Cantoneiro de Limpeza

Cantoneiro de Limpeza

O cantoneiro de limpeza, ou cantoneiro de recolha, ou coletor de lixo (Brasil), também conhecido vulgarmente como lixeiro, é a pessoa que faz a recolha dos resíduos sólidos, lixo, que estão nas ruas. Eles são os responsáveis por manter os espaços públicos limpos e asseados.

Outros nomes para esta profissão: Cantoneiro de Recolha, Coletor de Lixo (Brasil), Lixeiro

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física
  • Idiomas: Português

Embora seja uma profissão que muitos tomam como inferior, a verdade é que os cantoneiros de limpeza são profissionais essenciais para a saúde pública. O lixo é um dos maiores causadores de grandes doenças e epidemias. Como tal, sem os cantoneiros de limpeza, é difícil mantermo-nos saudáveis e longe destas doenças.

Os jovens normalmente fogem desta profissão, mas pode ser uma boa opção para quem quer arranjar um emprego que não exija estudos superiores e que pague mais do que o salário mínimo.

Ficaste interessado em saber mais sobre esta profissão? Então continua a ler este artigo porque vamos contar-te o que faz um cantoneiro de limpeza, quais as funções que tem no seu dia a dia, quais são as saídas no mercado de trabalho, e o que precisas saber para entrar nesta carreira.

Vem connosco!

O que faz um Cantoneiro de Limpeza?

O cantoneiro de limpeza faz a recolha dos resíduos sólidos que as pessoas colocam nos contentores para camiões destinados a esse fim. Também ajudam a descarregar o lixo nos locais apropriados.

Para garantir a higiene e saúde pública, ele também procede à lavagem e desinfeção dos contentores.

Além disso, eles limpam e desinfetam as ruas, mantendo a higiene na via pública. Usam uma vassoura e uma pá para recolher o lixo que as pessoas deitam para o chão, ou que acidentalmente caem à via pública. Neste caso, eles juntam esse lixo em carros de mão, ou então em camionetas que acompanham o trajeto do cantoneiro.

Também usam jatos de água para limpar as ruas. Existem já algumas carrinhas próprias que fazem esta limpeza, mas em alguns locais são os cantoneiros de limpeza que fazem este trabalho, com uma mangueira.

Esta é uma profissão essencial para manter a saúde pública, mas também acarreta alguns riscos aos trabalhadores. Muitas vezes estão expostos a matérias perigosas, as quais são colocadas no lixo pelas pessoas, sem terem noção dos perigos que estão a submeter os outros.

Além disso, os cantoneiros trabalham muitos meses à chuva e ao frio, e não há forma de se resguardarem. Ora, podem estar sujeitos a mais constipações e gripes do que as outras pessoas.

O trabalho é normalmente noturno. Isso quer dizer que o salário é superior, pois recebem o subsídio por trabalharem de noite. Este é um fator que muitos levam em conta na hora de aceitarem o trabalho, até porque faz toda a diferença na hora de pagar as contas no final do mês.

Quais as suas funções

A principal função do cantoneiro de limpeza é recolher os resíduos sólidos, assegurando que o lixo é recolhido diariamente, ou com regularidade suficiente que garanta a higiene na via pública.

No entanto, ele também pode ter de:

  • Varrer e recolher lixo espalhado na rua, parques e jardins
  • Lavar a via pública usando mangueiras que emitem jatos de água
  • Limpar e desinfetar contentores do lixo
  • Limpar neve da via pública, quando for preciso

Os cantoneiros de limpeza têm um percurso de recolha que tem de ser cumprido. À medida que vão recolhendo o lixo dos contentores, eles têm de deixar tudo à sua volta limpo.

Algumas pessoas ainda deixam os sacos do lixo à porta de casa, e os cantoneiros de limpeza têm de recolher todos os sacos.

Esta atitude de conformismo mostra também que esta é ainda uma profissão desvalorizada, como se fosse inferior. Sem dúvida, muitas pessoas ainda olham de lado para os cantoneiros, como se fossem pessoas menores, sem grande importância.

Este preconceito é, com toda a certeza, um dos motivos pelos quais os jovens se afastam desta profissão.

Saídas no Mercado de Trabalho

O serviço de recolha de resíduos sólidos e limpeza da via pública é essencial para garantir a higiene e a saúde pública. Por isso, existem sempre vagas de trabalho para cantoneiro de limpeza.

Atualmente existem empresas privadas que oferecem este serviço, mas também encontra vagas para os serviços públicos, os quais são comandados pelos municípios.

Normalmente são pessoas do sexo masculino, mas nada impede que as mulheres também exerçam estas funções.

Como entrar na carreira de Cantoneiro de Limpeza?

Para entrares na carreira de cantoneiro de limpeza não precisas ter nenhuma formação prévia. Se estiveres a pensar em crescer profissionalmente, os únicos cargos possíveis são os de motorista ou coordenador operacional.

No caso de quereres ser motorista, é essencial teres carta de condução de pesados. Para seres coordenador operacional, é importante ter uma formação em gestão de logística e pessoas. Além disso, tens de ter experiência na área da recolha de resíduos sólidos, pois tens de conhecer a realidade a fundo.

Onde estudar Gestão de Logística e Pessoas?

Se queres crescer dentro da carreira de cantoneiro de limpeza e seguir para um cargo de coordenador operacional, então é essencial teres um curso de gestão de logística e pessoas. Vamos ver onde podes estudar para conseguires um cargo nesta posição.

Portugal:

Brasil:

Se queres ser cantoneiro de limpeza, então não te deixes retrair por causa dos preconceitos. Esta é uma profissão essencial para o bom funcionamento da sociedade, principalmente no que diz respeito à saúde pública. Então, só podes sentir muito orgulho da profissão que estás a seguir! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima