Diretor de Som

Diretor de Som

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

1500€ - 2000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O diretor de som, ou diretor de áudio, é a pessoa que trabalha na criação sonora de um filme, ou outro produto audiovisual. Além disso, ele coordena a equipa de som, a qual compreende os operadores de som e os assistentes de som.

Já pensaste em trabalhar na 7ª arte? Tens um ouvido apurado e gostas da dinâmica do som, e de como ele pode realmente influenciar o resultado final de um vídeo?

Pois é! Embora esta profissão não seja muito conhecida, a verdade é que faz toda a diferença na hora de assistir a qualquer produto audiovisual. Basta pensar, por exemplo, nas grandes bandas sonoras e nos efeitos dos filmes. Seria a mesma coisa sem eles? Claro que não!

E imagina que estavas a ver um filme em que não se consegue perceber algumas frases que o ator diz! Com toda a certeza, o filme perderia o interesse!

É esta mágica que o diretor de som faz. Ele é o grande responsável pela criação sonora do filme. É ele que planeia e desenvolve o desenho sonoro de toda a produção.

Ficaste interessado por esta profissão, não é verdade?  Então, não percas mais tempo e descobre aqui o que faz um diretor de som, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, e tudo o que precisas fazer para entrar nesta belíssima carreira.

Curioso?

Então segue connosco!

O que faz um diretor de som?

O diretor de som é o grande responsável pela criação sonora dos filmes e outras produções audiovisuais. Como este é um dos aspetos mais importantes de uma produção, os diretores de som trabalham desde a pré-produção, junto do realizador. Os dois têm de estar em total sintonia para que o resultado final corresponda às expectativas.

Ele seleciona os melhores equipamentos de som a serem usados na produção e dirige os operadores e assistentes de som para que os equipamentos sejam posicionados nos sítios certos.

Em suma, ele é o grande responsável por captar o som da produção, incluindo aqui:

  • Diálogos
  • Efeitos
  • Ruídos
  • Músicas

Além disso, o diretor de aúdio também costuma definir o orçamento para ser gasto nos equipamentos de som, em recursos humanos para a equipa de som, assim como todas as outras despesas associadas.

Sem dúvida, um dos aspetos mais importantes do seu trabalho é a gestão dos efeitos sonoros. Muitos dos sons que nós ouvimos num filme são produzidos artificialmente, pois as câmaras e os equipamentos não conseguem capturá-los naturalmente.

Nesses casos, é normal que os diretores de som em cinema trabalhem com artistas de Foley. Estes últimos são especialistas em áudio que têm grande experiência na recriação de sons.

Outra preocupação prende-se com a supervisão do diálogo das personagens. É importante que o discurso seja limpo, fácil de perceber, e audível. Caso algumas falas não fiquem bem capturadas durante as filmagens, os atores têm de gravá-las em estúdio novamente.

Uma última preocupação é a escolha das músicas para os projetos mídia. Aqui inclui-se a banda sonora do filme, mas também as partituras para aumentar o clima das cenas.

Quais as suas funções

As funções do diretor de som são várias, até porque ele é o responsável máximo pela captação e criação sonora de um produto audiovisual. Podemos destacar aqui algumas das suas funções. Ora vejamos!

  • Escolher os equipamentos de som
  • Dirigir a equipa de som no uso, colocação e movimento dos equipamentos
  • Orientar as condições técnicas das gravações, transformações, dobragens (dublagens), transcrições e misturas
  • Orientar os cenógrafos e decoradores para manter uma boa acústica
  • Escolher e supervisionar a equipa de som

Saídas no Mercado de Trabalho

Apesar do diretor de som estar muito associado ao cinema, também trabalha para outros mídias, como a televisão e a internet, por exemplo. Em Portugal, não existem muitas vagas de trabalho para diretores de aúdio, muito porque a produção cinematográfica, e até televisiva, é muito escassa.

A falta de investimento e apoio na cultura faz com que ainda seja um mercado muito pequeno e, por isso, não existem assim tantas oportunidades profissionais. A boa notícia é que também não existem muitos profissionais com capacidades para atuar como diretor de áudio.

Então, se queres seguir esta profissão, não olhes para as poucas ofertas de trabalho como uma limitação. Olha para elas como oportunidades que podes agarrar!

Como entrar na carreira de diretor de som?

Embora muitos afirmem que o trabalho com sonoplastia não exija estudos, por se tratar de uma arte e um “talento inato”, a verdade é que é preciso também muito conhecimento técnico.

Um curso na área do som é essencial se queremos ser bem-sucedidos nesta carreira nos dias de hoje. Se antes, muitos conseguiam vingar aprendendo de forma autodidata, hoje em dia as coisas já não são assim.

Para conseguires bons trabalhos, é muito importante que tenhas um bom currículo, e isso quer dizer que um curso é um item a ter em conta.

Além disso, não penses que vais logo ser um diretor de som. Tens de começar por baixo, como técnico de som, assistente de som ou operador de som. Tens de aprender a trabalhar em todos os lugares para, depois, saberes as orientações que tens de dar, e como liderar a equipa.

Regra geral, o diretor de áudio é contratado, ou recomendado, pelo produtor ou realizador. Por isso, se tiveres uma oportunidade, agarra-a com todas as tuas forças. Nunca sabemos quando um realizador ou produtor nos vai “adotar” para seguir com ele na sua carreira.

Onde estudar para diretor de som?

Portugal:

Brasil:

Se queres tornar-te um grande diretor de som, então não desistas dos teus sonhos! Estuda, dedica-te à profissão, não tenhas vergonha em começar por baixo! Vais ver que vai valer a pena! Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top