Assistente de Som

Assistente de Som

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial, Ar Livre

Ordenado Médio Mensal:

Mínimo - 1000€

Empregabilidade:

Média

Disciplinas do secundario:

Educação Física Materiais e Tecnologias Multimédia Oficina de Artes

Idiomas:

Português

O assistente de som é a pessoa que ajuda o operador de som a operar nos equipamentos de som. Apesar de ser uma profissão um pouco desvalorizada, os assistentes de som são essenciais para que qualquer produção audiovisual tenha sucesso.

Embora fiquem sempre por trás das câmaras, os assistentes são imprescindíveis para se conseguir captar um bom som. Eles são o braço direito dos operadores de som e, por isso, não haveria “show” se não houvessem os assistentes de som também.

Apesar de ser um trabalho físico, é muito empolgante. Vais poder estar perto dos artistas, no local onde tudo se passa.

Se gostavas de trabalhar em cinema ou em outras grandes produções, esta pode ser a tua oportunidade!

Ficaste curioso para saber mais sobre esta profissão, não é verdade?

Então continua connosco porque vamos mostrar-te o que faz um assistente de som, quais as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho e todos os passos que tens que dar para entrar nesta carreira.

Vem connosco!

O que faz um Assistente de Som?

O assistente de som é o braço direito do operador de som. Ele ajuda a montar e operar os equipamentos de som usados nas produções audiovisuais, como filmes, por exemplo. Estes dois profissionais ficam responsáveis por controlar o som durante os espetáculos, gravações e ensaios.

Os assistentes de som estão sempre presentes nos sets de filmagens. Portanto, se quiseres seguir esta profissão, vais poder ver os atores a gravar as cenas em primeira mão, e na primeira fila!

Não é emocionante?

Quais as suas funções

O assistente de som tem várias funções, sendo que a principal é apoiar e ajudar o operador de som no seu trabalho. Isso inclui, por exemplo:

  • Enrolar cabos
  • Carregar baterias
  • Montar o equipamento de som
  • Guardar o equipamento
  • Descarregar cartões de memória
  • Ajudar o microfonista
  • Preencher o boletim de som
  • Transportar equipamentos
  • Fazer a ligação dos cabos
  • Organizar fitas de áudio

Como podes perceber, este é um trabalho muito físico, porque vais ter de ajudar a montar e transportar o equipamento de sonorização (e pode ser muito pesado). Portanto, tens de ter uma boa preparação física.

Além disso, é muito importante seres uma pessoa organizada. Os cabos não podem estar espalhados pelo palco ou local de filmagens. Eles têm de ser cuidadosamente colocados para ficarem invisíveis aos olhos das câmaras, assim como longe dos pés dos artistas.

A última coisa que queremos é que alguém caia por nossa culpa, certo?

Além disso, também é possível que tenha de organizar e identificar as várias fitas de áudio. Neste caso, basta uma fita mal identificada, ou fora do sítio certo, para atrapalhar o trabalho do editor de som numa fase posterior.

Sendo assim, além de organização, também precisas ter muita responsabilidade. O teu trabalho é, sim, importante, e pode fazer a diferença!

Saídas no Mercado de Trabalho

Existem muitas oportunidades de trabalho para os assistentes de som. Como podem trabalhar em qualquer tipo de produção audiovisual, as vagas de trabalho são muitas. Podes procurar trabalho em:

  • Cinema
  • Televisão
  • Rádio
  • Teatro
  • Espetáculos Musicais
  • Empresas de eventos

É certo que a maioria dos assistentes de som sonha em trabalhar no cinema. É o teu caso? Pois bem! Temos de alertar-te que as vagas para trabalhar no cinema são poucas, muito menos do que nas outras áreas.

Sem dúvida, o país ainda aposta pouco nas produções cinematográficas, o que faz com que não haja assim tanto trabalho na 7ª arte.

Mas não podes desanimar. O importante é procurares e ires ganhando experiência!

Como entrar na carreira de Assistente de Som?

Para entrares na carreira de assistente de som não precisas ter nenhuma formação. Não precisas saber como gravar nem como editar o áudio. De facto, a única coisa que precisas saber é a posicionar o equipamento da forma correta, assim como saber guardar o equipamento.

É claro que ninguém nasce ensinado! Este é um trabalho que aprendes a fazer na hora. O operador de som e o microfonista (o operador de som no cinema) vão dar-te todas as orientações.

Como estás lá para ajudá-los, é importante que dês ouvidos a tudo o que eles te dizem. Cada um tem a sua forma de trabalhar, então tens de estar “aberto” para aceitar formas diferentes de trabalhar e fazer as coisas.

Se tens ambição de um dia te tornares operador de som ou, quem sabe, um diretor de som, é fundamental teres formação na área do áudio. Poderás ainda tirar um curso de rádio e Tv.

Hoje em dia já existem vários cursos práticos para as pessoas que querem trabalhar em áudio para produções audiovisuais. Estes cursos dão-te conhecimentos práticos sobre como trabalhar com uma grande variedade de equipamentos de som e as melhores formas de captar o som.

Antes de te mostrar alguns cursos que podes fazer nesta área, é importante dizer, aqui, que a experiência e o dia a dia no trabalho são a melhor forma de se aprender a trabalhar como assistente de som.

Além disso, se queres crescer profissionalmente na área, tens de dedicar-te muito em todos os trabalhos. Nunca sabes quando alguém vai olhar para ti e ver todo o potencial que tens escondido!

Onde estudar para Assistente de Som?

Portugal:

Brasil:

Sempre sonhaste em trabalhar com cultura, mas do lado de trás das câmaras? Queres trabalhar como assistente de som? Então estuda, trabalha muito, porque todos os teus sonhos podem tornar-se realidade. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te o maior sucesso do mundo.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top