Designer de Palco

designer de palco

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Desenho História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O designer de palco é o profissional que trabalha para que o público tenha uma experiência visual incrível durante as atuações ao vivo. É ele que cria esculturas cinéticas, assim como palcos, para transformar a experiência do público por completo.

Embora seja uma profissão desconhecida da grande maioria, a verdade é que todos nós já nos deparamos com o produto do seu trabalho. Artistas como Beyoncé, Kanye West e U2, por exemplo, contrataram designers de palco para tornar os seus espetáculos ainda mais vibrantes.

Se adoras o mundo do espetáculo, mas se és um apaixonado por Design, então esta pode ser uma profissão perfeita para ti. És criativo e proativo? Então não percas mais tempo e descobre aqui tudo o que precisas saber sobre a carreira de designer de palco.

Vamos?

O que faz um Designer de Palco?

O designer de palco é o profissional que cria esculturas cinéticas e palcos para espetáculos ao vivo, sejam eles de música, teatro, ópera, entre outros. Ele é capaz de criar elementos que agregam valor ao espetáculo, cativando ainda mais a atenção das pessoas.

Além de esculturas cinéticas e do desenho do próprio palco, ele utiliza outros elementos, como espelhos e luzes, os quais são capazes de alterar a perceção de espaço, de acordo com o objetivo pré-definido.

Podemos dizer que o trabalho dos designers de palco se aproxima um pouco dos ilusionistas, tendo em conta que ambos alteram a perceção que o público tem do que estão a ver.

Para teres uma ideia do que é o resultado do trabalho deste profissional, deixamos-te aqui um vídeo da turné da Beyoncé “The Formation World Tour”.

Quais as suas funções

O designer de palco é responsável por criar esculturas cinéticas e palcos, os quais envolvem o público no espetáculo ao vivo. Geralmente, este profissional atua em produções grandes, até porque envolve uma estrutura muito maior (em alguns casos, megalómana, como o espetáculo que te mostramos anteriormente).

O trabalho começa por estudar o espetáculo (seja ele de teatro, música, ou outra arte). É a partir do roteiro do espetáculo que todo o trabalho é desenvolvido. O objetivo é dar uma maior ênfase ao que está a ser transmitido.

É então que desenvolve o palco e as diferentes esculturas a serem usadas. Todos os elementos criados devem ser discutidos com os artistas, produtores e diretores artísticos.

Assim que o projeto tiver aprovação, o designer de palco trabalha com o designer de iluminação, técnico de iluminação, cenógrafos, entre outros profissionais técnicos do espetáculo, para que, juntos, cheguem ao desenho final do espetáculo.

Este é um trabalho que envolve muita pressão, principalmente quando trabalhamos com prazos curtos. Além disso, como este designer costuma trabalhar em projetos gigantes, existe uma responsabilidade acrescida para que tudo corra como o planeado.

Saídas no Mercado de Trabalho

O designer de palco trabalha em espetáculos ao vivo, principalmente teatro e música. Apesar de existirem muitas apresentações, a verdade é que são poucas aquelas que usam o design de palco.

Este profissional trabalha, regra geral, com produções maiores, até porque espetáculos pequenos não tem capacidade para criar grandes estruturas, além de terem orçamentos muito reduzidos.

Sendo assim, as oportunidades de trabalho não são muitas, principalmente quando olhamos para o mercado português e brasileiro. São poucos os artistas e produções artísticas que envolvem o trabalho de um designer de palco e, por isso, não se encontram muitas ofertas de emprego.

No entanto, como também não existem muitos profissionais qualificados na área, se te destacares no meio, terás todos os grandes artistas e produtores à procura de uma vaga na tua agenda.

Como entrar na carreira de Designer de Palco?

Se queres entrar no mercado de trabalho com o pé direito e ser um excelente designer de palco, o ideal é procurares uma formação na área.

Em Portugal, assim como no Brasil, não existem formações específicas para esta profissão. Por isso, se queres ter sucesso, deves procurar um curso no estrangeiro.

Embora saibamos que é difícil termos recursos para estudarmos noutro país, se realmente queres ter sucesso nesta profissão, tens de procurar o melhor curso de todos.

Conseguir uma primeira oportunidade é o mais difícil. Sem teres uma prova do teu trabalho, fica difícil algum artista de renome te contratar para fazer o seu design de palco. Por essa razão, uma boa formação faz toda a diferença.

Além de uma excelente formação, tens ainda de trabalhar os teus contactos no meio artístico. A verdade é que o nosso trabalho só passa a ser conhecido se alguém falar no nosso nome. Por isso, se queres trabalhar a sério, tens de conhecer muitas pessoas na área.

Onde estudar para Designer de Palco?

Como esta é uma profissão de grande responsabilidade, e tendo em conta que os maiores empregadores são grandes artistas e produtores artísticos, deves procurar uma excelente formação em Design de Palco.

Aqui deixamos-te algumas das melhores instituições nas quais podes estudar. Ora vê!

Se gostavas de te tornar um designer de palco de sucesso, então pondera procurar um curso que te revele um profissional de qualidade. Tens de te destacar de todos os outros, por isso, esforça-te e dedica-te muito. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top