Agente Artístico

Agente Artístico

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Economia História da Cultura e das Artes Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O agente artístico, ou então empresário artístico, também chamado de booking agente, é a pessoa que aconselha e promove o trabalho dos artistas de várias áreas (teatro, música, cinema, pintura, entre outros). Ele trabalha para valorizar a carreira dos artistas.

Os empresários de artistas ajudam os vários profissionais a gerir e valorizar as próprias carreiras. Tratando-se de uma área artística, muitas vezes é preciso a ajuda de alguém que conheça realmente o mercado e como se movimentar dentro dele.

Os artistas, sejam eles de que área forem, têm de se concentrar em evoluir e trabalhar no seu talento. Isso não inclui, como é óbvio, partes burocráticas ou de gestão. É para isso que os agentes artísticos estão lá.

Não é que os próprios artistas não possam fazer também esse trabalho, mas ao terem um agente artístico podem dedicar-se à sua profissão a tempo inteiro, sem terem de se preocupar com outros aspetos.

Se és bom comunicador, se gostas de trabalhar no meio artístico, és organizado e com responsabilidade, então esta pode ser a profissão que tanto procuras.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que faz um empresário artístico, quais as suas funções, quais as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz um Agente Artístico?

O agente artístico faz a gestão da carreira dos diferentes artistas com quem trabalha. Eles ajudam os profissionais a lidar com os negócios, libertando-os para se dedicarem inteiramente à sua arte. Ajudam na procura de novos projetos, selecionar novas oportunidades, entre outras questões práticas.

Os agentes, ou empresários artísticos, são, com toda a certeza, os grandes responsáveis por dar visibilidade a um artista. Eles procuram novos projetos para atores, promovem os espetáculos dos músicos, conseguem entrevistas, procuram novos agentes, entre tantas outras tarefas que são essenciais para promover a carreira de qualquer artista.

É importante que os agentes tenham afinidade com o mundo do espetáculo e do entretenimento, assim como precisam conhecer bem o mercado para poderem trabalhar as carreiras dos diferentes artistas.

Como o mundo artístico tem muitas variantes, então é normal que os agentes se especializem. Ou seja, o agente escolhe uma área artística com a qual se sente mais à vontade para trabalhar, podendo ser o teatro, o cinema, a música, a pintura, artes visuais, dança, entre outras artes.

É comum que os empresários artísticos tenham sido já eles próprios artistas. Por exemplo, o agente artístico musical precisa conhecer bem o mercado da música e saber o dia a dia e como funciona na prática. Por isso, é normal que estes agentes já tenham experiência como músicos também.

No entanto, esta não é uma obrigatoriedade. Uma pessoa não precisa ter trabalhado como artista para se tornar um empresário no mundo artístico.

Vamos ver agora quais são as funções que este profissional tem no seu dia a dia.

Quais as suas funções

O agente artístico é a pessoa responsável por fazer a gestão das carreiras dos artistas com quem trabalham. Além de venderem as apresentações artísticas, eles tratam de toda a negociação dos trabalhos, organizam detalhes, fazem pagamentos, contratos, trabalham na divulgação, assim como na logística.

Podemos dizer que o booking agente, como também é conhecido, é o cérebro de toda a operação no mundo artístico. É ele que trata de todos os detalhes de gestão das carreiras dos diferentes artistas. De entre as várias funções, podemos destacar aqui, por exemplo:

  • Vendem apresentações / espetáculos
  • Negoceiam datas, valores e detalhes do contrato
  • Fazem pagamentos
  • Desenvolvem campanhas de divulgação
  • Tratam da logística (viagens, hospedagem, entre outros)

Saídas no Mercado de Trabalho

Como agente artístico, poderás atuar como empresário (empreendedor, trabalhador autónomo), ou podes inserir-te numa agência de bookings. Quando trabalhas numa agência, ou quando és o dono da tua própria agência, tens uma equipa de suporte que te ajuda no desenvolvimento das diferentes tarefas.

Isso permite-te obter melhores resultados, pois podes dedicar-te exclusivamente, ou quase em exclusivo, ao contacto com produtores e outros profissionais que alavanquem a carreira dos artistas que tens sob tua alçada.

Se preferires trabalhar sozinho, a responsabilidade é muito maior e precisas ter uma maior capacidade de organização e gestão do tempo.

Como entrar na carreira de Agente Artístico?

Se queres entrar na carreira de agente artístico é aconselhável teres um curso nas áreas da gestão, marketing, relações públicas ou recursos humanos. Conhecimentos nestas áreas são importantes para teres bons resultados. Também tens outros cursos mais específicos para o meio artístico.

O estágio com um empresário artístico pode ser muito vantajoso. Muitos empresários procuram jovens que queiram ajudá-los no dia a dia, até porque são muitas as tarefas que têm ao longo do ano.

A verdade é que nós aprendemos muito mais na prática do que na escola, mesmo que os conhecimentos teóricos sejam essenciais para o trabalho. Por isso, ver um profissional experiente a trabalhar é a melhor forma de entrar nesta carreira com o pé direito.

Se não conseguires um estágio com um agente artístico, podes começar a trabalhar com diretores e produtores. É uma boa forma de obter o máximo de informações sobre como os agentes artísticos agem, e como podes estabelecer relações com os produtores.

As agências de booking, também conhecidas como empresas de agenciamento de artistas, podem ser uma boa oportunidade para entrares no mercado de trabalho. É normal que não entres logo como agente, porque ainda não tens experiência na área. Mas podes ir trabalhando para o empresário artístico da agência e aprender o máximo que conseguires.

Onde estudar para Agente Artístico?

Portugal:

Brasil:

Se queres ser um agente artístico, então não desistas dos teus sonhos porque nem o céu é o limite. Quando fazemos o que gostamos, com toda a certeza, vale a pena todo o esforço. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te os maiores sucessos. Temos a certeza que o futuro vai sorrir.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top