Assistente de Finalização

assistente de finalização

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Inglês, Português

O assistente de finalização é o profissional que dá suporte às atividades de finalização e, possivelmente, de edição, em filmes, séries, entre outras produções audiovisuais.

Em qualquer produção, existem muito mais pessoas a trabalhar atrás das câmaras do que a atuar em frente delas. Sem dúvida, a criação e desenvolvimento de uma produção audiovisual é um processo muito complexo e envolve dezenas de funções distintas.

Todos, sem exceção, desempenham um papel essencial na produção. Portanto, se estás a pensar trabalhar em audiovisual, mas não queres aparecer no pequeno e no grande ecrã, sabe que terás um papel tão importante quanto qualquer artista.

Neste artigo, vamos dar-te a conhecer a profissão de assistente de finalização. Se gostas de audiovisual e tens interesse na área da pós-produção, então estás no sítio certo.

Aqui, vais descobrir, por exemplo, o que faz este profissional, quais são as funções que tem no dia a dia de trabalho, as saídas no mercado de trabalho, entre outras informações úteis para entrares nesta carreira.

Vens connosco?

O que faz um Assistente de Finalização?

O assistente de finalização apoia as atividades de finalização, principalmente no que diz respeito aos recursos de acessibilidade, em filmes, séries, entre outras produções audiovisuais. Estes recursos consistem na Audiodescrição, Janela de Linguagem Gestual (Libras) e Closed Captions.

Além disso, ele vai auxiliar o finalizador de filmes no acabamento final do filme de animação (este trabalho deve seguir as orientações dadas pelo color script). O resultado do trabalho do finalizador e do assistente deve respeitar, sempre, as ideias do diretor de animação (o profissional que assegura a qualidade de todo o projeto).

Ele também vai apoiar no trabalho de efeitos, assim como na fotografia geral de animação. Este trabalho envolve, também, a iluminação, entre outros elementos estéticos.

Ainda não sabes se esta é a profissão ideal para ti? Então usa o nosso Simulador e descobre carreiras que se enquadram com os teus gostos!

Quais as suas funções

Como vimos, a função principal do assistente de finalização é apoiar o finalizador de filmes nas atividades de finalização. Este trabalha, principalmente, em recursos de acessibilidade, os quais são:

A Audiodescrição permite que pessoas com deficiência visual, dislexia, deficiência intelectual e idosos possam ouvir a descrição daquilo que está a passar no ecrã. Esta narração é feita nas pausas do áudio, mas às vezes pode ocorrer durante os diálogos (depende da necessidade).

Podemos dizer que a Audiodescrição é uma tradução audiovisual, permitindo que qualquer pessoa possa “ver” uma determinada produção audiovisual.

As Janelas de Linguagem Gestual (Libras) é uma “janelinha” que surge no canto do ecrã, na qual uma pessoa está a traduzir tudo o que é dito através de Linguagem Gestual, permitindo que pessoas com deficiências auditivas possam ter acesso ao conteúdo.

A Closed Caption, ou Legenda Oculta, é um sistema de legendas usado para transmitir uma mensagem a pessoas com deficiência auditiva. Além de traduzir o que é dito, também inclui a informação sobre outros sons que surgem no vídeo.

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de finalização pode trabalhar em diferentes espaços onde se façam produções audiovisuais. Embora associemos este profissional ao cinema, também pode encontrar trabalho em televisão, agências de publicidade, estúdios de animação e estúdios de videojogos.

O mundo digital também se tem mostrado uma fonte de empregabilidade para estes profissionais.

Como sabes, estamos cada vez mais presentes na internet. Assistimos a vídeos em diferentes plataformas, vemos filmes online, e todas essas produções são potenciais empregadoras do assistente de finalização.

Sendo assim, embora as ofertas de emprego não sejam muitas, o mercado audiovisual tem vindo a ganhar um novo “fôlego” com a internet. Portanto, se esta é uma profissão que te interessa, não desistas e procura uma oportunidade em todas as “frentes”.

Queres conhecer outras profissões que se enquadram no teu perfil? Então faz os nossos Testes!

Como entrar na carreira de Assistente de Finalização?

Para seguires a profissão de assistente de finalização, embora não seja obrigatório um curso específico, é importante que tenhas conhecimentos em finalização de acessibilidade (Janela de Linguagem Gestual, Audiodescrição e Closed Caption).

É óbvio que estes conhecimentos vais ganhar com a experiência ou através de uma formação profissional. Portanto, se não optares por uma formação, deves procurar uma oportunidade de trabalho na qual possas aprender na prática este trabalho. Um estágio pode ser uma excelente forma de conseguires essa oportunidade.

Também deves ter conhecimentos avançados em Adobe Première CC e conhecimentos intermediários em Adobe Audition. Além disso, é valorizado o domínio de CODECS para cinema e TV e de export e gravação em disco ótico XDCAM, assim como se valorizam conhecimentos em Adobe Encore DVD e Adobe Photoshop.

Como podes perceber, existem muitos conhecimentos técnicos essenciais para quem quer seguir esta carreira. Portanto, um curso de Cinema e Audiovisual pode ser uma excelente escolha.

Além de adquirires conhecimentos importantes, vais ter a hipótese de conhecer outras pessoas do meio, o que te pode ajudar na hora de entrares no mercado de trabalho.

Onde estudar para Assistente de Finalização?

Como dissemos, o ideal é que tenhas um curso na área do Cinema e Audiovisual, ou então uma formação em pós-produção. Para te ajudarmos, reunimos aqui algumas formações que te podem interessar.

Ora vejamos!

Portugal:

Brasil:

Queres seguir a profissão de assistente de finalização? Então não deixes de procurar uma boa formação. Acredita em ti e em todo o teu potencial, pois és capaz de tudo aquilo a que te propões. Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top