Filosofia

Filosofia

A Filosofia é uma ciência humana que se apoia no saber crítico sobre assuntos relacionados com a vida, assim como com as relações estabelecidas entre os indivíduos e a sociedade. Os filósofos questionam o comportamento humano, a essência das coisas e do universo, fazendo uma análise crítica sobre o assunto.

Outros nomes para esta profissão: Filósofo

  • Modalidades: Teletrabalho, Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Empregabilidade: Trabalho Solitário
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Filosofia, História, História da Cultura e das Artes, Línguas, Literatura
  • Idiomas: Inglês, Português

Aqueles que querem ser filósofos têm de gostar muito de ler e escrever, até porque o dia a dia será muito à base da leitura e da escrita.

Além disso, deve ser alguém com bom poder de argumentação e raciocínio lógico, de forma a debater os pensamentos, mas sempre com um embasamento teórico.

Se está a pensar seguir esta profissão, então continue a ler este artigo e saiba como é o dia a dia de um filósofo, quais as funções que tem no seu trabalho, quais as saídas no mercado de trabalho, e como pode iniciar esta carreira. Confira!

O que faz um Filósofo?

Os profissionais de filosofia têm um trabalho de grande exigência mental, sendo que o seu dia a dia passa muito pelo estudo e por reflexões, debates, leitura, e análises.

Além de muito estudiosos, são pensadores natos e refletem sobre vários aspectos da vida, como questões políticas, sociais, éticas, e morais, por exemplo.

Sem dúvida, a maior parte dos filósofos segue a via do ensino e, atuando nesta área, o foco é incentivar os seus alunos a pensarem sobre a realidade de uma forma crítica. É importante que seja incentivado o pensamento autónomo, crítico.

Pode também dedicar-se a fazer palestras. Os profissionais que optam por esta vertente têm uma rotina corrida, com muitas viagens, especialmente quando se tornam mais influentes e reconhecidos.

Quem segue filosofia também pode trabalhar como escritor. Sem dúvida, se formos ver os autores de livros que se encontram em bibliotecas, muitos são filósofos.

Tendo em conta que estes profissionais têm um pensamento crítico forte, então, muitas vezes, atuam na área da crítica de obras literárias, artísticas, e também nos meios de comunicação, fazendo críticas sobre momentos da atualidade.

Quais as suas funções

A principal função de um filósofo é questionar a realidade em diferentes vertentes. No entanto, ele pode desempenhar essa função em diversas áreas, o que leva, obrigatoriamente, a diferentes funções específicas.

Crítica

O profissional de filosofia que se dedica a esta área de atuação é responsável por analisar obras de outros pensadores, mas também pode fazer críticas sobre questões políticas, culturais, éticas, sociais e existenciais.

Além de críticas escritas para revistas, jornais e internet, pode também ser chamado a fazer uma crítica para a televisão, por exemplo.

Ensino

A maioria dos filósofos segue a carreira de ensino, principalmente para o ensino secundário (Portugal), e ensino médio e fundamental (Brasil). Para lecionar para este nível de ensino, basta a licenciatura. Caso queiram optar pelo ensino académico (acadêmico), é necessário uma pós-graduação (Brasil), ou Mestrado (Portugal).

Nesta área, o professor é responsável por ensinar os alunos, e estimulá-los ao pensamento crítico, autónomo.

Produção de conteúdo

O filósofo também pode dedicar-se à produção de material didática na sua área de conhecimento, como livros para serem usados pelos alunos nas aulas de Filosofia.

Cursos / Palestras

Muitos profissionais são palestras e cursos nos mais diversos temas. Esta é uma das opções dos filósofos, embora não tenha uma grande saída no mercado, pois são cargos mais reservados a pessoas que tenham já um renome na área.

Pesquisa

A pesquisa é, sem dúvida, uma das áreas mais importantes no que diz respeito ao estudo académico. Sendo assim, muitos filósofos pretendem trabalhar nesta área. Eles desenvolvem estudos sérios, ao nível académico, sobre vários assuntos.

Saídas no Mercado de Trabalho

A maioria dos profissionais formados em filosofia encontra vagas de trabalho em escolas e universidades, nas quais poderão lecionar sobre as bases desta ciência humana.

Apesar da maioria dos profissionais seguirem a carreira académica, e de ensino, é também possível trabalhar por conta própria, fazendo palestras, cursos e produzindo materiais didáticos para os alunos.

Ainda é possível trabalhar na área das pesquisas, principalmente aquelas relacionadas com a neurociência, o comportamento humano, entre outras, sendo que o profissional de filosofia faz parte de uma equipa com profissionais de outras áreas.

Organizações não-governamentais e instituições culturais são também uma fonte de emprego para os filósofos, sendo estas instituições públicas, ou privadas.

Em Portugal, o mercado de trabalho tenho vindo a saturar em muitas áreas, incluindo a da filosofia, pelo aumento de licenciados no país. A área do ensino está particularmente saturada.

No Brasil, a filosofia é uma matéria obrigatória no ensino médio, o que faz com que o mercado de trabalho seja amplo. Além disso, existe ainda uma grande carência de professores em todos os cantos do país, especialmente na educação básica.

Como entrar na carreira de Filosofia

Para entrar na carreira de filosofia deverá tirar o curso superior correspondente, o qual tem duração de 3 anos da licenciatura (Portugal) e 4 anos (Brasil).

Durante o curso, os alunos poderão estudar várias matérias, entre as quais:

  • Estética, ética, antropologia filosófica, filosofia da ciência, filosofia política, filosofia da religião, problemas metafísicos, psicologia, sociologia, meio ambiente, entre outros.

Tendo em conta que este curso tem como a maior saída para o mercado de trabalho o ensino, tem também disciplinas voltadas para o ensino, como, por exemplo:

  • Psicologia da educação, legislação educacional, probabilidades e estatística, história, filosofia e sociologia da educação, metodologia de ensino, prática de ensino, entre muitas outras.

Onde estudar Filosofia:

Portugal:

Brasil:

Está decidido a seguir a carreira de Filosofia? Então dedique-se ao estudo e siga os seus sonhos. Sem dúvida, uma profissão muito importante para a sociedade como um todo.

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima