Carpinteiro de Limpos

carpinteiro de limpos

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Alta

Disciplinas do secundario:

Desenho Geometria Descritiva Matemática Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O carpinteiro de limpos é um especialista em carpintaria. Esta é uma profissão com muita saída no mercado de trabalho e é uma das mais bem pagas na área da construção civil.

A carpintaria diz respeito a todas as obras feitas em madeira, podendo ela ser de tosco (cofragem) ou então de limpos.

Quando nos referimos a carpintaria de tosco, falamos de trabalhos auxiliares à construção. Já a carpintaria de limpos diz respeito aos acabamentos, sendo que estes podem ter de receber polimento, pintura e envernizamento.

Se és uma pessoa que gosta de trabalhos manuais, então esta pode ser uma profissão a ponderar. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para entrar nesta carreira.

Queres saber mais?

Então continua connosco!

O que faz um Carpinteiro de Limpos?

O carpinteiro de limpos, também chamado de carpinteiro limpo, é um profissional que trabalha a madeira em diversos trabalhos de construção civil, construção naval, assim como em algumas indústrias. Ele é um carpinteiro especialista em acabamentos. Por isso, é ele que faz o polimento, envernizamento e pintura dos trabalhos em madeira.

Vale a pena dizer aqui que um carpinteiro não é um marceneiro. Os marceneiros são as pessoas que fabricam os móveis e fazem trabalhos de restauro em objetos de madeira. O carpinteiro corta e molda peças em madeira, as quais são usadas na construção. Já o carpinteiro de limpos dedica-se aos acabamentos dessas peças.

A partir de desenhos técnicos, este profissional consegue fazer, montar e assentar portas, janelas, caixilhos, assim como outros elementos de madeira, seguindo todas as normas de segurança, saúde e higiene no trabalho. Este trabalho pode ser feito com máquinas ou com ferramentas manuais.

Para entenderes melhor o dia a dia de trabalho deste profissional, vamos dar uma olhadela às funções que ele desempenha na sua profissão.

Ainda tens dúvidas sobre a profissão que queres seguir? Então experimenta os nossos testes vocacionais!

Quais as suas funções

O carpinteiro de limpos, ou carpinteiro limpo, tem como função principal tratar dos acabamentos dos elementos de madeira numa construção. Por isso, ele executa, monta e assenta todas as estruturas e elementos de madeira, tratando do polimento, envernizamento e pintura dos mesmos.

Portanto, para que esse trabalho seja feito, é preciso:

  • Organizar o trabalho, seguindo sempre as especificações técnicas e orientações
  • Serrar madeira
  • Aparelhar madeira seguindo os modelos e desenhos técnicos
  • Montar os componentes de forma provisória para realizar correções que sejam necessárias
  • Montar e fixar os componentes no local desejado, usando ferragens e outros acessórios
  • Ajustar e afinar, sempre que necessário
  • Alinhar, aprumar, escorar e travar
  • Fazer reparações de estruturas e elementos de madeira
  • Afagar, raspar e lixar os elementos de madeira

Além destas tarefas, o carpinteiro de limpos também é responsável pelas suas ferramentas de trabalho. Sendo assim, deverá manter as ferramentas afinadas e afiadas. Sempre que necessário, deverá trocar os acessórios das máquinas, assim como proceder à afinação das mesmas.

Saídas no Mercado de Trabalho

O carpinteiro de limpos encontra um mercado de trabalho muito favorável. Não faltam vagas de trabalho para carpinteiros, não só no mercado português e brasileiro, como em vários países europeus, como a Bélgica, França e Alemanha, por exemplo.

Se em Portugal o salário já é bom (em média, 1200 euros mensais), então noutros países europeus é ainda melhor, além de darem excelentes condições de trabalho, como estadia, viagens e alimentação pagos pela empresa.

No Brasil, o salário também é melhor que outros trabalhadores da construção. Em média, os carpinteiros de limpo ganham 1700 reais.

Podes trabalhar em empresas de construção civil, construção nasal e em algumas indústrias. No entanto, a maior parte dos carpinteiros de limpo optam por trabalhar por empreitada, pois conseguem melhores rendimentos. Isso quer dizer que optam por trabalhar por projeto.

Como entrar na carreira de Carpinteiro de Limpos?

Embora não precises de uma formação para seguires a profissão de carpinteiro de limpos, tendo em conta que o mercado está cada vez mais especializado, é importante que tenhas um curso na área.

Embora algumas empresas só exijam a escolaridade mínima, se queres entrar no mercado de trabalho com o pé direito, o melhor é teres mais qualificações, principalmente na área da carpintaria.

Sem dúvida, do que as empresas mais sentem falta é de profissionais qualificados. Por isso, se tiveres uma formação específica na área, conseguirás emprego com mais rapidez, além de teres a oportunidade de conseguir melhores vagas, com condições de trabalho mais favoráveis.

Existem vários cursos profissionais e técnicos na área da carpintaria. Portanto, facilmente vais encontrar uma formação boa perto de ti.

Uma das grandes vantagens destes cursos é que consegues fazer estágios em empresas e, por isso, pode ser uma oportunidade para entrares no mercado de trabalho antes mesmo de concluíres a tua formação.

Onde estudar para Carpinteiro de Limpos?

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a profissão de carpinteiro de limpos? Então investe na tua formação, pois vai valer a pena este pequeno esforço. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que tenhas um futuro brilhante pela frente. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top