Gemólogo

gemólogo

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Geologia Materiais e Tecnologias

Idiomas:

Inglês, Português

O gemólogo é o profissional que identifica as gemas e joias, assim como as analisa e avalia tendo em conta diferentes fatores, como, por exemplo, peso, cor, dureza, lapidação e pureza.

Este é um dos profissionais mais importantes na área da joalharia, pois é da sua análise e avaliação que depende a garantia de qualidade dos materiais usados.

Além disso, ele também se mostra um trabalhador importante em outros setores, como bancos, seguradoras, leilões, tribunais, entre outros, prestando consultoria.

Se sempre te sentiste atraído por pedras preciosas e adoras olhar para elas, então esta pode ser uma profissão perfeita para ti. Vais poder passar o dia todo a admirar a beleza das gemas, e ainda vais ganhar dinheiro por isso!

Parece perfeito, não é verdade?

Neste artigo, vais descobrir tudo o que precisas saber sobre esta profissão. Aqui, vamos mostrar-te o que faz um gemólogo, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Vens connosco?

O gemólogo identifica, analisa, classifica e avalia as pedras preciosas. Ele dedica-se, portanto, ao estudo de pedras preciosas (Gemologia). Este profissional é capaz de reconhecer uma grande variedade de pedras preciosas com facilidade.

Além disso, ele é capaz de identificar e avaliar todos os detalhes das pedras, os quais passam despercebidos aos olhos de todos os outros.

Por causa desta habilidade, são eles que analisam e avaliam as pedras preciosas para diferentes clientes, particulares ou empresas.

Para realizar este trabalho, os gemólogos utilizam ferramentas especiais que permitem avaliar o tamanho, forma e cor das pedras.

Além deste trabalho, eles também precisam estar a par do mercado de investimentos, até porque é desse conhecimento que conseguem dar um valor correto para as joias e pedras.

Para entenderes melhor o que faz este profissional, vamos ver todas as funções que ele tem no seu dia a dia de trabalho.

Se ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti, então experimenta os nossos Testes Vocacionais!

Quais as suas funções

O gemólogo tem como principais funções analisar, identificar, descrever e certificar as características de pedras preciosas. Com o seu olhar clínico, ele é capaz de identificar as pedras preciosas facilmente e percebe as suas qualidades.

Para fazerem uma avaliação correta, os gemólogos usam microscópios, instrumentos de classificação e ferramentas computorizadas. Com esta avaliação, eles conseguem determinar a origem das pedras e categorizá-las, tendo em conta aspetos como, por exemplo, rigidez, índice de refração e estrutura da pedra.

O gemólogo pode criar um relatório de classificação completo, onde atesta a qualidade das pedras, incluindo aqui, por exemplo, a cor, corte, clareza, entre outros aspetos.

O gemólogo utiliza várias ferramentas para conseguir identificar, classificar e avaliar as pedras preciosas. Para saberes ao certo como é o trabalho, precisas também de conhecer essas ferramentas.

Ora vejamos!

  • Lupa / Microscópio – Este profissional utiliza a lupa ou o microscópio para conseguir identificar e classificar as pedras preciosas. Com estes instrumentos, ele consegue identificar e analisar as características internas e externas das pedras.
  • Micrómetro – Esta ferramenta é usada para medir as gemas. Desta forma, conseguimos determinar diferentes dimensões da gema, como, por exemplo, o diâmetro, profundidade, largura e comprimento da pedra.
  • Polariscópio – Este instrumento é utilizado para distinguirmos pedras naturais de pedras sintéticas.
  • Refratómetro – O gemólogo utiliza o refratómetro para medir o índice de refração. Este índice é muito importante para conseguirmos identificar uma gema.
  • Espectroscópio – Esta ferramenta é utilizada para medirmos a quantidade de luz absorvida, assim como o tipo de absorção.
  • Substâncias líquidas – Estas são utilizadas para medir a densidade das pedras.

Perfil dos Gemólogos

Os gemólogos, embora sejam todos diferentes, partilham de certas características de personalidade e gostos. Regra geral, estes profissionais gostam de investigação e, portanto, têm características investigativas.

Sendo assim, eles costumam ser introspetivos e intelectuais. Além disso, são pessoas muito metódicas e têm um perfil racional, lógico e analítico.

Como qualquer pessoa investigativa, estes profissionais são curiosos. No entanto, alguns deles também apresentam características artísticas, com grande criatividade.

Saídas no Mercado de Trabalho

O gemólogo pode atuar de diferentes maneiras. Caso desejes um trabalho mais independente, podes optar por ser comprador e vendedor de pedras preciosas de forma individual. Também podes prestar consultoria a outras empresas, assim como clientes particulares.

Se preferes um trabalho mais estável e com contrato de trabalho, podes procurar emprego em laboratórios, museus, casas de leilões, seguradoras, entre outras grandes empresas que precisem de alguém que identifique e avalie pedras preciosas.

Se queres seguir a profissão de gemólogo, então tens de procurar um curso de Gemologia. Em Portugal, encontras várias instituições onde podes tirar um curso profissional. Estes cursos vão ensinar-te a identificar e avaliar as pedras preciosas, embora a prática seja essencial para te tornares um bom profissional.

Além destes cursos, deves procurar sempre mais conhecimento. Existem vários livros e recursos online que te podem ajudar a evoluir na carreira.

Podes, ainda, optar pelo curso superior de Geologia e procurar uma especialização em Gemologia.

No Brasil, poderás encontrar uma formação em escolas ou universidades que ofereçam o curso de Gemologia. No que diz respeito a cursos superiores, atualmente só existe um curso no país, oferecido pela UFES (Universidade do Espírito Santo).

Se quiseres destacar-te como um profissional de referência, então o nosso conselho é que ponderes tirar o curso no GIA – Gemological Institute Of America (Instituto Gemológico da América).

Este instituto foi criado em 1931 e é hoje a principal autoridade no que diz respeito à educação de gemólogos. Com um diploma deste instituto, todas as portas da indústria joalheira se abrirão para ti.

Onde estudar Gemologia?

Portugal:

Brasil:

Estes são apenas alguns dos cursos disponíveis. Se quiseres seguir a profissão de gemólogo, poderás procurar um curso mais próximo e que mais te agrade. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top