Ciclista Acrobático

ciclista acrobático

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Ordenado Médio Mensal:

1000€ - 1500€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Educação Física Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O ciclista acrobático é um artista de circo que faz acrobacias em cima de uma bicicleta ou monociclo. Este é um dos números de circo que arranca mais suspiros, muito pelo alto grau de exigência.

O circo é um mundo repleto de magia e encantamento, mas também existem muitos mitos e preconceitos, causando uma certa estranheza por parte das pessoas que vivem fora da rotina circense. 

Ao contrário do que muitos pensam, os circos de hoje já não são tão familiares, nem “amadores”. As artes circenses evoluíram muito nas últimas décadas e como o público é cada vez mais exigente, abriram-se portas para que outros artistas pudessem entrar neste mercado de trabalho, desde que tivessem talento, obviamente. 

Portanto, se sempre quiseste trabalhar num circo, ou se esse mundo te fascina e tens domínio do teu corpo, a profissão de ciclista acrobático pode ser uma excelente opção. 

Se queres conhecer melhor esta carreira, continua a ler este artigo porque vamos contar-te tudo o que precisas saber. 

Vamos? 

O que faz um Ciclista Acrobático?

O ciclista acrobático faz diversas acrobacias em cima de um monociclo ou bicicleta. Isto quer dizer que tem de dominar o seu corpo, assim como bicicletas e monociclos, com grande destreza. 

Se um acrobata já tem de ter um controlo do seu corpo fora do normal, um ciclista acrobático tem um grau de exigência ainda maior, por ter de controlar, ao mesmo tempo, a bicicleta ou o monociclo. 

Além de ter de dominar a arte da acrobacia em cima de uma bicicleta ou monociclo, este artista de circo tem de ter uma noção muito clara de espetáculo. 

O principal objetivo de qualquer artista, seja ele de circo ou de qualquer outra arte, é fazer com que o público passe um bom momento durante o espetáculo. 

Os artistas têm de fazer com que o seu público se abstraia de tudo e viva o momento de forma prazerosa. 

Portanto, cada minuto da apresentação é pensado ao detalhe. Captar a atenção de todas as pessoas e mantê-las entusiasmadas é o segredo para ser bem-sucedido nesta profissão. 

Quais as suas funções

A principal função do ciclista acrobático é entreter o público com o seu número de acrobacia em cima de bicicletas ou monociclos. Para que as apresentações corram bem e o público fique “absorvido” do primeiro ao último segundo, tudo tem de ser perfeito.

Os treinos têm de ser diários. Assim como em qualquer arte, são a repetição e o treino que levam à perfeição. Por isso, não existe dia mau para o artista. Todos os dias têm de ser vividos com a mesma intensidade, com a mesma dedicação e o mesmo empenho. 

Como se costuma dizer: “The show must go on” (O espetáculo tem de continuar). E esta é a mais pura verdade para qualquer artista. O mais importante é o público, e o respeito por ele faz com que nada seja impeditivo para entrar em cena. 

Saídas no Mercado de Trabalho

O ciclista acrobático é um artista de circo. Por isso, é fácil perceber que os empregadores são companhias circenses. O mercado de trabalho não abrange muitos artistas, mas também não existem muitas pessoas que queiram seguir uma carreira circense (muito também pelo preconceito que ainda existe quanto à vida itinerante). 

Portanto, se quiseres seguir esta profissão, embora não tenhas muitas ofertas de trabalho, a concorrência não é elevada, o que é uma vantagem neste momento. 

Como entrar na carreira de Ciclista Acrobático?

Se queres seguir a carreira de ciclista acrobático, a equipa do Guia das Profissões aconselha a que te inscrevas numa escola de circo ou artes circenses. Atualmente já encontras boas escolas nesta área que são capazes de formar verdadeiros artistas de circo. 

Como já dissemos, os circos deixaram de ser um negócio familiar e abriram portas a novos talentos. Isso fez com que as escolas de artes circenses evoluíssem bastante e formassem artistas multidisciplinares e talentosos. 

Vê agora as melhores escolas que existem em Portugal e no Brasil. 

Onde estudar para Ciclista Acrobático?

Portugal:

Brasil:

Ficaste interessado em seguir a profissão de ciclista acrobático? Então não percas nem mais um minuto e inscreve-te numa das escolas que te apresentamos. Com toda a certeza vais descobrir que tens muito a aprender, mas és capaz de derrubar barreiras e enfrentar todos os teus limites. Sucesso!

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top