Ciclista / Ciclismo

Ciclista / Ciclismo Profissional

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Educação Física Psicologia

Idiomas:

Inglês, Português

Um Ciclista é um atleta que vive a 100% do Ciclismo como profissão, treinando todos os dias e participando de forma regular em competições. Mas antes de ser uma profissão, este desporto é acima de tudo uma paixão.

Sem muita dedicação e muito sacrifício, não é possível triunfar no Ciclismo Profissional. Assim, quem quiser abraçar a profissão de Ciclista precisa de ter verdadeira paixão por este desporto.

Antes de mais, a modalidade exige uma preparação física muito rigorosa, com várias horas de treino e dores pelo meio. Além disso, é preciso ter uma alimentação bem cuidada e uma grande resiliência psicológica para aguentar as diversidades.

Portanto, o Ciclismo é um dos desportos mais desafiantes, pois requer entusiasmo emocional e capacidade física.

Mas continua a ler para saberes tudo sobre como ser Ciclista Profissional…

O que faz um Profissional de Ciclismo

O Ciclismo Profissional assenta em três pilares fundamentais:

  • Boa preparação física
  • Alimentação adequada
  • Treinador de qualidade.

Assim se percebe, desde logo, como ser Ciclista exige uma especial dedicação e empenho nestas várias vertentes. Portanto, a rotina de quem se dedica ao Ciclismo como profissão é bastante rigorosa, a começar pela máxima de deitar cedo e cedo erguer.

Estes Atletas Profissionais precisam de programar muito bem os seus dias, para conseguirem cumprir com todas as exigências da modalidade.

Deste modo, ao longo do dia, podem ter reuniões de equipa, se integrarem alguma, com a presença do Treinador de Ciclismo. Mas também têm de fazer vários treinos por dia, incluindo treino neuromuscular no ginásio. Contudo, podem também fazer treinos para melhorar a estabilidade e a capacidade de explosão.

Este empenho é feito, muitas vezes, de domingo a domingo, sem pausas e sem férias, pois é preciso preparar as grandes competições como o Giro de Itália ou o Tour de França.

Entre as sessões de treinamento e as competições, o Ciclista terá de tratar da sua recuperação física com atividades como acupuntura e massagem. Mas também pode ter de realizar trabalho com o Fisioterapeuta.

Além disso, há uma componente mais “burocrática”, digamos, que passa por manter contacto com os media, por exemplo. Mas o Profissional de Ciclismo ainda pode ter de integrar ações de Marketing ou de Solidariedade com a camisola do clube ou equipa a que pertence.

Quais as suas funções

Os Ciclistas Profissionais podem dedicar-se a diferentes versões da modalidade, sempre com a bicicleta como ferramenta de trabalho. É importante escolher uma ou várias dentro do mesmo estilo, pois cada versão implica uma preparação física distinta e qualidades particulares.

Ciclismo de Estrada

Assim, a modalidade de Ciclismo de Estrada é a mais conhecida e a que tem mais praticantes em todo o mundo, ou não fosse a que se pratica em provas como o Giro e o Tour. Trata-se de uma versão que, como o nome indica, se realiza em estrada e caracteriza-se por provas longas e muito exigentes em termos de resistência física.

BTT ou Mountain Bike

Mas existe também o BTT ou Mountain Bike, isto é, o Ciclismo de Montanha que assenta na realização de percursos e trilhos acidentados e com obstáculos pelo meio. Existem vários estilos dentro do BTT como, por exemplo, Cross Country, Four-Cross, Downhill, Freeride, Enduro e Trip Trail.

BMX ou Bicicross

Há ainda o BMX ou Bicicross que é praticado com bicicletas especiais e que surge da adaptação do Motocross ao Ciclismo. Esta modalidade passa por dois estilos, o BMX Racing, ou seja, corridas na areia, e o BMX Freestyle, isto é, manobras de maior ou menor dificuldade.

Ciclismo de Pista

O Ciclismo de Pista é aquele que estamos habituados a ver nos Jogos Olímpicos, existindo em várias modalidades. Alguns exemplos são as seguintes:

  • Velocidade ou Sprint
  • Team Sprint ou Velocidade por equipas
  • Perseguição por equipas ou Team Pursuit
  • Keirin (com recurso a um auxílio motorizado para controlo da velocidade)
  • Omnium (é uma prova combinada, disputada ao longo de dois dias, incluindo Corrida de Pontos, Perseguição Individual e Contrarrelógio, entre outras).

Outra modalidade de Ciclismo é o Gravel que se constitui como um misto de Ciclismo de rua com Ciclismo de Montanha.

Mas, numa vertente mais artística, quem tiver a paixão pelo mundo das bicicletas, até pode trabalhar como Ciclista Acrobático!

Quanto ganha um Ciclista

Os ordenados no mundo do Ciclismo podem variar muito conforme o potencial e a capacidade financeira das equipas a que os Ciclistas pertença. Habitualmente, os Profissionais estão ligados a clubes ou a equipas profissionais de Ciclismo, o que constitui uma garantia de um rendimento fixo e regular.

Mas repara que os Ciclistas mais conhecidos, os que ganham as grandes competições, podem conseguir contratos de patrocínio e de publicidade interessantes – e muito lucrativos!

Contudo, os grandes craques do Ciclismo não chegam a atingir os valores astronómicos de outros desportos, como, por exemplo, o Futebol ou o Basquetebol.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Ciclismo é um desporto com muita tradição em vários países, como em Portugal, por exemplo. Contudo, mesmo assim, não há um investimento tão grande nesta modalidade como acontece noutros desportos.

Assim, as oportunidades para quem quer triunfar neste mundo não são assim tantas. De resto, em países como no Brasil, há poucos profissionais a se dedicarem ao Ciclismo Profissional.

Contudo, os adeptos mais sortudos da modalidade, podem ter a sorte de ser descobertos por um Scout para uma grande equipa de Ciclismo. Tal como o Olheiro de Futebol, também, há pessoas em busca de Ciclistas talentosos, para apostar na sua progressão como Atletas.

Como entrar no Ciclismo Profissional

Não há uma forma certa ou ideal para conseguir ser Ciclista Profissional. Contudo, há alguns passos que podes seguir para tentar triunfar no mundo do Ciclismo.

Em primeiro lugar, procura começar tão cedo quanto possível a treinar a mestria de andar de bicicleta, e a preparar os músculos para os enormes desafios que te aguardam.

Neste âmbito, deves procurar inscrever-te num clube local de Ciclismo, por exemplo. É uma boa forma de treinar com outros, o que te vai ajudar a melhorar de forma regular.

Além disso, um clube pode dar-te outras condições de treino, bem como possibilidades de participares em competições, o que será essencial para a tua progressão no Ciclismo.

Mas estar integrado num clube também é uma forma de conseguir acesso a um bom treinador, para poderes desenvolveres as técnicas e estratégias da modalidade. Repara que é importante trabalhar aspetos como a endurance e a velocidade, entre outros.

Contudo, para lá de tudo isto, também é importante estudar muito, nomeadamente para conheceres as regras. Por outro lado, procura perceber como é que os grandes Ciclistas se preparam, para adaptares os seus métodos à tua realidade.

Entretanto, treina muito e come da forma certa – se for preciso, procura um Nutricionista para te dar dicas e conselhos. Vê que manter uma dieta rica em hidratos de carbono e proteínas é fundamental no Ciclismo.

Onde estudar para Ciclista

Há vários clubes e escolas que promovem a formação de Ciclistas, investindo no Ciclismo. Trata-se de uma abordagem que passa por preparar atletas para a participação em competições, o que é uma mais-valia para quem quer fazer do Ciclismo profissão.

Assim, para poderes ter uma ideia das opções que existem, deixamos-te de seguida alguns links que te podem interessar…

Portugal:

Brasil:

Agora que percebeste melhor como é o mundo do Ciclismo Profissional e quais são os desafios que um Ciclista enfrenta no seu dia a dia, já podes decidir se tens o que é preciso para seres um campeão! Se achas que é este o caminho para a tua felicidade, torcemos pelo teu sucesso.

Mas se ainda tens dúvidas e não sabes bem o que queres fazer do teu futuro, aproveita o Simulador de Profissões para encontrares outras opções certas para o teu perfil!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top