Cenotécnico

Cenotécnico

O cenotécnico é a pessoa que planeia e constrói os detalhes para os cenários, de acordo com as plantas e maquetes feitas pelo cenógrafo. Ele coordena a montagem dos cenários e faz as adaptações que possam ser precisas.

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Baixa
  • Tipo de trabalho: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Materiais e Tecnologias, Oficina de Artes
  • Idiomas: Português

Este profissional constrói o esqueleto dos cenários que são usados em espetáculos ao vivo, gravados, ou até em outros tipos de eventos.

Para quem gosta da magia do mundo artístico, esta é uma profissão fantástica. Vais poder trabalhar diretamente na construção do cenário, que é tão importante para que os espectadores consigam “viajar” na história.

Neste artigo vamos mostrar-te tudo sobre esta profissão. Vais descobrir o que faz um cenotécnico, quais as suas funções no dia a dia de trabalho, as saídas profissionais e como entrar nesta carreira do espetáculo.

Vamos?

O que faz um cenotécnico?

O cenotécnico trabalha com cenários. É ele que planeia e constrói os esqueletos dos cenários, assim como todos os detalhes, seguindo as maquetes e plantas fornecidas pelo cenógrafo. Tudo o que envolve a montagem e desmontagem de cenários, assim como a construção de adereços.

Enquanto o cenógrafo cria, imagina o cenário, os cenotécnicos montam esse mesmo cenário. Quanto aos adereços, o trabalho é feito a par com o aderecista. Portanto, é importante saber trabalhar em equipa.

Para a construção dos cenários, é preciso fazer uma pesquisa de vários materiais e objetos, para entender quais os que melhor se adequam ao projeto cenográfico.

O desenvolvimento dos cenários envolve muito trabalho de serralharia, carpintaria, pintura, escultura, modelagem, e até costura. Portanto, os cenotécnicos precisam ter conhecimentos em todas essas áreas.

São eles, também que supervisionam todas as atividades que dizem respeito ao planeamento e contratações.

Vamos, então, ver agora quais são as funções que tem a seu cargo.

Quais as suas funções

A principal função do cenotécnico é tirar do papel o projeto do cenário feito pelo cenógrafo. É ele que torna tudo real, que gere a construção de todos os elementos que são precisos para construir o cenário do espetáculo.

Além disso, ele tem de:

  • Reparar / construir mobiliário
  • Reparar / construir adereços
  • Analisar estilo do cenário
  • Compra os materiais que vão ser precisos na construção do cenário
  • Fazer o orçamento do cenário
  • Operar as máquinas para construir os diferentes elementos do cenário

Saídas no mercado de trabalho

O profissional formado em cenotécnica pode trabalhar em vários locais. Na área do espetáculo, pode atuar em televisão, cinema, teatro, música, exposições de arte, entre outros. Além disso, poderá trabalhar em outros eventos, como cenários construídos em shoppings nas datas festivas, desfiles de moda, entre outros.

Qualquer evento que implique a construção de cenários é um possível trabalho para o cenotécnico. Sendo assim, as oportunidades de trabalho são muitas.

A maior parte dos trabalhos são temporários, por isso é provável que trabalhes mais como trabalhador autónomo.

Como entrar na carreira de cenotécnico?

Para entrares na carreira de cenotécnico precisas ter um curso em Cenotécnica. Em Portugal, podes fazer um curso profissional, ou um curso superior em teatro com variante em cenografia. Como é óbvio, um curso superior é sempre mais vantajoso do que o curso profissional.

No Brasil, tem também a possibilidade de ter um curso técnico superior de nível médio, ou então um curso superior em cenotécnica.

Quer seja um curso profissional, ou um curso superior, vais aprender a montar um cenário, seguindo as orientações do cenógrafo. Também vais aprender a fazer a manutenção do cenário, a operar com as diferentes máquinas, assim como as técnicas usadas para a construção de diferentes elementos.

Para poderes entrar com o pé direito nesta profissão, tens de ter talento e habilidade para as artes, principalmente as artes manuais. Além disso, é importante seres uma pessoa com grande capacidade de concentração.

Apesar de muitos acharem que esta é uma profissão criativa, a verdade é que não precisa. O cenotécnico apenas colocam em prática o desenho que o cenógrafo criou. O criativo é, portanto, o cenógrafo. O cenotécnico precisa, sim, saber lidar com os diferentes materiais.

Onde estudar para cenotécnico?

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a profissão de cenotécnico? Então não deixes de procurar um curso que vá de encontro com aquilo que estás à procura. Atualmente, existem boas escolas e faculdades que focam na cenografia. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que tenhas muito sucesso na tua vida profissional.

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top