Designer Multimédia / Designer Multimídia

Designer Multimédia - Designer Multimídia

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Desenho Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O Designer Multimédia, ou Designer Multimídia, é o profissional que planeia, projeta e desenvolve projetos para ambientes digitais, como, por exemplo, sites e redes sociais. Assim, trabalha com conteúdos de texto, imagem, som e animação para criar produtos finais dinâmicos e interativos.

As novas exigências tecnológicas e o crescimento da Internet levaram à criação do chamado Design Multimédia, ou Design Digital. Esta área continua em expansão e há cada vez mais demanda por profissionais.

O Designer Multimédia é fundamental para criar mensagens visuais únicas para divulgar informação, para educar e formar pessoas, ou só para entreter. Trata-se, portanto, de uma profissão com várias saídas, como vamos explicar mais abaixo.

Além disso, toca em várias áreas do Design, desde o Design Gráfico ao Design de Comunicação, passando pelo Web Design e até pela Ilustração. Porém, também tem semelhanças com o Videomaker, pois precisa de saber de Animação e de edição de vídeo e áudio, entre outros conhecimentos.

Mas além de saber os princípios do Design, tem igualmente de conhecer linguagens de programação.

Fica connosco para saberes tudo da profissão!

O que faz um Designer Multimédia

O Design Multimédia é um ramo do Design Gráfico, mas que se centra no uso de ferramentas digitais. Portanto, tem uma componente mais interativa, pois conjuga vários canais e formatos.

Assim, os Designers Multimídia podem fazer tanto anúncios online como outdoors digitais, ou ainda animações a três dimensões. Portanto, têm de dominar vários softwares específicos, bem como linguagens informáticas (por exemplo, HTML e Javascript).

A profissão tem um lado interdisciplinar, uma vez que envolve vários saberes e o conhecimento de técnicas de diversas áreas. Os projetos de Design Digital podem passar por aspetos gráficos e multimédia, como, por exemplo, folhetos e brochuras para campanhas publicitárias, ou animações para produções de vídeo.

Mas o Designer Multimédia também pode ter de criar sites ou videojogos.

Como vês, é um trabalho bastante abrangente e, portanto, também muito exigente.

Contudo, para além do trabalho criativo, também tem algumas coisas chatas, como as reuniões com clientes e a revisão cuidada do trabalho feito.

Quais as suas funções

As funções de um Designer Multimédia podem varia muito conforme o tipo de trabalho que faça e a organização a que esteja ligado. Assim, pode estar mais focado num único aspeto da área do Design Digital, ou, pelo contrário, envolver várias áreas.

Mas, para simplificar e para entender melhor como é o processo de trabalho, podemos resumir a produção multimídia em cinco etapas:

  • Roteiro ou Guião
  • Design
  • Produção de Conteúdo
  • Programação
  • Edição e Revisão.

Estas etapas ilustram, em termos gerais, o trabalho de um Designer Multimídia.

Porém, para ficares a ter uma ideia de algumas das suas funções, consulta esta lista:

  • Edição de imagens e vídeos
  • Inserção de vinhetas eletrónicas
  • Edição gráfica de imagens
  • Criação de ambientes interativos
  • Desenvolver projetos de comunicação visual
  • Criar novos produtos e embalagens
  • Desenhar logotipos
  • Formatar material gráfico (por exemplo, panfletos, outdoors, flyers…)
  • Animação 2D/3D
  • Edição de áudio.

Assim, fica evidente que o Designer Digital precisa de dominar uma série de ferramentas técnicas de diferentes áreas do saber.

Vem agora saber como é o mercado de trabalho nesta profissão…

Quanto ganha um Designer Multimídia

Os salários na área do Design Digital podem variar muito conforme diversos fatores. Por um lado, temos de contar com a experiência e as áreas do saber do profissional. Mas, por outro, é preciso também ver o tipo de empresa onde atua.

Contudo, também há Designers Multimédia que escolhem trabalhar como freelancers, pois têm maior liberdade. É uma questão de controlar e gerir o próprio tempo e também de aceitar apenas os projetos mais interessantes.

Porém, para trabalhar por conta própria, é preciso ter um bom portefólio de trabalhos, ou excelentes credenciais no mercado. Quem tiver um nome reconhecido, fica com a vida facilitada!

Saídas no Mercado de Trabalho

Há várias saídas profissionais possíveis para quem quer trabalhar como Designer Multimédia. Estes profissionais podem trabalhar em empresas públicas ou privadas. Mas, por outro lado, também podem ser empreendedores e iniciar um negócio próprio.

Em termos de locais onde podem trabalhar, eis algumas hipóteses:

  • Empresas de comunicação e Marketing
  • Agências de Publicidade e Propaganda
  • Editoras de livros e revistas
  • Jornais
  • Plataformas digitais
  • Produtoras de vídeo
  • Rádios e Televisões
  • Cinema.

Além destas possibilidades, o Designer Multimídia também pode trabalhar em instituições de ensino como Professor de Oficina Multimédia ou até como investigador.

Como entrar na carreira de Designer Multimédia

Para entrar na área é preciso ser muito criativo e ter uma boa dose de imaginação. Sem isso, mais vale nem tentares mais nada!

Contudo, também é importante dominar os softwares mais utilizados nesta área, bem como saber um pouco de Design e de comunicação visual.

Assim, a formação, mesmo não sendo obrigatória, é uma mais-valia para abraçar esta área com sucesso. Além disso, um curso, seja superior, ou profissional, pode abrir-te as portas do mercado de trabalho através de um estágio.

Vê que não há um caminho certo que indique como é que se pode entrar numa carreira de Design de Comunicação. Portanto, o ideal é que aprendas a trilhar o teu, com confiança e muito empenho.

Onde estudar Design Multimédia

As formações na área Multimédia surgem, muitas vezes, como especializações e a título complementar depois de tirar cursos da área do Design e da Comunicação, por exemplo. Todavia, há cada vez mais cursos dedicados a esta área.

Mas não precisas de procurar um curso superior, pois há opções profissionais, e mais técnicas, que são uma excelente opção. Mas procura escolher uma instituição credível e uma formação que vá ao encontro da tua personalidade e das tuas preferências.

Para te ajudar nessa busca, deixamos-te os seguintes links…

Portugal:

Brasil:

Sentes-te preparado/a para agarrar uma carreira como Designer Multimédia? Esta é uma área para criativos e para quem gosta de tecnologias e edição de imagens. Se achas que tens o que é preciso para ser Designer Multimídia, começa já hoje a preparar o futuro. Ficamos a torcer pelo teu sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top