Cenarista de Animação

cenarista de animação

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho História da Cultura e das Artes Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O cenarista de animação é a pessoa que faz os cenários para todos os planos, cenas e sequências de animação. Este profissional é indispensável no mercado da animação, o qual está a crescer muito nos últimos anos.

Os avanços da tecnologia, assim como a importância que esta tem na vida das pessoas atualmente, fizeram com que o mercado de trabalho em animação melhorasse. Portanto, se és um apaixonado por animação e procuras uma profissão com boas oportunidades de emprego, estás no sítio certo!

Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a carreira de cenarista de animação. Vais descobrir aqui, por exemplo, o que faz este profissional, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir a profissão.

Continua connosco!

O que faz um Cenarista de Animação?

O cenarista de animação faz os cenários em animação. Ele atua na fase da pré-produção e desenvolve os cenários dos planos, cenas e sequências.

Sem dúvida, o trabalho deste profissional é essencial para o sucesso de qualquer animação. Afinal de contas, o que seria se não tivéssemos lindas paisagens, cheias de detalhes e uma iluminação única?

Pois é! O cenarista é que produz essa magia. É ele que cria os ambientes nos quais a história se passa. Este trabalho pode ser feito em diferentes estilos. Podemos usar um estilo mais clássico, inspirado nas animações antiguinhas da nossa querida Disney, ou um estilo mais moderno.

Quais as suas funções

O cenarista de animação tem como principal função desenvolver os cenários para os planos, cenas e sequências da animação. Estes devem ser feitos de acordo com os layouts de cena e sempre segundo as orientações dadas pelo diretor de animação e pelo chefe de arte.

Regra geral, o cenarista tem um storyboard no qual está descrito o que está no fundo, o ângulo, assim como as principais características do cenário a ser criado.

Além de trabalhares com o diretor de animação e com o chefe de arte, também vais trabalhar com outros profissionais, como o animador e o assistente de animador.

Sendo assim, tens de gostar de trabalhar em equipa e de comunicar com os outros. É importante saberes receber elogios, mas também críticas construtivas.

Lembra-te que o resultado é a união do trabalho de todos. Portanto, quando um falha, todos falham. O trabalho em equipa é para que o resultado obtido seja o melhor possível. Então, ouve o que os outros te têm a dizer e aproveita para melhorares a cada dia.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho em animação está em alta, pois os avanços da tecnologia vieram dar um novo ânimo ao setor. Além disso, a tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas, o que fez com que a animação deixasse de estar ligada apenas aos desenhos animados.

Hoje, um profissional de animação não está preso aos filmes e curtas-metragens e invadiu outros espaços, como vídeos, videojogos, anúncios publicitários, GIFs, entre tantos outros.

Sendo assim, tens vários setores do mercado onde podes atuar. Ora vê!

  • Produtores de internet
  • Televisão
  • Cinema
  • Estúdios de animação
  • Estúdios de jogos
  • Agências de publicidade e marketing
  • Entre outros

Como entrar na carreira de Cenarista de Animação?

Se queres seguir a profissão de cenarista de animação, então o melhor é procurares um curso na área da animação 2D e 3D. Atualmente encontras vários cursos, tanto técnicos como superiores.

No que diz respeito aos cursos profissionais, tens alguns online e outros na modalidade presencial. Se optares por estes, escolhe aquele que melhor se adequa ao teu estilo de aprendizagem e ao teu estilo de vida.

Por exemplo, se és uma pessoa que já trabalha, mas que procura mudar de carreira, a melhor opção passará, então, por um curso online.

No entanto, se não estás a trabalhar, talvez seja melhor um curso presencial, pois permite-te dialogar com colegas e professores, além de conheceres pessoas no meio que te podem ajudar profissionalmente.

Se quiseres algo ao nível superior, podes optar por um curso em animação digital. Se quiseres progredir na carreira, esta é, com toda a certeza, a melhor escolha. O mercado está cada vez mais concorrido e é importante termos um bom currículo académico.

Onde estudar para Cenarista de Animação?

Como vimos, para aprenderes a arte de cenarista de animação, a melhor opção é procurares um curso na área. Existem cursos técnicos e superiores. Aqui deixamos-te algumas opções.

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a profissão de cenarista de animação? Então não deixes de investir bastante na tua formação. Os conhecimentos que vais adquirir ao longo do curso vão fazer toda a diferença na hora de pores as “mãos na massa”. Acredita em ti e no teu potencial. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top