Engenheiro de Segurança do Trabalho

engenheiro de segurança do trabalho

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

2000€ - Máximo

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Física Matemática Química

Idiomas:

Inglês, Português

O engenheiro de segurança do trabalho trabalha na área da prevenção de riscos no trabalho, tanto riscos com os trabalhadores, como com o meio ambiente e o consumidor.

Sem dúvida, esta é uma área bastante interessante, mesmo no que diz respeito a questões sociais. Embora a maior parte das pessoas associem os engenheiros a trabalhos mais voltados para ciências exatas, esta especialidade tem esta preocupação social, de garantir a segurança e bem-estar dos trabalhadores e consumidores.

Além disso, o meio ambiente está no foco de muitas das áreas profissionais. Sabendo dos problemas dos efeitos climáticos e da sustentabilidade do planeta, várias profissões, hoje, têm como objetivo minimizar o impacto das nossas atividades no meio ambiente. É também o caso dos engenheiros de segurança do trabalho.

Se esta é uma área que te interessa, então estás no sítio certo. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Engenheiro de Segurança do Trabalho?

O engenheiro de segurança do trabalho tem como objetivo minimizar ao máximo o número de acidentes e doenças ocupacionais, trabalhando na prevenção de riscos. Ele trata de todas as questões burocráticas do departamento da Segurança do Trabalho e implementa estratégias de prevenção de riscos.

O Técnico de Segurança do Trabalho é um profissional distinto, sem formação superior. Ele coloca em prática as orientações dadas pelo engenheiro.

Cabe ao engenheiro fazer um planeamento da prevenção de acidentes na empresa em que atua, mas também é ele que fiscaliza e garante que todas as normas estão a ser cumpridas.

Além de assegurar a integridade física dos trabalhadores, também trabalha na preservação da sua saúde mental.

Como dissemos no início do artigo, esta engenharia também tem uma preocupação com o meio ambiente. Por isso, este profissional trabalha para evitar vazamentos, por exemplo, ou outros problemas que possam danificar o meio ambiente.

O engenheiro de segurança do trabalho também pode dar formações, assim como fazer assessoria a empresas que precisem de uma orientação.

Ainda tens dúvidas sobre a profissão certa para ti? Então experimenta os nossos testes vocacionais.

Quais as suas funções

A principal função do engenheiro de segurança do trabalho é assegurar a integridade física e mental dos trabalhadores, mas também evitar riscos ao meio ambiente. Portanto, o dia a dia deste engenheiro envolve várias tarefas, como, por exemplo:

  • Fiscalizar equipamentos de higiene e segurança do trabalho
  • Fazer relatórios (laudos) técnicos
  • Orientar os técnicos de segurança do trabalho
  • Dar formações aos trabalhadores sobre ergonomia e prevenção de riscos
  • Ensinar trabalhadores a usar corretamente os equipamentos de proteção individual
  • Procurar soluções para problemas de segurança na empresa
  • Trabalhar com profissionais de outras áreas para implementar as normas de segurança e higiene
  • Preparar projetos de segurança, saúde e higiene do trabalho, com o intuito de melhorar as condições de trabalho e prevenir riscos
  • Ajudar na elaboração da política geral da empresa no que diz respeito à prevenção de riscos

Descobre também a profissão de Engenharia Ambiental

Saídas no Mercado de Trabalho

O engenheiro de segurança do trabalho pode trabalhar em várias áreas, como, por exemplo: construção civil, indústrias químicas e petroquímicas, indústria alimentar, siderurgias, indústria farmacêutica, indústria mineradora e metalúrgica.

Também podes encontrar trabalho em autarquias locais, como técnico de proteção civil, assim como podes integrar os quadros de comando dos bombeiros.

Outra opção é trabalhar em gabinetes de consultoria, prestando serviços de assessoria a empresas que precisem de ajuda esporádica, ou então empresas que não queiram contratar um engenheiro a tempo inteiro ou parcial.

Empresas dedicadas à formação e ensino também são uma opção para os engenheiros de segurança do trabalho. Como o engenheiro dá formações, então pode dedicar-se a essa atividade também.

Como a segurança no trabalho tem vindo a ganhar muita importância nos últimos anos, este é um dos profissionais mais requisitados. Portanto, o mercado de trabalho mostra-se um “mar” de oportunidades para quem tem esta formação.

Como entrar na carreira de Engenheiro de Segurança do Trabalho?

Em Portugal, para seguires esta profissão, deves tirar o curso de engenharia da segurança do trabalho. Este curso forma engenheiros técnicos em segurança do trabalho e, no final da formação, ficarás com o estatuto profissional de técnico superior de segurança do trabalho.

O curso oferece-te uma base sólida em diversas áreas, principalmente:

  • Matemática
  • Estatística
  • Química
  • Física

No Brasil, para seguires esta profissão, precisas ter a graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho. Procura um curso reconhecido e aprovado pelo MEC. Esta graduação tem uma duração média de 4 anos.

No final do curso, tens de fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), mas o estágio não é obrigatório na maior parte dos casos.

Podes, também, tirar uma pós-graduação em segurança do trabalho. Mas antes precisas ter um curso de engenharia ou arquitetura (em qualquer especialidade). Aconselhamos a que te certifiques que a pós-graduação te ofereça o registo pelo CREA e seja reconhecida pelo MEC.

Já estás de saída? Espera um pouco e aproveita para conhecer a profissão de Engenheiro de Petróleo e Gás

Onde estudar para Engenheiro de Segurança do Trabalho?

Portugal:

Brasil:

Se ficaste interessado em seguir esta profissão, então está na hora de colocares “mãos à obra”. Estuda bastante para conseguires uma colocação na faculdade. Aplica-te, pois vai valer a pena. Acredita, porque o esforço vai dar frutos no futuro.

É importante que lutes pelo que queres, até porque é o teu futuro que está em jogo. Se o teu desejo é ser engenheiro de segurança do trabalho, então vai à luta! Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top