Técnico de Manutenção Eletrónica

técnico de manutenção eletrónica

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Física Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O técnico de manutenção eletrónica, ou técnico de eletrónica, é responsável pela conservação, manutenção e reparação dos equipamentos eletrónicos.

Este é um profissional que pode trabalhar em diferentes setores do mercado, desde a indústria às artes. Por isso, as oportunidades de trabalho são muitas (o que é uma excelente notícia para quem gostava de trabalhar nesta área).

Se tu gostas de eletrónica e se gostas de trabalhos mais técnicos, então esta pode ser a carreira que tanto procuravas. Neste artigo vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre esta profissão.

Vais descobrir aqui, por exemplo, o que faz este profissional, as funções que tem no seu dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho, entre outras informações importantes sobre a carreira.

Vens connosco?

O que faz um Técnico de Manutenção Eletrónica?

O técnico de manutenção eletrónica, também chamado de técnico de eletrónica, é o profissional que faz a manutenção e a reparação de equipamentos eletrónicos. Dependendo do local de trabalho, ele também pode desenvolver projetos, montar e instalar os equipamentos eletrónicos.

O trabalho de manutenção pode ser com intuito corretivo ou preventivo. O ideal é que se opte sempre pela prevenção, evitando-se, assim, problemas maiores e interrupções no trabalho do resto da equipa.

O técnico em eletrónica também faz dispositivos de circuitos e, quando necessário, também pode sugerir algumas mudanças em processos de produção e implementação de sistemas.

Queres descobrir outras profissões que vão ao encontro dos teus gostos? Então usa o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O técnico de manutenção eletrónica tem como funções principais fazer a manutenção, assim como a reparação de equipamentos eletrónicos. No entanto, e dependendo do local onde está a trabalhar, ele pode desempenhar uma série de outras tarefas, entre as quais destacamos:

  • Implementar circuitos eletrónicos
  • Desenvolver projetos
  • Montar e instalar equipamentos eletrónicos
  • Sugerir mudanças nos processos de produção de sistemas de automatização

Ele também pode ser responsável por projetar e desenvolver protótipos de módulos eletrónicos e elaborar esquemas elétricos, hidráulicos e pneumáticos. Também poderá ter de redigir alguns documentos técnicos.

Além de todas estas tarefas, o técnico de eletrónica também pode treinar e orientar o trabalho de operadores que instalam os equipamentos em empresas, casas particulares ou condomínios.

Saídas no Mercado de Trabalho

O técnico em manutenção eletrónica pode trabalhar em diversas áreas do mercado de trabalho. Como a área de atuação deste técnico é muito ampla, as oportunidades de trabalho são muitas.

Se quiseres seguir esta profissão, podes encontrar trabalho em diversos locais, como, por exemplo:

  • Computação e programação
  • Armazenagem e processamento de informações
  • Estúdios de som, cinematográficos, entre outros na área do entretenimento
  • Telecomunicações
  • Indústrias
  • Laboratórios de desenvolvimento de equipamentos eletrónicos
  • Empresas de manutenção de eletrónicos, eletrodomésticos e equipamentos informáticos

Estes são apenas alguns dos locais onde podes trabalhar. No entanto, todos os espaços em que se faça a manutenção de equipamentos eletrónicos podem ser potencias empregadores dos teus serviços.

Além de trabalhares para uma empresa, também podes trabalhar como profissional autónomo. Neste caso, tens de ter em mente que o salário depende sempre do trabalho que tiveres.

Se existem alturas em que procuram muito os teus serviços e, por isso, terás ganhos maiores, também terás alturas em que a procura pelos teus serviços são menores. Por isso, deves ter uma grande capacidade de gestão de dinheiro.

Além disso, como profissional independente, tens encargos fiscais maiores, além de teres de tratar do marketing (afinal de contas, as pessoas não adivinham o que tu fazes e só te irão procurar se souberem da tua existência!).

Por isso, antes de optares por seguir uma carreira como autónomo, pondera bem todos estes fatores.

Como entrar na carreira de Técnico de Manutenção Eletrónica?

Para seguires a profissão de técnico de manutenção eletrónica, podes optar por um curso técnico em eletrónica ou um curso universitário em Engenharia Eletrónica.

Se quiseres trabalhar com reparações e manutenções simples, então basta teres um curso profissional. No entanto, se quiseres trabalhar em indústrias, ou ocupar cargos superiores, o melhor é optares pelo curso superior.

Embora o mercado de trabalho para este profissional seja amplo, não podemos esquecer que a concorrência também é forte.

Por isso, se quiseres manter-te firme no mercado de trabalho, é importante teres conhecimentos bons na área da eletrónica. Além disso, deves procurar sempre atualizar os teus conhecimentos ao longo da carreira.

No Brasil, exige-se que o técnico de eletrónica esteja inscrito no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Se ainda não estás inscrito ou se estás ainda a estagiar, tens sempre de ser supervisionado por outros profissionais, de preferência engenheiros.

Estás na dúvida se esta é a profissão certa para ti? Então experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Onde estudar para Técnico de Manutenção Eletrónica?

Se quiseres seguir a profissão de técnico de manutenção eletrónica, então deves fazer um curso técnico. No entanto, se quiseres progredir na carreira, um curso universitário em Engenharia Eletrónica é indispensável.

Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar bastante. Ora vê!

Portugal:

Brasil:

Se queres tornar-te técnico de manutenção eletrónica, então não deixes de investir na tua formação. Confia em ti, nas tuas capacidades e luta sempre pelos teus sonhos, pois vai valer a pena o esforço. Lembra-te que o futuro só depende de ti mesmo. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top