Ajudante de Cozinha

Ajudante de Cozinha

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Português

O ajudante de cozinha é a pessoa que ajuda o chefe de cozinha, ou outros responsáveis, na preparação dos alimentos e na limpeza de todos os materiais e ambiente de trabalho. Sendo assim, este trabalhador pode lidar diretamente com os chefs, mas também com nutricionistas e outros profissionais do setor da alimentação.

Ele é o verdadeiro braço direito do chef de cozinha, até porque o sucesso do chef depende diretamente do bom trabalho do seu ajudante.

Esta é uma profissão muito exigente, com horários muito complicados, porque vais ter de trabalhar tanto na hora de almoço, como na hora do jantar. Então, normalmente entras de manhã, tens um intervalo maior durante a tarde, e voltas a trabalhar no final da tarde.

Se queres entrar na carreira da culinária, esta é a melhor porta de entrada que podes ter. Aprendes tudo do zero, e dá-te uma bagagem muito grande para cresceres na profissão. É como se costuma dizer, se queremos ser muito bons em alguma coisa, é preciso conhecermos a realidade de todos aqueles que nos rodeiam.

Por isso, se aspiras um dia ser um grande chef de cuisine, começares como ajudante de cozinha pode ser a melhor coisa que te aconteceu!

Queres saber mais sobre esta profissão? Continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber!

Curioso?

Vem connosco!

O que faz um Ajudante de Cozinha?

O ajudante de cozinha é a pessoa que dá apoio aos outros profissionais da cozinha, como chefes ou responsáveis. Sendo assim, eles lavam, cortam e limpam os alimentos, de acordo com as orientações dadas pelo superior.

Além disso, os ajudantes de cozinha também estão responsáveis por fazer as guarnições dos pratos. Em alguns restaurantes, os ajudantes também preparam a sopa ou cremes. No entanto, na maioria dos casos, as sopas e cremes são preparados também pelos cozinheiros.

Os ajudantes também têm de limpar a cozinha e as áreas de preparação e serviço da comida. Eles vão limpando à medida que os cozinheiros e chefs vão cozinhando, e depois fazem uma limpeza geral no final dos serviços de almoço e jantar.

Esta limpeza incluir lavar as loiças e talheres, os vidros, as bancadas, os fornos, fogões, arcas, frigoríficos, chão, entre outros.

É da responsabilidade do ajudante de cozinha, também, desembalar e guardar os alimentos, assim como verificar as validades dos alimentos e ingredientes que estão na cozinha.

Para seres um bom ajudante, precisas ser uma pessoa responsável e organizada. O trabalho na cozinha exige muito cuidado e, principalmente, organização. Saber onde estão todos os alimentos e materiais é essencial para o bom funcionamento da cozinha.

Além disso, tens de ter habilidade com facas, até porque vais cortar muitos alimentos ao longo do dia.

O trabalho dentro de uma cozinha é muito stressante. Por isso, tens de ser uma pessoa capaz de trabalhar bem sob pressão. Vão chover pedidos e os gritos vão ser constantes. Mas essa é a rotina que vais ter de te habituar se quiseres ser bem-sucedido nesta profissão.

Como a rotina de trabalho é muito acelerada, é importante serem uma pessoa dinâmica e bastante ágil.

Como tens de limpar o local, é essencial seres uma pessoa asseada.

Quais as suas funções

O ajudante de cozinha tem diversas tarefas a seu cargo. Por isso, se queres ser bom nesta profissão, tens de aprender a fazer várias coisas ao mesmo tempo, e sempre sob uma grande pressão.

De entre as várias funções de um ajudante, podemos falar, aqui:

  • Limpar utensílios de cozinha, balcões, fornos e fogões
  • Lavar frutas, verduras e outros alimentos
  • Cortar alimentos
  • Moer grãos
  • Organizar a cozinha
  • Pesar alimentos
  • Separar os alimentos de acordo com as orientações do chef ou cozinheiro
  • Limpar e cortar peixes e carnes
  • Organizar os alimentos nas arcas, frigoríficos e despensa
  • Preparar guarnições de acordo com as ordens do chef ou cozinheiro
  • Etiquetar os alimentos com a data antes de guardar
  • Limpar o espaço de confeção das refeições
  • Lavar a loiça e talheres

Além destas tarefas, podes fazer qualquer outra coisa que o chef de cozinha ou cozinheiro te peçam. Preparar sopa, por exemplo, ou outros pratos mais simples, como arroz, saladas, entre outros.

Saídas no Mercado de Trabalho

O ajudante de cozinha pode trabalhar em qualquer estabelecimento que sirva refeições, como restaurantes, snack-bares, hotéis, spas, hospitais, escolas, empresas de catering, entre outros.

Como o país tem tido um aumento muito grande de turismo, existem muito mais ofertas de trabalho na área da restauração, incluindo para ajudantes de cozinha.

No entanto, a maioria das ofertas são nas grandes cidades, Lisboa e Porto, muito pela concentração de restaurantes, hotéis, entre outros. O Algarve também oferece várias vagas, mas normalmente mais no verão.

Como entrar na carreira de Ajudante de Cozinha?

Para seres ajudante de cozinha não precisas ter nenhuma formação. No entanto, se quiseres seguir uma carreira na área da confeção de comida, é essencial teres uma formação técnica em culinária / cozinha.

É claro que se tiveres uma formação na área vais conseguir ganhar pontos na hora de seres contratado para ajudante. É sempre bom ter no currículo uma formação profissional que mostra que tens alguns conhecimentos, especialmente se não tiveres nenhuma experiência.

Onde estudar para Ajudante de Cozinha?

Portugal:

Brasil:

Queres ser ajudante de cozinha? Então começa com o pé direito e faz um curso profissional na área da culinária, hotelaria e turismo. Pode fazer toda a diferença na hora de conseguires um emprego, e é essencial se quiseres uma promoção! Sucesso!

Partilhar Post

9 comentários em “Ajudante de Cozinha”

  1. Avatar

    Olá, comecei a trabalhar como ajudante de cozinha á pouco tempo, o entendimentos com o meu chef não é dos melhores, porque estando eu a trabalhar com ele em part-time só fasso a hora de almoço, que é das 12h às 16h. Entro 30 mm mais cedo e saio 30mm mais tarde para ter direito a um almoço. No meu caso até saio muitas vezes às 17h… mas por opção. Estando eu a iniciar ésta profissão, estou a ter dificuldades com a comunicação, porque no meu ver 4h por dia ao almoço , praticamente é para limpar, lavar, fazer saladas, empratar, etc, etc. Mad parece que tenho que saber de tudo… como por exemplo, saber o que falta de produtos e ingredientes na cozinha, não estando eu a trabalhar todo dia. Sendo assim não tem que ser o chef ou o cozinheiro a dar as ordens do que eu tenho que fazer, para além de lavar, limpar, arrumar, empratar, preparar, saladas, fritar batatas, o resto de tarefas têm que ser os chefs a pedirem que eu faça… certo? Gostaria dum conselho, o meu muito obrigado! Ilda.

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Olá Ilda.

      De facto, o Chef é o responsável por tudo o que se passa na cozinha e, portanto, tens razão na tua análise. Contudo, o funcionamento das cozinhas depende muito da orgânica e estrutura de cada restaurante. Nesse caso que referes, parece que o Chef espera que sejas um pouco mais polivalente e abrangente. É tudo uma questão de adaptação a vários tipos de métodos e personalidades.

      Desejamos-te boa sorte e muito sucesso!

  2. Avatar

    Boa Tarde, comecei a trabalhar à cerca de um mês como ajudante de cozinha num restaurante, trabalho de terça feira a sábado 8h por dia (repartido) almoços e jantares e ao domingo 5 horas (só almoços) a segunda feira é o dia de folga. A minha dúvida é se os domingos e os feriados são horas normais ou horas extras. Agradeço desde já a atenção.

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Olá Mariana.

      Isso depende do contrato de trabalho que tiveres assinado com a tua entidade patronal. Portanto, procura informar-te junto dela.

      Esperamos ter ajudado e desejamos-te muito sucesso!

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Olá Cristina.

      Um Ajudande de Cozinha tem os mesmos direitos que qualquer outro trabalhador, ao abrigo dos Direitos Laborais em vigor no nosso país.

      Esperamos ter ajudado e desejamos-te muito sucesso!

  3. Avatar

    Olá.
    Uma ajudante de cozinheira/o pode ou tem patamares que pode ir subindo ao longo dos anos que trabalha no mesmo sítio? Como por exemplo :
    Ajudante de cozinheira de 3a
    Ajudante de cozinheira de 2a
    Ajudante de cozinheira de 1a
    Se isto existe e pode ser usado,ia mexer no ordenado base? Obrigada

    1. Guia das Profissões
      Guia das Profissões

      Olá Nelia.

      Essa hierarquia e evolução de carreira em patamares depende muito da própria estrutura dos restaurantes. Mas, sim, é perfeitamente possível subir degraus nessa profissão, o que significará, habitualmente, uma melhoria no ordenado.

      Esperamos ter ajudado e desejamos-te todo o sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *