Supervisor de Limpeza

supervisor de limpeza

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Educação Física Psicologia Sociologia

Idiomas:

Português

O supervisor de limpeza, também chamado de encarregado de limpeza, é responsável por fazer a supervisão dos auxiliares de limpeza e é ele que faz a gestão da equipa. Assim, este profissional assegura que todos os espaços se encontram limpos e organizados.

Para seguirmos esta profissão, devemos ser capazes de gerir uma equipa de trabalho. Assim, temos de ter capacidades de liderança, gestão de equipas e uma boa capacidade de comunicação.

Acima de tudo, temos de lidar com pessoas e equipas. Nesse sentido, temos de gostar de trabalhar em equipa e ser capazes de ajudar em tudo o que for preciso.

Se esse é o teu caso, então estás no sítio certo. Aqui vamos mostrar-te tudo o que precisas saber para seguir a profissão de supervisor de limpeza.

Vais descobrir, por exemplo, o que ele faz no seu dia a dia, as saídas profissionais e outras informações úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vem connosco!

O que faz um Supervisor de Limpeza?

O supervisor de limpeza, também chamado de encarregado de limpeza, é o profissional que lidera a equipa de auxiliares de limpeza. No caso de trabalhar num estabelecimento de saúde, este designa-se de encarregado de limpeza hospitalar ou supervisor de limpeza hospitalar e é encarregue de supervisionar o trabalho dos auxiliares de limpeza hospitalar.

Além de liderar a equipa, distribuindo tarefas e dando formações, ele também tem de supervisionar a limpeza e higiene de todos os espaços (casas de banho, salas, consultórios, corredores, elevadores, entre outros).

Assim sendo, ele é o maior responsável por garantir a limpeza e manutenção dos espaços e, em último caso, é ele que responde aos seus superiores pelas falhas nesse quesito.

Quais as funções do Encarregado de Limpeza?

O supervisor de limpeza tem como principal função assegurar que o local se encontra limpo e organizado. Embora não faça parte das suas funções limpar, sempre que for preciso, ele ajuda a equipa para que o trabalho fique concluído.

O dia a dia do encarregado de limpeza inclui diferentes tarefas, entre as quais:

  • Supervisionar a limpeza do espaço (este trabalho deve ser feito com atenção aos detalhes) – O supervisor tem de perceber se tudo está limpo, como vidros, tapetes, móveis, objetos decorativos, equipamentos, casas de banho, cozinha, entre outros.
  • Liderar a equipa de auxiliares de limpeza – Esta tarefa inclui organizar o trabalho, distribuir tarefas, ajudar na solução de problemas do dia a dia, perceber quais os funcionários que estão presentes e os que estão a faltar, definir horários de trabalho dos auxiliares, entre outras ações de liderança (devendo estar sempre em concordância com o coordenador de limpeza).
  • Tratar dos materiais de limpeza – O encarregado de limpeza tem de ver quais são os materiais de limpeza que estão a acabar para poder comprar (ou enviar o pedido de compra para superiores) e repor os “kits” de cada funcionário. Também pode sugerir a compra de equipamentos que aumentem a produtividade e melhorem a eficiência do trabalho dos auxiliares.

Saídas no Mercado de Trabalho

O supervisor de limpeza pode trabalhar em diferentes espaços, como escritórios, indústrias, hotéis, estabelecimentos comerciais, restauração, escolas, hospitais, entre outros espaços privados e públicos.

Todos os espaços de atendimento ao público precisam de uma equipa para assegurar que o espaço está sempre limpo e organizado. Por isso, sempre que haja uma equipa de limpeza, teremos de ter um encarregado de limpeza. Portanto, não terás dificuldades em encontrar uma boa oportunidade de emprego.

Como entrar na carreira de Supervisor de Limpeza?

Para te tornares supervisor de limpeza, tens de ter experiência anterior como auxiliar de limpeza. Como tens de dominar tudo sobre limpezas, não há como adquirir esses conhecimentos sem prática. Afinal, a melhor forma de aprender é colocando as “mãos na massa”.

Regra geral, o encarregado de limpeza chega a este posto por meio de uma progressão na carreira. Como tal, começas como um auxiliar de limpeza e, reconhecido o teu talento nas limpezas, assim como as tuas capacidades de liderança, passas a ocupar o cargo de supervisor.

Não é exigida nenhuma formação para seguires esta carreira. No entanto, e tendo em conta que falamos de um posto de liderança, se fizeres uma formação em gestão de equipas, por exemplo, terás muitos pontos a teu favor.

Onde estudar para Supervisor de Limpeza?

Como dissemos, não é necessário ter uma formação específica para te tornares supervisor de limpeza. Mas como esta é uma carreira que envolve a liderança e gestão de equipas, se fizeres uma formação nesse sentido, vais ter melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Além disso, uma boa formação vai permitir-te crescer ainda mais na carreira. Assim, poderás vir a ser um coordenador de limpeza ou podes até vir a liderar equipas de outros departamentos.

Por isso, reunimos aqui algumas formações que te podem ser muito úteis.

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de ser supervisor de limpeza (encarregado de limpeza), então não tenhas medo de pôr a “mão na massa” e começar de “baixo”. Dedica-te bastante, pois os teus talentos e esforços serão reconhecidos. Sabemos que não será um caminho rápido, mas quando queremos muito algo, não há nada que nos “derrube”. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que conquistes tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top