cada vez mais, importante.

Há algumas empresas especializadas na recuperação de bolas de golfe, mas tendem a estar concentradas em zonas com grande densidade de campos de golfe.

Portanto, quem quiser enveredar por esta profissão, terá de estar pronto para viajar e, quem sabe, mudar de ares.

Como entrar na carreira de Caçador de Bolas de Golfe

Não há um percurso claro, nem uma formação específica e obrigatória para quem quer ser Caçador de Bolas de Golfe. Até porque a profissão ainda não está devidamente regulamentada.

Contudo, há vários critérios que são essenciais. O primeiro deles é saber mergulhar. É fundamental dominar os princípios básicos do mergulho, pois é necessário zelar pela segurança acima de tudo.

Além disso, é fundamental ter gosto e apetência pelo risco. Mas, ao mesmo tempo, é preciso ter os pés bem assentes na terra, bem como uma perspetiva analítica e muita organização.

Portanto, não basta a coragem e a vontade. Mas também é preciso ter competências e aptidões especiais.

Para quem tem os requisitos certos, pode ser uma boa ideia iniciar um negócio próprio. Porém, é fundamental começar por fazer uma análise do mercado, da concorrência, para concluir se há possibilidades de ter um bom negócio.

Onde estudar para Caçador de Bolas de Golfe

Não existem propriamente cursos ou escolas para Caçadores de Bolas de Golfe! Mas ter conhecimentos da modalidade é uma boa mais-valia, pois pode ajudar a abrir portas a oportunidades.

Contudo, para lá dessas skills e das competências pessoais, a formação em mergulho é obrigatória. Assim, fica com algumas sugestões de cursos que te podem ajudar a trilhares o teu caminho como Recuperador de Bolas de Golfe…  

Portugal:

Brasil:

Agora que já sabes o que é e o que faz um Caçador de Bolas de Golfe, estás ciente de que é uma profissão para verdadeiros aventureiros! Achas que esta caça ao “tesouro” é para ti? Prepara-te bem e avança com confiança. Ficamos a torcer pelo teu sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top