Arquitetura e Urbanismo

arquitetura e urbanismo

Arquitetura e Urbanismo é uma das áreas em forte crescimento em todo o mundo, apesar de muitos acharem que tinha estagnado. A verdade é que o crescimento das cidades, o alargamento destas, assim como o planeamento urbano, é, nos dias de hoje, essencial para garantir uma boa organização do espaço, mas também a qualidade de vida daqueles que lá vivem.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Desenho, Geometria Descritiva, História da Cultura e das Artes, Literatura, Matemática, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Os Arquitetos e Urbanistas fazem parte de um grupo de profissionais dedicados à (re)organização dos espaços, especialmente urbanos, sendo que eles são responsáveis tanto pelo aspecto arquitetónico, quer pelo aspecto do urbanismo (organização e gestão dos espaços urbanos).

É importante que estes profissionais sejam criativos e unam a parte artística com a técnica.

Se está interessado em seguir a carreira de Arquitetura e Urbanismo, então continue a ler este artigo e confira como é o dia a dia deste profissional, quais as funções que pode desempenhar, quais as saídas de mercado, e como pode ingressas nesta belíssima profissão!

O que faz um profissional de Arquitetura e Urbanismo?

O Arquiteto e Urbanista é, antes de mais nada, um arquiteto. Sendo assim, ele é responsável por desenhar, projetar e desenvolver espaços que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem e frequentam esses espaços.

Para que consigam alcançar o seu objetivo, é preciso ter em consideração vários aspectos, como históricos, culturais e ambientais, de forma a proporcionar a melhor experiência possível a todos os que frequentam aquele espaço.

Além disso, a obra tem de ser bela, mas também funcional. Sem dúvida, um dos pontos mais importante no que diz respeito à Arquitetura e Urbanismo é a praticidade. A ideia é que o espaço deve funcionar exatamente para o que foi criada.

Como nem tudo é beleza e funcionalidade, não podemos esquecer que a arquitetura, independentemente do tipo de construção, tem de ser bem construída e oferecer o máximo de segurança.

Afinal de contas, ninguém quer estar em casa e, de um momento para o outro, uma parede desabar! Por isso, o arquiteto tem de pensar, sempre, em conjugar esses aspectos técnicos com os artísticos, de forma a cumprir com todos os seus objetivos.

Não menos importante, o arquiteto deve respeitar, sempre, o ambiente que está ao redor do espaço a criar. O respeito pela natureza e pela arquitetura circundante é fundamental, especialmente nos dias de hoje.

É certo que esta não era uma preocupação há 20 ou 30 anos. No entanto, foi por isso que as cidades cresceram de forma desordenada e desigual, sem qualquer respeito pelo espaço ao redor.

Não são raras as vezes que vemos arranha-céus com uma arquitetura industrial ao lado de um espaço verde ou de floresta.

Como tal, o profissional de Arquitetura e Urbanismo deve sempre ter esse item em consideração na hora de projetar os espaços.

Quais as suas funções

O profissional de Arquitetura e Urbanismo pode exercer funções em diferentes áreas de atuação, ou na arquitetura geral, ou no urbanismo, ou na arquitetura urbana. Sendo assim, ele pode ter diferentes funções.

De uma forma geral, podemos dizer que estes profissionais projetam e desenvolvem espaços, tendo em conta a sua beleza estética, funcionalidade e segurança. Por isso, quando estiver a projetar algum espaço, é preciso pensar em diversos aspectos, como a iluminação, instalações de água e saneamento, ventilação, isolamento acústico, entre outros.

Para podermos perceber melhor, na prática, quais as funções que este profissional desempenha, vejamos por área de atuação!

  • Arquitetura de Interiores – Projeta o interior das construções (residenciais e comerciais), incluindo materiais a serem usados, localização de mobiliário, entre outros.
  • Arquitetura Industrial – Projetar uma fábrica
  • Luminotécnica – Projetar iluminações de espaços e eventos
  • Acompanhamento de obras – Acompanha todo o andamento das obras, define materiais, controla gastos e controla prazos
  • Restauração de edifícios – Restaurar edifícios antigos, desgastados, mas sem que percam as suas características originais
  • Paisagismo – Projetar espaços exteriores (praças, parques, por exemplo)
  • Urbanismo – Planear o crescimento das cidades, ou projetar uma cidade desde o início

Nos dias de hoje, com a preocupação com o meio ambiente, o profissional de Arquitetura e Urbanismo, assim como todas as outras profissões, precisam encontrar soluções para minimizar o impacto das ações humanas no ambiente, além de tentarem encontrar soluções mais sustentáveis.

Saídas no Mercado de Trabalho

A maioria dos profissionais que trabalham com Arquitetura e Urbanismo têm um escritório próprio, por isso a concorrência é bastante grande.

No entanto, também tem vagas para empresas privadas e para cargos públicos, como empresas de construção civil (construtoras). No caso dos cargos públicos, as vagas de emprego são mais na área do Urbanismo.

Como entrar na carreira de Arquitetura e Urbanismo

Para entrar na carreira de Arquitetura e Urbanismo, é preciso ter o curso superior na área. Em Portugal, tem de fazer o Mestrado Integrado (5 anos). No Brasil, o curso tem duração de, no mínimo 5 anos.

Durante o primeiro ano, o curso é bastante teórico, com disciplinas que abordam os conceitos da arquitetura. A partir do primeiro ano, o curso passa a ter uma vertente mais específica e prática. Vejamos, então, algumas das disciplinas que o curso de Arquitetura e Urbanismo oferecem:

  • História da Arte
  • Computação Gráfica
  • Desenho Técnico
  • Obras de Construção Civil
  • Instalações elétricas, esgotamento sanitário, hidráulicas, entre outras
  • Arquitetura de interiores
  • Planejamento urbano
  • Paisagismo
  • Restauro
  • Ética e Meio Ambiente

Onde estudar Arquitetura e Urbanismo

Portugal:

Brasil:

Está a pensar seguir a carreira de Arquitetura e Urbanismo? Então não deixe de investir todo o seu esforço nos seus estudos, em conhecimento, e nunca desista dos seus sonhos!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima