Promotor de Vendas

Promotor de vendas

O promotor de vendas é um dos profissionais da equipa de trade marketing. O trade marketing faz a ligação entre o departamento de marketing e o departamento comercial.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade:
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Psicologia, Sociologia
  • Idiomas: Inglês, Português

Nos últimos anos, a procura por promotores de vendas tem crescido muito, até porque são peças essenciais para que o público conheça novos produtos. Sabes aquelas pessoas que costumam estar nos supermercados a oferecer algum tipo de produto? Pois bem! São promotores de vendas.

Estes colaboradores são importantes para captar a atenção das pessoas, mas também para estabelecer uma relação de confiança entre o público e a marca.

O mercado está cada vez mais feroz. As marcas fazem de tudo para impor os seus produtos e é preciso desenvolver as equipas de vendas e de marketing para conseguir alcançar um lugar de sucesso.

Por isso as empresas têm investido bastante em trabalhadores destas áreas que sejam mais qualificados. Nesse sentido, se estás à procura de uma profissão que te dê boas oportunidades e possibilidades de crescimento profissional, as áreas das vendas e do marketing são boas escolhas.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um promotor de vendas, quais as funções que tem no seu dia a dia, e como podes entrar nesta carreira promissora!

Vem connosco!

O que faz um Promotor de Vendas?

O promotor de vendas é a pessoa que dá a conhecer novos produtos aos consumidores in loco, ou seja, nos locais de venda. Ele faz parte da equipa de trade marketing e tem um papel importante na relação de confiança com a marca.

Para chamar a atenção das pessoas, o promotor faz ações de degustação, para o caso de alimentos ou bebidas, por exemplo, faz demonstração de produtos, distribui amostras e organiza exposições de produtos.

Além de dar a conhecer os produtos ao público em geral, ele também cria estratégias de venda para que a empresa e a marca fiquem conhecidas no mercado.

É possível também trabalhar diretamente com potenciais clientes, ou leads qualificados, fazendo apresentações privadas e oferecendo serviços diferenciados e ajustados às necessidades dos clientes.

Além disso, o promotor de vendas recolhe dados para incluir nos relatórios de vendas.

Quais as suas funções

A principal função do promotor de vendas é dar a conhecer novos produtos e marcas ao público em geral. Ele é responsável por planear e desenvolver ações de promoção para aumentar as vendas.

Estas ações podem incluir, por exemplo:

  • Degustações
  • Distribuição de amostras gratuitas
  • Demonstrações dos produtos
  • Organização de exposições

Para ser um bom promotor de vendas é preciso ter algumas qualidades pessoais e técnicas. Vejamos!

Para ter bons resultados na promoção de produtos, é preciso ter, no mínimo, algumas noções básicas de vendas.

  • Conhecer os melhores canais de vendas e quais os mais adequados para cada tipo de produto
  • Determinar qual o produto certo para atender as necessidades de cada um dos clientes
  • Saber porque um produto tem determinado valor

Saber comunicar é essencial para qualquer profissional que faça parte da equipa de vendas e de marketing. Comunicar não é apenas falar bem, mas também saber ouvir. Escutar os clientes é essencial para detetar as necessidades dos clientes, mesmo que sejam ditas de forma subtil.

Quando conseguimos descobrir as necessidades das pessoas que estão à nossa frente, conseguimos indicar o produto ou serviço certo. Assim, a probabilidade de conversão é muito maior.

Ter organização é outro aspeto fundamental para desempenhar bem esta função. Além disso, é preciso ter senso estético e ter noções de marketing, especialmente para organizar exposições de produtos.

Saídas no Mercado de Trabalho

Nos últimos anos o setor das vendas é o que mais contrata novos colaboradores. Sem dúvida, este é um setor que tem sofrido constantes mudanças, muito pela velocidade com que os consumidores alteraram os seus comportamentos em relação à compra de novos produtos e serviços.

A internet e as redes sociais tiveram uma grande influência nessa mudança de comportamento, pois as pessoas agora trocam experiências, opiniões, além de poderem comparar produtos de diferentes marcas em questão de segundos.

As empresas tiveram de se adaptar a estas novas circunstâncias, e por isso a aposta no desenvolvimento das equipas de vendas e de marketing é muito grande.

Sendo assim, encontras um mercado de trabalho muito bom, com várias oportunidades de trabalho como promotor de vendas, mas também com possibilidade de crescer profissionalmente dentro das empresas, à medida que vais mostrando bons resultados.

Podes encontrar trabalho em todo o tipo de empresa que faça promoção de produtos e serviços. Normalmente são empresas de grande e médio porte, mas já existem algumas micro e pequenas empresas a apostarem nesse tipo de profissionais.

Poderás ainda trabalhar para empresas de recursos humanos, as quais são contratadas para fazer serviços esporádicos para organizações.

Como entrar na carreira de Promotor de Vendas?

Para entrar na carreira de promotor de vendas não é preciso ter nenhuma formação específica na área de vendas ou de marketing. A maioria das empresas exige só a escolaridade mínima obrigatória.

No entanto, se queres ter um futuro profissional nesta área, aconselhamos a ter um curso profissional na área da promoção de vendas, em vendas, ou até na área do marketing.

Sem dúvida, o mercado precisa de profissionais mais qualificados para atenderem às necessidades dos consumidores. Por isso, se tiveres uma formação, vais ter muitos pontos à frente dos outros candidatos.

Onde estudar para Promotor de Vendas?

Portugal:

Brasil:

Se queres ser um bom promotor de vendas e se queres seguir uma carreira nesta área, então aposta nestes cursos de formação, porque eles vão ser um grande diferencial no teu currículo, mas também no teu percurso e desempenho profissional. Não desistas! Sucesso!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima