Camareira

camareira

A camareira (camareiro ou camarista, no caso dos homens) é a pessoa que trata da limpeza e troca as roupas de quarto nos hotéis e outras acomodações hoteleiras. Pode também trabalhar no circo, ou no teatro, e é a pessoa que fica responsável pelas roupas usadas durante o espetáculo.

Outros nomes para esta profissão: Camareiro, camarista, camareira de hotel, empregada de andares, camareira teatral

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Línguas
  • Idiomas: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Português

Independentemente do setor em que atua, este profissional tem sempre como objetivo tratar da limpeza das roupas.

Pode parecer uma profissão sem importância, mas a verdade é que este profissional é indispensável para o bom funcionamento de estabelecimentos hoteleiros, assim como na área do espetáculo.

De grande responsabilidade, esta profissão exige também que tenha uma boa capacidade de organização e que seja uma pessoa limpa. O perfecionismo, neste caso, é uma mais-valia, até porque os hóspedes são atentos a todos os detalhes.

Se ficou interessado nesta profissão, então continue a ler este artigo porque vamos mostrar-lhe tudo o que precisa saber. Vais descobrir o que faz uma camareira, quais as suas funções no dia a dia, quais as saídas no mercado de trabalho, assim como tudo o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Vamos?

O que faz uma camareira?

A camareira, ou camareiro, a trabalhar no teatro, no circo ou na televisão, também chamada de camareira teatral, fica encarregue de conservar as peças de roupa usadas no espetáculo. É ela que lava as roupas, passa-as e faz pequenos arranjos de costura.

Além disso, ajudam os atores e figurantes a vestirem as roupas nos espetáculos. As camareiras também organizam o guarda-roupa e tratam da embalagem dos figurinos quando é preciso viajar.

Conhece também a profissão Artista de Circo

O que faz uma camareira de hotel?

A camareira de hotel, também chamada de empregada de andares, trata da limpeza dos quartos e da troca das roupas das camas, assim como das casas de banho. Também está responsável por conferir os consumos feitos no minibar e repor sempre que chega um novo hóspede.

As camareiras de hotel também tratam da limpeza de todas as áreas comuns em hotéis, assim como em pousadas e outros locais de hospedagem.

A rotina tem de ser seguida à risca. Todos os dias, logo de manhã, tem de verificar os quartos que estão livres para arrumá-los e limpá-los (a este procedimento chamamos de rooming list).

Sempre que um hóspede sai, a camareira de hotel tem de limpar todo o quarto (aspirar, limpar o pó, lavar os vidros das janelas, limpar e desinfetar a casa de banho, trocar o papel higiénico por um novo, limpar espelhos e retirar o lixo).

Além disso, tem de retirar a roupa de cama para levar para a lavandaria e fazer a cama com roupa de cama limpa. O mesmo com as roupas da casa de banho, roupões e outros itens que o hotel ofereça.

Quando um hóspede deixa algum objeto no quarto, mesmo que durante a estadia, a camareira tem obrigação de zelar por ele.

Além dos quartos, existe também a rotina diária da limpeza e organização de todos os espaços comuns do hotel, pousada, resort, ou outro tipo de alojamento.

Conhece a profissão de Bagageiro

Quais as suas funções

A camareira tem como principal função tratar da limpeza e arrumação das roupas, sejam elas roupas usadas em espetáculos, ou roupas de quarto e casa de banho, no caso dos hotéis, assim como outros alojamentos.

No caso do teatro, circo ou televisão, as camareiras têm de:

  • Organizar a roupa usada por atores, figurantes, artistas, apresentadores, animadores, entre outros
  • Ajudar os artistas a vestir os figurinos
  • Tratar da limpeza das roupas
  • Fazer pequenos arranjos de costura
  • Tratar da embalagem das peças de vestuário quando tiver de viajar

Já no caso da camareira de hotel, tem de:

  • Limpar quartos
  • Limpar casas de banho
  • Trocar roupas de cama
  • Trocar roupas de casa de banho
  • Limpar áreas comuns do alojamento

Saídas no mercado de trabalho

Se gostavas de trabalhar como camareira no mundo do espetáculo, tanto em teatro, como televisão ou circo, as vagas não são muitas. Sem dúvida, a cultura é ainda um meio com poucos recursos, o que faz com que o trabalho nessa área não seja muito.

Pelo contrário, se procuras emprego de camareira de hotel, não é difícil conseguires uma colocação. O turismo está em alta e a quantidade de alojamentos multiplica-se. Por isso, as ofertas de emprego são cada vez maiores.

Qual o salário de camareira de hotel?

Em Portugal, o salário de camareira de hotel subiu um pouco nos últimos anos, também pelo aumento da procura destes profissionais. Em média, atualmente as camareiras têm um salário de 900 euros. Já no Brasil, as camareiras de hotel ganham, em média, 1700 reais.

A qualificação dos trabalhadores na área do turismo fez com que os salários subissem, principalmente nos grandes centros urbanos.

Obviamente que os salários são maiores em hotéis de 4 e 5 estrelas do que em hotéis de 3 estrelas ou pousadas, até porque o grau de exigência é maior.

Sem dúvida, a experiência também tem influência nos salários. Quanto mais experiência, maiores serão as remunerações.

Como entrar na carreira de camareira?

Apesar de existirem poucos pré-requisitos para entrar na carreira de camareira, um curso de camareira de hotel é sempre uma vantagem. Hoje em dia já existem vários cursos profissionais ligados ao turismo que formam os profissionais para essas funções e para outros cargos na área.

Para se ser bem-sucedido nesta profissão, é importante ser uma pessoa com gosto em trabalhar na limpeza, ser alguém organizado e responsável.

Como este é um trabalho de muita rotina, então é essencial não ser uma pessoa que se cansa facilmente de fazer a mesma coisa todos os dias.

Esta é uma profissão que te abre muitas portas para o futuro. É possível evoluir bastante nesta carreira. Podes começar como camareira de hotel, ou camareiro, mas podes subir de posto caso tenhas o curso de Hotelaria e Turismo (profissional e universitário).

Outro aspeto importante, no caso da camareira, é saber falar vários idiomas. Obviamente que o inglês é o idioma mais importante, até porque é considerado universal. No entanto, quanto mais idiomas souberes, melhores oportunidades vais ter.

Para as camareiras em teatros, circos e televisão, não existe nenhum curso que tenhas de ter, obrigatoriamente. No entanto, saber de costura, pelo menos o básico, é importante. Se tiveres bons conhecimentos de costura, então vais ter melhores oportunidades e vais sobressair na hora da contratação.

Onde estudar para camareira?

Como a camareira de hotel e a camareira de espetáculos têm atuações distintas, então vamos deixar aqui os cursos separados para cada uma delas. Anota estas opções porque vão ser úteis.

Para camareira teatral (circo, teatro e televisão):

Portugal:

Brasil:

Para camareira de hotel:

Portugal:

Brasil:

Se queres ser camareira, então não deixes de investir numa boa formação para o teu futuro. Vai abrir-te muitas portas para cresceres profissionalmente, com toda a certeza. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top