Cartógrafo

Cartógrafo

O cartógrafo, ou engenheiro cartógrafo, também chamado de engenheiro cartográfico (Brasil), é o profissional que analisa os dados geográficos para depois elaborar mapas. Estes representam a superfície da Terra. Durante a formação universitária em engenharia cartográfica ou Cartografia (área da Geografia), obtém conhecimentos que lhe permitem construir esses mapas para serem estudados depois. 

Outros nomes para esta profissão: Engenheiro Cartógrafo, Engenheiro Cartográfico

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 2000€ - Máximo
  • Empregabilidade: Alta
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Desenho, Física, Geografia, Geologia, Informática, Matemática
  • Idiomas: Inglês, Português

Os cartógrafos coletam informações sobre a terra, processam essas informações e depois fazem a sua representação em mapas. 

É importante ter uma grande habilidade para tecnologias, pois os engenheiros cartógrafos fazem uso de tecnologias modernas com o intuito de estudar os fatores geográficos. 

Se gosta de geografia, se tem habilidade em mapas, então continue a ler este artigo e saiba tudo sobre esta profissão. Vamos mostrar-lhe o que faz um cartógrafo, quais as suas funções, as saídas no mercado de trabalho possíveis, e como pode entrar nesta carreira. Confira!

O que faz um Cartógrafo?

O cartógrafo faz mapas da superfície da Terra de acordo com os dados recolhidos por meio de tecnologias modernas. Pode aplicar estes mapas de diversas formas, como ao turismo, à aviação, ao meio ambiente e à gestão urbana, por exemplo. 

A precisão e o detalhismo são características fundamentais para esta profissão. Isso porque os mapas precisam ser o mais fiéis à realidade, e qualquer erro pode ter consequências muito graves e, até, fatais. 

Para construir estes mapas, o cartógrafo faz uso de recursos de informática, com programas sofisticados. Também usam fotografias aéreas para ter dados mais precisos. 

Cada mapa é desenvolvido com uma finalidade específica e, por isso, são levados em consideração dados diferentes. Por exemplo, um mapa turístico é diferente de um mapa náutico, usando dados diferentes. Ou seja, eles têm informações distintas que vão de encontro com as necessidades daqueles que usarão esses mapas. 

Este profissional também faz as atualizações dos mapas e elaborar os programas de satélites para rastreio. 

O cartógrafo também pode fazer mapas esquemáticos, como mapas de migrações, ou áreas desmatadas. Estes mudam com bastante frequência e necessitam de atualizações constantes. 

Quais as suas funções

O cartógrafo pode atuar em diversas áreas e, por isso, pode desempenhar diversas funções. Formado em Engenharia Cartográfica, ele pode trabalhar na construção civil, por exemplo, fazendo mapas da superfície da Terra. Também deve fazer o reconhecimento geográfico e topográfico das regiões. 

O seu trabalho é fundamental para várias áreas! Além disso, serve de base para o trabalho de outros profissionais, como militares, pilotos, ou guias turísticos, por exemplo.

Os engenheiros cartógrafos estão na base de projetos de construção, e orientam os trabalhos em construtoras ou indústrias de grande porte. 

Os cartógrafos estudam a superfície da terra, os subsolos, oceanos, lagos, rios, minas, fazem as suas medições e descrevem essas superfícies. Eles também verificam a posição dos diversos recursos, com a exatidão precisa para a construção de mapas. Podem, ainda, registar dados reunidos em inquéritos para formato digital. 

É também função do cartógrafo produzir cartas e plantas que sirvam de suporte à construção de infraestruturas marítimas e à navegação. 

Outra das funções dos cartógrafos é planear e coordenar levantamentos. Também fazem a compilação de plantas e mapas, assim como fazem a sua revisão periódica. 

Outra das suas funções é investigar levantamentos topográficos e desenvolvê-los, assim como de sistemas de medida fotogramétrica, informação geográfica e cadastros. 

Pode, ainda, prestar consultoria técnica noutras áreas de atuação.

Saídas no Mercado de Trabalho

O cartógrafo é uma das profissões mais bem pagas em Portugal, podendo chegar aos 114 mil euros por ano! Embora seja uma profissão quase desconhecida da população em geral, ela é fundamental para o bom funcionamento da sociedade. Por isso, é muito bem remunerada. 

Além disso, existe falta destes profissionais no mercado de trabalho, o que faz com que os recém-formados em cartografia encontrem facilmente emprego após a conclusão do curso superior. 

O mercado de trabalho para os cartógrafos no Brasil é estável. É fácil encontrar emprego na área, quer em órgãos públicos, quer em empresas privadas. É também fácil encontrar trabalho em escritórios de cartografia, os quais prestam os seus serviços para indústrias agrícolas e empresas de reflorestamento. 

Como entrar na carreira de Cartógrafo?

Para entrar na carreira de Cartógrafo em Portugal poderá optar por tirar o curso superior de Geografia, Engenharia Civil ou Engenharia Geoespacial. É fundamental que depois do curso geral, com duração de 3 ou 5 anos (licenciatura ou mestrado), opte por fazer a especialização de Topografia e Cartografia, conseguindo melhores cargos na área. 

No Brasil, deve concluir o bacharelado em Engenharia Cartográfica (também pode ser chamado de Engenharia de Agrimensura), com duração de 10 semestres (5 anos). Este curso inclui disciplinas gerais da área da engenharia, como, por exemplo:

  • Matemática, física e desenho 


Depois tem disciplinas específicas da área, como, por exemplo:

  • Topografia, cartografia e geodésia.

A formação para o cartógrafo inclui a aprendizagem das tecnologias de análise da superfície da Terra. O sensoriamento remoto e a fotogrametria digital são dois exemplos.

Onde estudar Cartografia

Portugal:

Brasil:

Se gosta de geografia e mapas, ser cartógrafo pode ser uma boa profissão! Além de ter uma grande procura no mercado de trabalho, oferece uma remuneração bem acima da média. Invista na sua formação e não deixe de manter-se atualizado. Com toda a certeza terá um caminho brilhante pela frente. 

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima