Chocolatier (Chocolateiro)

chocolatier (chocolateiro)

Resumo da profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho Materiais e Tecnologias Oficina de Artes Química

Idiomas:

Português

O chocolatier, conhecido também como chocolateiro, é o responsável por criar e fabricar as deliciosas receitas com base em chocolate.

O chocolate é um dos alimentos mais queridos em todo o mundo (até porque não há quem resista a ele!) e o artista que sabe trabalhá-lo é muito valorizado.

Usando chocolate em barras ou gotas, este profissional é capaz de confecionar diferentes produtos (podendo até fazer verdadeiras esculturas com chocolate).

Para os apaixonados por chocolate, e para aqueles que gostavam de trabalhar em confeitaria, a profissão de chocolatier pode ser muito gratificante.

Já pensaste no que seria teres o prazer de trabalhar com chocolate o dia todo? Difícil será não engordares alguns quilos! Mas também, o que são alguns quilos a mais quando, do outro lado da balança, está trabalhar com um dos produtos mais amados do mundo?

Neste artigo, vamos mostrar-te o que faz o chocolateiro, como é o seu dia a dia de trabalho, as funções que tem, assim como as saídas profissionais e o que precisas fazer para entrar nesta carreira.

Estás curioso para perceber um pouco mais sobre esta arte de trabalhar chocolate? Então segue connosco!

O que faz um Chocolatier (Chocolateiro)?

O chocolatier usa chocolate em barras ou gotas (callets) para confecionar outros produtos, como os nossos queridos bombons, por exemplo. Ele é um verdadeiro artista, pois é capaz de transformar o formato, textura, e até o sabor do chocolate, com o objetivo de criar receitas únicas e deliciosas.

Na maior parte das vezes, o chocolateiro trabalha com chocolate gourmet, com altíssima qualidade, para garantir que o resultado das suas receitas é perfeito.

Tem de ser muito criativo para criar diferentes receitas, mas também tem de ter conhecimentos e habilidade de alta confeitaria, até porque precisa saber combinar todos os ingredientes de forma que todos os elementos se sobressaiam.

Assim, o chocolateiro pega nas barras de chocolate, ou nas callets, e, com os seus conhecimentos e experiência em confeitaria, cria:

  • Bombons
  • Trufas
  • Ovos de Páscoa, Pais Natal, entre outras figuras em chocolate
  • Tabletes de chocolate diferenciadas
  • Sobremesas de chocolate (ou tendo como base o chocolate)
  • Doces de chocolate (ou com o chocolate como base)

Chocolatier e Chocolate Maker

Muitas pessoas acham que o chocolatier e o chocolate maker desempenham as mesmas funções. Embora estes sejam os dois grandes artistas que trabalham com chocolate, desempenham tarefas bem distintas.

O chocolate maker é a pessoa que produz o chocolate a partir do cacau. Ele não desenvolve receitas com base no chocolate, dedicando-se apenas à produção do chocolate em si.

O seu trabalho implica acompanhar todo o processo de confeção do chocolate, desde a plantação do cacau a ser usado, até ao fabrico das barras deste delicioso alimento.

Sendo assim, ele é um especialista no que diz respeito aos grãos e origens dos mesmos.

Já o chocolatier (chocolatière, no feminino) é o profissional que transforma as barras de chocolate produzidas pelo chocolate maker em outros produtos. É quase como o gourmet do chocolate, criando sobremesas, doces e até esculturas com o chocolate.

Não sabes se esta é a profissão certa para ti? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O chocolatier tem como principal função criar e fabricar receitas com base no chocolate. Ou seja, ele transforma as barras e as gotas de chocolate noutros produtos (ainda mais saborosos).

Para trabalhar o chocolate, ele tem de aquecê-lo e depois arrefecê-lo. A este processo chamamos de têmpera (temperagem, no Brasil) e é ele que nos permite moldar o chocolate como queremos.

Para que a têmpera seja bem feita, é preciso ter um controlo muito rigoroso das temperaturas. Quando este processo não é feito da forma certa, o resultado é um chocolate opaco ou com bolhas, por exemplo.

Quanto aos produtos fabricados, eles podem ser variados. Entre os mais comuns, encontramos, por exemplo:

  • Bombons e Trufas – Encontramos uma grande variedade de sabores, desde os mais clássicos aos sabores alternativos.
  • Chocolates diferenciados – Transformar uma barra de chocolate em tabletes com sabores únicos é uma excelente forma de cativar os amantes de chocolate (principalmente aqueles que gostam de experimentar sabores novos).
  • Tortas – Esta sobremesa é sempre bem-vinda na nossa mesa. Não só é perfeita para alegrar a noite de Natal, como em qualquer almoço ou jantar de família ou amigos.
  • Mousse – Quem não adora uma bela mousse de chocolate? Nada de produtos pré-cozinhados nem de confeção rápida! O chocolatier vai fazer mousses deliciosas para aquelas reuniões familiares ou para uma ocasião especial.
  • Bolo de festa – Aliando as técnicas de confeitaria às técnicas de chocolataria, o mestre chocolateiro é capaz de fazer verdadeiras obras de arte em bolos de festas.
  • Produtos sazonais – Existem épocas em que surgem alguns produtos de chocolate específicos. Por exemplo, na Páscoa, é comum vermos ovos de chocolate em qualquer espaço comercial. O Natal ou o Dia dos Namorados também são excelentes épocas para criar produtos únicos que remetam a essas datas.

Saídas no Mercado de Trabalho

O chocolatier, ou chocolateiro, pode trabalhar em diferentes espaços, desde que se confecionem produtos derivados de chocolate. Sendo assim, se quiseres seguir esta profissão, podes encontrar oportunidades de emprego em:

  • Confeitarias
  • Boutiques de chocolate e Chocolatarias
  • Restaurantes
  • Hotéis

Embora possas trabalhar para uma empresa, também podes seguir uma carreira como autónomo. No entanto, deves ter em conta que as tuas funções passarão a ser bem mais do que lidar com chocolate.

Tratar do marketing, das entregas e da contabilidade, por exemplo, faz parte da rotina de um chocolateiro por conta própria (exceto quando contratas outros profissionais para tratar desses assuntos). Portanto, ter conhecimentos de marketing pessoal e marketing digital pode ser um grande diferencial.

Conhece também a profissão de Personal Chef / Private Chef

Como entrar na carreira de Chocolatier (Chocolateiro)?

Para seguires a profissão de chocolatier, ou chocolateiro, tens de dominar as técnicas do chocolate. Para seres um grande mestre chocolateiro, tens de saber tudo sobre chocolate e cacau.

Saber quais os tipos de cacau existentes, assim como entender o processo de produção do chocolate, é essencial para te tornares uma referência no mercado.

Portanto, um curso de chocolataria é imprescindível para entrares no mercado de trabalho. Com este curso, vais aprender tudo sobre chocolate, assim como a arte de trabalhá-lo.

Além disso, vais conhecer outras pessoas da área, as quais podem ser uma excelente motivação para aprenderes e evoluíres ao longo da tua carreira.

Antes de ires, espreita também a profissão de Chefe de Cozinha

Onde estudar para Chocolatier (Chocolateiro)?

Como vimos, se queres tornar-te um chocolatier de sucesso, tens de dominar as técnicas do chocolate. Sendo assim, um curso em chocolataria mostra-se indispensável. Encontras também vários workshops interessantes para aprenderes mais sobre a arte da chocolataria. O mais importante é encontrares um espaço que te ofereça boas informações e que estas vão ao encontro das tuas aspirações.

Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar. Ora espreita!

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de te tornar um chocolatier, ou mestre chocolateiro, de referência no mercado nacional (e, quem sabe, internacional), então investe em boas formações. Estuda, desenvolve o teu talento e habilidades, pois é isso que fará com que chegues sempre mais longe. Sabemos que nem sempre será fácil, mas quando gostamos do que fazemos, todos os sacrifícios valem a pena. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top