Repositor

Repositor

O repositor é a pessoa que faz o abastecimento de produtos nas prateleiras. Ele é um dos profissionais mais importantes dentro dos estabelecimentos comerciais, porque sem ele seria impossível ter sempre produtos para vender disponíveis para os consumidores.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: Mínimo - 1000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Educação Física, Materiais e Tecnologias
  • Idiomas: Português

Este é um trabalho que exige muito esforço físico, porque normalmente implica carregar caixas muito pesadas. Por isso, os repositores de produtos precisam ter muita resistência e força. É por essa razão que as empresas, especialmente hipermercados, contratam mais homens para este cargo.

Sabemos que supermercados e hipermercados são dos negócios mais lucrativos de todos, e a verdade é que nunca estão em crise. As pessoas precisam sempre de comer. Sendo assim, mesmo em momentos de crise económica, o setor alimentar nunca pára.

Posto isto, as vagas de emprego para repositores estão sempre a aparecer e não será difícil conseguires um emprego nestes espaços comerciais.

Se estás interessado em seguir esta profissão, continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber para seguir esta carreira.

Curioso?

Vem connosco!

O que faz um Repositor?

O repositor é a pessoa que garante que as prateleiras dos estabelecimentos comerciais estão cheias com os produtos para os consumidores comprarem. É ele também que trata da organização e arrumação das prateleiras, assim como da limpeza desses espaços.

Ele identifica os produtos que estão em falta e providenciam a sua reposição, para que as pessoas encontrem sempre aquilo que procuram nas prateleiras.

Já deve ter acontecido, com toda a certeza, chegar ao supermercado e não ter um produto que precisava. E o mais provável é nem ter perguntado se existia em loja o produto em causa. Pois é! Quando o repositor não faz bem o seu trabalho, os clientes acabam por não comprar tudo o que precisam por não terem os produtos nas prateleiras.

Então, os repositores têm de estar sempre atentos aos produtos que estão em falta nos expositores e precisam providenciar a reposição o mais rápido possível.

Em algumas empresas, a disposição dos artigos é pré-definida pelos superiores, principalmente pelo departamento de marketing, para que vendam mais ou atraiam a atenção para determinados produtos que são mais lucrativos.

No entanto, algumas organizações deixam a cargo dos repositores fazerem a organização das prateleiras e decidirem a disposição dos artigos.

Este é um trabalho que exige astúcia, pois os clientes precisam encontrar os artigos que procuram com facilidade. Só assim as empresas conseguem manter um bom fluxo de vendas.

É também responsabilidade dos repositores verificarem se os artigos expostos estão em boas condições. Ou seja, têm de verificar se as embalagens estão fechadas e em boas condições, se os produtos estão dentro do prazo de validade, se não existem produtos estragados, danificados ou partidos.

Quais as suas funções

A principal função do repositor é manter as prateleiras e expositores das lojas e superfícies comerciais cheias. Mas o seu trabalho vai bem mais além disso! Ele também tem de:

  • Garantir que os produtos estão dentro da validade
  • Assegurar que os produtos estão em perfeitas condições
  • Organizar os produtos nas prateleiras e expositores
  • Retirar mercadorias do stock
  • Repor o stock
  • Fazer o registo de entradas e saídas de produtos
  • Efetuar trocas de mercadorias
  • Indicar aos clientes onde está o produto que procuram
  • Etiquetar os artigos
  • Fazer o inventário dos artigos para fazer reposição
  • Indicar os produtos que precisam ser comprados
  • Desenvolver relatórios de vendas
  • Limpar prateleiras e expositores
  • Colocar os produtos com menor validade à frente
  • Retirar artigos que estão fora do prazo de validade

Em algumas empresas, os repositores também fazem o layout das secções, determinando como os produtos devem ser expostos.

Saídas no Mercado de Trabalho

Existem dezenas de vagas de emprego todas as semanas para repositores. No entanto, também existem muitos candidatos para estas vagas. Como é uma profissão que não exige nenhuma formação, todas as pessoas podem candidatar-se a estas vagas de trabalho.

A maioria das vagas de emprego são para supermercados e hipermercados. No entanto, todas as lojas precisam de repositores. O que acontece é que em estabelecimentos pequenos são os próprios vendedores que fazem a reposição dos artigos.

Então, se a tua ideia é trabalhar mesmo só como repositor, as melhores oportunidades estão nos hipermercados.

Como entrar na carreira de Repositor?

Para entrar na carreira de repositor não é preciso ter nenhuma formação específica. A maioria das empresas pede o 12º ano completo, mas não é obrigatório. Uma forma de ter alguns pontos extras é ter uma formação em reposição. Hoje em dia já encontras vários cursos online e presenciais que te preparam para este trabalho.

Sem dúvida, uma boa forma de entrar no mercado de trabalho é tendo um certificado de formação em reposição.

Vê agora alguns dos cursos que podes fazer!

Onde estudar para Repositor?

Portugal:

Brasil:

Se estás a pensar seguir a profissão de repositor, então não baixes os braços e começa hoje à procura de emprego! Existem várias ofertas de trabalho em várias superfícies comerciais, então envia já o teu currículo!

Teres um curso de reposição ou gestão de stock pode ser uma grande vantagem. Esta formação vai fazer com que o teu currículo se destaque no meio de dezenas. Por isso, se ainda tens um tempinho para pensar em estudar mais um pouco, investe nestas formações. Acredita, porque vai valer a pena!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima