Assistente de Figurinista

assistente de figurinista

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho História da Cultura e das Artes Materiais e Tecnologias Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O assistente de figurinista, ou assistente de figurino, é o profissional que ajuda o figurinista em todas as suas tarefas, além de ser responsável por fazer a manutenção e a limpeza das roupas e adereços, fazer pequenos arranjos e passar a ferro as diferentes peças.

Este profissional é muito importante em qualquer produção que necessite de figurinos, como produções teatrais, televisivas, cinematográficas, entre outras. Trabalha sob as orientações do figurinista, mas também pode trabalhar com outros profissionais, como, por exemplo, costureiras de espetáculo e o zelador de guarda-roupa.

Se esta é uma profissão que te interessa, então estás no sítio certo! Neste artigo, vamos mostrar-te tudo o que precisas saber sobre a carreira de assistente de figurinista.

Vais descobrir, por exemplo, as funções que este profissional tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, assim como outras informações úteis.

Vens connosco?

O que faz um Assistente de Figurinista?

O assistente de figurinista, também chamado de assistente de figurino, é o braço direito do figurinista. Ele auxilia em todo o seu trabalho, desde a produção dos figurinos até à conservação e manutenção dos mesmos.

O figurinista idealiza as peças de decide quais os figurinos vão ser usados pelos artistas. O seu assistente vai apoiar esse trabalho de criação, mas também vai trabalhar na manutenção dos figurinos em condições perfeitas (passar a ferro, lavar e limpar as peças, fazer pequenos arranjos).

Os figurinos são uma parte central em qualquer produção, a par dos cenários. Todos os elementos usados têm uma razão de ser. Da mesma forma que os cenários servem para situar o público na produção, os figurinos servem para dar informações sobre as personagens, por exemplo.

No teatro e no cinema, principalmente, os figurinos têm um espaço ainda mais central, até porque as roupas e adereços usados pelos atores ajudam-no a “entrar” na personagem.

Ainda não sabes se esta é a melhor profissão para ti? Então descobre outras carreiras de acordo com os teus gostos com o nosso Simulador!

Quais as suas funções

O assistente de figurinista tem como principal função auxiliar o figurinista nas suas tarefas. Além de ajudar na criação e produção das peças, ele também é responsável pela limpeza e pela manutenção dos figurinos.

Sendo assim, este profissional tem de:

  • Lavar e limpar as peças de roupa e adereços
  • Fazer pequenos arranjos nas peças de roupa
  • Passar a ferro as peças

Em alguns momentos, este profissional é confundido com o zelador de guarda-roupa, ou mestre de guarda-roupa.

No entanto, este último só é responsável por manter os figurinos conservados, transportar e guardar os figurinos. Já o assistente de figurinista auxilia noutras tarefas, principalmente no que diz respeito à criação e produção dos figurinos.

De entre as várias tarefas, podemos destacar aqui, por exemplo, ajudar o figurinista a:

  • Estudar o roteiro
  • Fazer pesquisas sobre a época e lugar da história
  • Pesquisar sobre os costumes da época retratada
  • Criar orçamentos de figurino

Como podemos perceber, o seu trabalho vai bem mais além do trabalho do zelador de guarda-roupa, embora, em alguns momentos, as suas tarefas sejam coincidentes.

Saídas no Mercado de Trabalho

O assistente de figurino, ou assistente de figurinista, pode trabalhar em diferentes produções artísticas, desde que estas envolvam a criação de figurinos. É verdade que geralmente associamos este trabalho ao teatro e ao cinema, mas existem outras produções artísticas nas quais podemos trabalhar, entre as quais:

  • Telenovelas
  • Programas de televisão diversos
  • Anúncios de publicidade
  • Espetáculos de dança e de música
  • Campanhas de vídeo

Embora possas trabalhar em diferentes produções artísticas, infelizmente, existem poucas vagas de trabalho na área. A área artística dispõe de poucos recursos, o que se traduz em poucos empregos, assim como em empregos precários (sem contrato de trabalho e com pouca, ou nenhuma, segurança).

No entanto, se gostavas de trabalhar nesta área, não desanimes. Sem dúvida, é um mundo cheio de magia (apesar de lidares com muitos egos!).

Ainda tens dúvidas sobre a carreira ideal para ti? Então conhece outras profissões que se encaixam na tua personalidade ao fazer os nossos Testes!

Como entrar na carreira de Assistente de Figurinista?

Para seguires a profissão de assistente de figurinista, não precisas ter uma formação específica na área. No entanto, é importante teres conhecimentos em figurinos, principalmente se quiseres evoluir na carreira.

Uma formação na área da Moda, Cinema, Audiovisual e História da Arte, por exemplo, são muito valorizadas para quem quer seguir a área dos figurinos. Portanto, se quiseres apostar nesta carreira, o nosso conselho é que ponderes, de facto, tirar um desses cursos.

Além disso, podes procurar estágios onde aprendes, na prática, como é o trabalho do assistente. Muitas pessoas começam desta forma e, com o tempo, procuram formações que lhes permitam crescer na profissão.

Onde estudar para Assistente de Figurinista?

Como vimos, os cursos na área da Moda e Cinema são muito valorizados, assim como cursos em áreas complementares, como Audiovisual e História da Arte. Se quiseres progredir na carreira e tornares-te figurinista, um destes cursos é indispensável (principalmente Moda e Cinema).

Aqui vamos deixar-te alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Gostavas de ser assistente de figurinista? Adoravas trabalhar na área dos espetáculos, mas tens particular interesse por moda? Então investe na tua formação, pois vai fazer toda a diferença na hora de entrares no mercado de trabalho. Nós desejamos-te muito sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top