Diretor de Voz (Animação)

diretor de voz (animação)

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

História da Cultura e das Artes Literatura Oficina de Artes Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

O diretor de voz é um profissional que trabalha na área da animação. Ele é o responsável por escolher o elenco que irá fazer a voz principal e o orienta na interpretação das cenas.

Para que uma animação seja feita, um dos principais elementos é a inserção das vozes das personagens. Este é um processo bastante complexo e requer muito estudo antes das gravações.

É importante que os atores se adaptem à personagem e que sejam capazes de imprimir na voz a sua personalidade. Por isso, ter alguém que os oriente nesse trabalho é fundamental.

Se gostavas de trabalhar com animação, mas não tens talento para desenho, esta pode ser uma excelente opção.

Neste artigo vamos dar-te a conhecer a profissão de diretor de voz em animação e tudo o que precisas saber para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Diretor de Voz?

O diretor de voz escolhe o elenco de atores que vão dar voz às personagens de animação. Além disso, ele orienta os atores quando estes estão a gravar as cenas. Este profissional é ainda responsável por gravar ADRs (Aditional Digital Recording/ Automatic Dialogue Replacement).

Os ADRs dizem respeito, portanto, a gravações adicionais, as quais se mostraram necessárias depois de concluída a animação e o lipsinc. O diretor de voz poderá ter de substituir o diálogo, ou pode ter de fazer uma gravação adicional (dependendo do caso em concreto).

Como as vozes originais costumam ser gravadas antes da própria animação (até porque o trabalho das vozes auxilia bastante no trabalho do animador), depois que tudo está concluído, podemos ter de modificar algumas partes, ajustando as reações das personagens (que podem ter mudado no processo de animação).

Pode ser necessário, também, mudar alguma palavra ou frase, assim como corrigir overlapping.

Ainda não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então descobre outras carreiras de acordo com os teus gostos com o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O diretor de voz tem com funções fazer os castings para escolher o elenco que irá gravar as vozes originais de uma animação, orientar e dirigir os atores durante as gravações, assim como coordenar as gravações de ADR.

Além disso, este profissional pode sugerir algumas alterações de roteiro, as quais se podem justificar mediante as gravações de vozes originais.

Sendo assim, este é um profissional essencial no processo de criação de uma animação, pois as vozes são fundamentais para dar vida a uma animação.

Saídas no Mercado de Trabalho

O diretor de voz trabalha no setor da animação. Nos últimos anos, a animação tem vindo a crescer bastante, o que é uma excelente notícia para quem quer trabalhar na área. Se, há uns anos, a animação se resumia a curtas e longas-metragens, hoje temos um grande leque de opções, como, por exemplo, videojogos, publicidade e internet.

Sem dúvida, os avanços da tecnologia transformaram o mercado da animação. Além de assistirmos a inovações constantes, também vemos uma maior presença da animação no mundo digital, em vídeos e GIFS, por exemplo.

Como diretor de voz, poderás trabalhar com filmes, séries, vídeos, curtas-metragens, anúncios publicitários, e até em videojogos.

Experimenta os nossos Testes para descobrires outras profissões que se enquadram na tua personalidade!

Como entrar na carreira de Diretor de Voz (Animação)?

Se queres trabalhar como diretor de voz em animação, é fundamental teres experiência como ator de voz original. Para que consigas orientar o trabalho dos atores, é importante que tenhas conhecimento em interpretação e a experiência no papel de ator de voz original mostra-se indispensável.

Sendo assim, deverás começar a carreira na interpretação de personagens em animação. Para tal, uma formação em teatro mostra-se importante.

Também podes fazer uma formação em voice acting, a qual é específica para a formação dos atores para voz original em animação. Embora não seja uma formação determinante para conseguires trabalho na área, pode facilitar bastante o teu trabalho.

Devemos dizer que a maior parte dos cursos em voice acting são ministrados em inglês. Por isso, deverás ter conhecimentos em língua inglesa.

Onde estudar para Diretor de Voz (Animação)?

Como vimos, para seres diretor de voz, é importante que tenhas conhecimentos de interpretação. Sendo assim, uma formação em teatro é fundamental. Tens, ainda, o curso em voice acting, o qual pode dar-te vantagens no mercado de trabalho.

Para te ajudarmos, deixamos aqui alguns cursos que podem ser interessantes para ti.

Portugal:

Brasil:

Online:

Gostavas de ser diretor de voz de animação? Então não deixes de procurar uma boa formação, pois vai fazer toda a diferença no teu futuro profissional. Nós desejamos-te muito sucesso ao longo da tua carreira.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top