Cabeleireiro de Espetáculos

cabeleireiro de espetáculos

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Materiais e Tecnologias Química

Idiomas:

Inglês, Português

O cabeleireiro de espetáculos, ou cabeleireiro de cena (no teatro, cinema e afins) é o profissional que faz os penteados nos artistas, de acordo com as orientações dadas pela equipa de criação. Apesar de serem confundidos com cabeleireiros comuns, a verdade é que têm de saber técnicas específicas, assim como produtos adequados. 

A profissão de cabeleireiro de espetáculos é muito aliciante, até porque o mundo do espetáculo é mágico e estar “por trás dos panos” é um privilégio de poucos. O convívio nos bastidores é fantástico e o ambiente é inigualável. 

Os cabeleireiros de espetáculos são essenciais para o sucesso de qualquer produção audiovisual. A imagem dos artistas é um dos aspetos mais importantes e os cabeleireiros dão uma ajuda e tanto nesse sentido. 

Se és, ou gostavas de ser, cabeleireiro, mas adoravas trabalhar no mundo do espetáculo, então este artigo é para ti! 

Vamos mostrar-te o que faz um cabeleireiro de espetáculos, quais as suas funções no dia a dia de trabalho, as possíveis saídas no mercado de trabalho, assim como aquilo que precisas fazer para entrar nesta carreira com toda a força. 

Vens connosco?

O que faz um Cabeleireiro de Espetáculos?

O cabeleireiro de espetáculos, também chamado de cabeleireiro de cena, faz os penteados dos artistas, assim como colocações de barbas, bigodes, entre outros apliques no cabelo e rosto. Esta é uma das profissões do espetáculo essenciais para o sucesso de qualquer apresentação / produção.

Este profissional trabalha muitas vezes com o caracterizador, transformando o visual dos atores e artistas de acordo com as orientações dadas pela equipa de direção de arte. 

Portanto, não falamos tanto de cortes de cabelo. Falamos mais de penteados, por exemplo. O foco é a mudança de visual.

Quais as suas funções

A função do cabeleireiro de espetáculos é ajudar na transformação dos artistas, principalmente no que diz respeito ao cabelo, assim como ao aplique de barbas, bigodes, perucas, entre outros elementos. 

Ao contrário de um cabeleireiro comum, principalmente no trabalho em teatro e cinema, o objetivo não é favorecer a imagem da pessoa. O intuito é sempre fazer com que a sua imagem seja recriada, modificada, de acordo com as orientações da equipa de direção de arte.

É comum trabalhar em equipa com outros profissionais do espetáculo, como, por exemplo:

Todos juntos, conseguem fazer com que o artista tenha a imagem correta para o espetáculo ou para a produção audiovisual. 

O dia a dia de um cabeleireiro de espetáculos é muito corrido, porque existem prazos muito apertados. Afinal, tudo tem de estar pronto à hora certa. 

Neste tipo de trabalho, não é comum fazerem-se cortes de cabelo. Falamos mais de fazer penteados, colorações, aplicar perucas, extensões, entre outros trabalhos de modificação do visual. 

Saídas no Mercado de Trabalho

O cabeleireiro de espetáculos trabalha em diferentes áreas artísticas, como a música, dança, teatro, cinema, televisão, e até no circo. Portanto, as oportunidades de trabalho são muitas. 

É claro que existe a questão de ser uma área cujos orçamentos são baixos, na maioria das vezes. As artes e a cultura são ainda setores que carecem de muitos apoios e isso reflete-se na contratação de profissionais. 

No entanto, como as possibilidades de trabalho são muitas, não vai ser difícil conseguires trabalho, principalmente se tiveres uma formação em espetáculo.

Portanto, não tenhas medo de arriscar. Com toda a certeza vai valer a pena todo o esforço.

Como entrar na carreira de Cabeleireiro de Espetáculos?

Se queres seguir a carreira de cabeleireiro de espetáculos, antes de mais nada tens de tirar um curso profissional para cabeleireiro. Depois, o ideal é fazeres uma formação para trabalhar em espetáculos e produções audiovisuais. 

Procura por uma escola e/ou uma formação certificada, que te garanta os conhecimentos mais atuais. 

A vantagem destas escolas certificadas é que, na maior parte delas, oferecem-te a possibilidade de estágio num salão de beleza. Assim, antes mesmo de seres formado, já estás a trabalhar. 

Para poderes frequentar estes cursos precisas ter, pelo menos, o 9º ano completo e teres já 18 anos de idade.

No Brasil, o ideal é ter o ensino fundamental completo, mas não existe um limite mínimo de idade para ingressar no curso. Só em algumas instituições (poucas) exigem que tenha 18 anos.

Existem muitas formações e workshops que vão surgindo ao longo do ano. Mantém-te atento porque pode ser interessante fazeres alguns. Como o teu objetivo é trabalhar na área do espetáculo, procura formações que se adequem a essa tarefa.

Onde estudar para Cabeleireiro de Espetáculos?

Portugal:

Brasil:

O trabalho no mundo do espetáculo é muito aliciante. Não há quem não fique apaixonado pelo ambiente que se vive nos bastidores. Existe muito stress, muita correria, mas o resultado vale todo o esforço. É este ambiente de trabalho que faz com que tantas pessoas sonhem em trabalhar na área.

Se gostavas de ser cabeleireiro, mas querias trabalhar no meio artístico, então não deixes de considerar a profissão de cabeleireiro de espetáculos. Vais sentir-te realizado e, com toda a certeza, vais fazer um grande sucesso. Nós, do Guia das Profissões, esperamos que consigas realizar todos os teus sonhos!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top