Chief Information Officer (CIO)

Chief Information Officer (CIO)

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Direito Economia Informática Matemática Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O Chief Information Officer (CIO) é o executivo máximo em Tecnologia da Informação (TI) dentro de uma empresa. Além de definir a estratégia de tecnologia a ser implementada na organização, também é ele que define a visão estratégica geral da segurança da informação (uma área tão importante nos dias de hoje).

A transição tecnológica nas empresas foi feita, mas é necessário que esta se mantenha sempre atualizada e ajustada às necessidades das organizações.

Nesse sentido, o CIO é um dos profissionais mais importantes em qualquer empresa que se quer manter na vanguarda, mas também para qualquer organização que deseja manter-se competitiva no mercado nacional e internacional.

Se gostavas de trabalhar na área da informática e se queres ter uma carreira brilhante e de sucesso, então continua connosco e vem descobrir tudo sobre a profissão de Chief Information Officer (CIO).

Vamos?

O que faz um Chief Information Officer (CIO)?

O Chief Information Officer (CIO) é o executivo máximo da função de TI dentro de uma organização. Ele é o grande responsável por definir qual a estratégia de tecnologia que vai ser implementada na empresa, mas também é ele que supervisiona todas as operações de infraestrutura e sistemas de computação na organização.

No que diz respeito à área da Segurança da Informação, o CIO define a visão estratégica geral da segurança da informação (SI). Não se pode negar que os ambientes de TI atuais são muito complexos e que estes se encontram no centro das operações empresariais.

Por isso, o CIO tem de adotar uma posição ativa na gestão de risco e na garantia de segurança e compliance, assegurando que a empresa não se encontra vulnerável a riscos cibernéticos, assim como a riscos financeiros e físicos também.

Trabalha com vários outros profissionais da SI para juntos manterem os sistemas e redes da empresa seguros e livres de ataques cibernéticos.

Sem dúvida, o cargo de CIO é um dos mais desafiadores de hoje, até porque, além de um conhecimento pleno da tecnologia atual (e que está em constante mudança), tem também de se manter a par das tendências de inovação.

Além disso, o Chief Information Officer tem de entender a estratégia organizacional, mas também o dinamismo e a dinâmica do mercado como um todo, pois é sua responsabilidade aconselhares os gestores da empresa sobre os melhores investimentos em tecnologia.

Quais as suas funções

A principal função do Chief Information Officer (CIO) é definir a estratégia de tecnologia que vai ser implementada na empresa. Esta é uma função ampla que engloba uma série de tarefas e subtarefas no dia a dia deste profissional.

Assim sendo, ele tem de:

  • Supervisionar as operações de infraestrutura
  • Supervisionar os sistemas de computação
  • Definir a visão estratégica geral da segurança cibernética empresarial
  • Gerir o risco em SI
  • Garantir que a empresa está em conformidade com os regulamentos de segurança
  • Dirigir as atividades da equipa técnica
  • Aconselhar e decidir aquisições
  • Distribuir os recursos de tecnologia pelos diversos setores de acordo com as necessidades
  • Negociar com fornecedores
  • Gerir despesas de TI
  • Comunicar os principais incidentes em TI e SI aos gestores
  • Mitigar o impacto de incidentes, distribuindo os recursos da melhor forma

Como ele é o executivo máximo em TI, ele trabalha com uma equipa de vários profissionais. É o CIO que lidera a equipa e, portanto, tem de ter uma grande capacidade de liderança e gestão de recursos humanos.

Saber e gostar de trabalhar em equipa é fundamental para quem quer ter sucesso nesta carreira. Como sabes, a tecnologia moderna é muito complexa e, como tal, vais depender muito de toda a equipa para que o trabalho seja feito com eficiência.

Saídas no Mercado de Trabalho

As organizações (públicas e privadas) têm vindo a investir, cada vez mais, em equipas de TI permanentes no seu quadro de profissionais. Sem dúvida, ter profissionais de TI qualificados é essencial para que qualquer empresa se mantenha competitiva no mercado atual.

Nesse sentido, qualquer profissional da área do TI encontra um mercado de trabalho muito favorável e com inúmeras oportunidades de emprego e carreira.

Além de poderes encontrar trabalho em empresas dedicadas exclusivamente a Tecnologias da Informação, podes também trabalhar em grandes e médias empresas (pois são aquelas que contratam equipas de TI) ou trabalhar como profissional freelancer (prestando serviços esporádicos e/ou temporários) para empresas que não queiram estabelecer um vínculo mais efetivo com profissionais de TI.

Como o CIO trabalha diretamente com Segurança da Informação, podes aproveitar para te inscreveres no Centro Nacional de Cibersegurança (Portugal), pois está sempre à procura de novos profissionais da SI para integrar os seus quadros.

Como entrar na carreira de Chief Information Officer?

O Chief Information Officer é um profissional sénior de TI. Nesse sentido, as empresas procuram por profissionais altamente qualificados. Assim sendo, espera-se que o CIO tenha formação superior em Engenharia Informática, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, ou similar. Além da formação universitária inicial, espera-se também que tenha pós-graduação na área de TI.

Como qualquer outro cargo sénior, não podes esperar começar a tua carreira exercendo logo uma posição de liderança. Assim sendo, deves começar a tua vida profissional noutros cargos, como, por exemplo, Cyber Security Analyst, Técnico de Segurança da InformaçãoPenetration Test Engineer, Auditor de Segurança da InformaçãoAdministrador de Segurança da Informação, Consultor de Segurança da Informação, entre outros na área das TI e/ou SI.

Onde estudar para Chief Information Officer?

Para seguires a carreira de Chief Information Officer tens de, primeiro, fazer a licenciatura e mestrado em TI ou similar. Como a questão da segurança da informação é cada vez mais valorizada, e como é uma das funções mais importantes do CIO atualmente, nós aconselhamos a que tenhas uma especialização em SI.

Assim, deixamos-te aqui alguns cursos que podem ser interessantes nesse sentido.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de fazer uma grande carreira de sucesso em TI? O teu sonho é tornares-te um Chief Information Officer (CIO)? Então aposta na tua formação contínua ao longo de toda a tua vida profissional, pois é ela que te vai garantir subir todos os patamares da carreira. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top