Montador de Andaimes

montador de andaimes

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O montador de andaimes, também conhecido apenas como técnico de execução, é o profissional que é responsável por montar os andaimes na construção civil, naval e indústria.

Esta é uma profissão que implica andares sempre no alto e, por isso, não é uma carreira para quem tem vertigens ou medo de alturas. Se, pelo contrário, não tens problemas com a altura, esta pode ser uma carreira bastante interessante.

Se gostas de te manter ativo no trabalho, gostas de trabalhar em equipa e se detestas rotina, então estás no sítio certo. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguires esta carreira.

Vais descobrir o que faz um montador de andaimes, quais são as diferentes funções que desempenha no dia a dia de trabalho, as diferentes saídas no mercado de trabalho, assim como o que tens de fazer para seguir esta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Montador de Andaimes?

O montador de andaimes, assim como o nome indica, é a pessoa que trabalha na montagem e desmontagem de andaimes, tanto no setor da construção civil, como na indústria e construção naval.

Geralmente, os montadores de andaimes trabalham com a supervisão de um chefe de equipa e contam com o apoio de ajudantes. O tamanho da equipa vai depender, sobretudo, das necessidades da obra. Por exemplo, uma obra de uma casa não precisa de uma equipa tão grande quando a construção de um navio.

Este é um trabalho que envolve um alto risco, pois trabalhamos em grandes alturas e uma queda pode colocar em risco a nossa saúde e a nossa vida. Como tal, é importante que uses todos os equipamentos de proteção individual, como, por exemplo, capacete, cinto de segurança, botas e luvas.

Apesar de ser um trabalho considerado, por algumas pessoas, menor, é de extrema responsabilidade. Do seu trabalho depende a vida de todos os trabalhadores da obra, não só aqueles que vão trabalhar em cima dos andaimes, como de todos os que estão em baixo.

Qualquer estrutura mal montada por causar um acidente sério e, por isso, devemos trabalhar sempre com muito cuidado, atenção e esmero.

Neste vídeo podes ver um pouco mais sobre o dia a dia deste profissional na construção civil.

Quais as suas funções

O montador de andaimes tem como função principal montar as estruturas dos andaimes, desde a base até ao topo. Esta é uma profissão que envolve várias categorias e as funções variam de acordo com a categoria em que te encontras.

Por isso, vamos ver aqui o que cada um dos profissionais da equipa de montagem de andaimes faz.

Chefe de equipa

O chefe de equipa é o montador de andaimes mais experiente e capaz da equipa. Além de ter muita experiência no trabalho, ele deve ter ainda uma excelente capacidade de liderança e deve ter conhecimento de gestão de equipas.

Ele lidera a equipa de forma autónoma na montagem, desmontagem, assim como em modificações que sejam necessárias nos andaimes.

É ele que lança a estrutura do andaime, desde a base até ao topo. Normalmente é este profissional que fica no ponto mais alto, podendo estar acompanhado de um montador de andaimes de primeira.

Para além destas funções de grande responsabilidade, o chefe de equipa também está presente no planeamento da obra. Ele também assegura a segurança de todos os trabalhadores da equipa.

É responsável por escolher os elementos de montagem, material e equipamentos. No fim da montagem dos andaimes, ele avalia a solidez da estrutura e, caso a segurança não esteja assegurada, ele é responsável por alertar a todos para os perigos envolventes.

O chefe de equipa também tem de fazer a separação de resíduos, seguindo as melhores práticas ambientais.

Por fim, faz cumprir todas as normas e de segurança, saúde e higiene do trabalho.

Montador de Andaimes de 1ª e 2ª categoria

Os montadores de andaimes, tanto de 1ª, como de 2ª categoria, devem ter formação para executarem a montagem e desmontagem das estruturas, assim como experiência que possibilite assistir o chefe de equipa.

Normalmente, estes profissionais trabalham em pisos inferiores ao do chefe de equipa e, no caso dos montadores mais experientes, podem estar no mesmo piso do chefe de equipa.

De entre as suas funções, podemos destacar, aqui, por exemplo:

  • Escolher os elementos para a montagem
  • Controlar o equipamento
  • Certificar-se que a zona de assentamento está sólida
  • Colocar as bases niveladoras para os casos em que seja necessário compensar desníveis ou alterar a altura da superfície
  • Certificar-se que os encaixes, assim como todos os elementos de aperto, se encontram imobilizados, para assegurar que os andaimes suportam a capacidade de carga máxima
  • Alertar o chefe de equipa para situações de segurança
  • Colocar revestimentos de proteção, fixá-los e retirá-los
  • Realizar a manutenção de todos os elementos dos andaimes

Como este é um trabalho de risco, então é essencial cumprir todas as normas e regras de segurança, saúde e higiene no trabalho, incluindo o uso dos equipamentos de proteção individual.

Ajudante / Auxiliar

O ajudante do montador de andaimes é um profissional que ajuda os outros profissionais na montagem e desmontagem dos andaimes. Quando segues esta carreira, começas como ajudante. A experiência profissional não é tão valorizada quanto nos outros cargos, pois irás aprender com os outros sobre o dia a dia de trabalho.

Normalmente faz serviços de arrumação e limpeza, assim como cargas e descargas de materiais. Também fazem a separação de resíduos para cumprir com as boas práticas ambientais.

Também os ajudantes devem usar os equipamentos de proteção individual, cumprindo com as normas e regras de segurança, saúde e higiene no trabalho.

Ainda tens dúvidas sobre a profissão certa para ti? Então experimenta os nossos testes vocacionais!

Saídas no Mercado de Trabalho

O montador de andaimes pode trabalhar na construção civil, na construção naval, assim como em algumas indústrias que necessitem de montagem de andaimes.

O mercado de trabalho é favorável para aqueles que querem seguir esta carreira, até porque existem poucos profissionais qualificados na área e são poucos os jovens que querem seguir a profissão.

Embora os ordenados não sejam muito altos, as empresas costumam dar ajudas de custos para deslocações e prémios de prevenção.

Para saberes um pouco mais sobre o trabalho do montador de andaimes na área da construção naval, podes assistir ao vídeo abaixo.

Como entrar na carreira de Montador de Andaimes?

Para seguires a profissão de montador de andaimes, é essencial teres uma formação em montagem de andaimes. Esta formação vai permitir-te que faças o teu trabalho de forma adequada, seguindo as melhores técnicas e com as normas exigidas para reduzir os riscos.

Sendo assim, deves procurar uma formação certificada. Geralmente, os fabricantes e fornecedores de equipamento de andaimes dão este tipo de formação, não só aos montadores, como aos engenheiros.

A formação em trabalhados de altura também é muito importante. Aprendes a reduzir os riscos do trabalho em altura e a usar todos os equipamentos de proteção de forma correta.

Se quiseres trabalhar em indústrias pesadas, como as petroquímicas ou refinarias, deves ter um passaporte de segurança, combate a incêndios e diretiva Atex.

Onde estudar para Montador de Andaimes?

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser montador de andaimes? Então tira um dos cursos que te mostramos, pois vai valer a pena o esforço. Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top