Coach Desportivo

coach desportivo

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial, Ar Livre

Matérias relacionadas:

Biologia Educação Física Psicologia Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O coach desportivo é um profissional que orienta pessoas a desenvolverem com sucesso os seus objetivos no desporto, de forma profissional, ou não. Esta é uma carreira que tem vindo a crescer muito nos últimos anos e pode, com toda a certeza, ser uma excelente escolha profissional, principalmente se gostas da área do desporto e de comunicar com várias pessoas.

A prática desportiva, especialmente a de competição ou alta performance, envolve grande esforço e preparação física, mas também mental.

O coach no desporto é a pessoa que vai ajudar a desenvolver estes dois aspetos, pois vai dar ao atleta ferramentas para o desenvolvimento das faculdades que precisa para conseguir alcançar os seus objetivos pessoais.

Se esta é uma profissão que te atrai, então continua connosco e descobre o que faz um coach desportivo, quais as tarefas que tem no seu dia a dia, as saídas profissionais, assim como outras dicas úteis para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vamos?

O que faz um Coach Desportivo?

O coach desportivo ajuda os atletas (ou pessoas que querem melhorar o seu desempenho no desporto) na definição dos seus objetivos pessoais, no desenvolvimento do foco e da concentração, assim como ajuda-os a estarem motivados para os treinos, com autoconfiança e autoestima.

Além disso, este profissional ajuda os seus clientes a manterem uma rotina de treinos, construindo um sentido de disciplina e compromisso. Trabalham, ainda, para que os atletas tenham mais resiliência e uma maior capacidade de superação.

Este coach dá a oportunidade aos atletas de forma individual, ou à equipa, de aprender e crescer através da atividade física. Ele encoraja a resistência e uma atitude positiva face à adversidade.

Quais as suas funções

O coaching desportivo é um papel que se tem tornado cada vez mais importante no mundo do desporto. Desde atletas individuais a equipas de elite, os coachs desportivos são responsáveis por ensinar, motivar e orientar os jogadores para o sucesso.

O coach desportivo precisa de ter um vasto conhecimento de desporto e dos fundamentos do treino. Além disso, tem de ser capaz de identificar os pontos fortes, fraquezas e motivações de cada atleta e adaptar a sua abordagem em conformidade com os mesmos.

Assim, ele não se limita a dizer aos atletas como jogar, mas ajuda-os a definir os seus objetivos, estabelece exercícios desafiantes, fornece feedback, gere a dinâmica da equipa e avalia os resultados para que os atletas possam aprender com os seus erros e continuar a melhorar.

Em última análise, o coach desportivo ajuda os atletas a atingirem o pico de desempenho de uma forma agradável.

Como ser um bom Coach Desportivo?

Ter um bom coach desportivo é essencial para qualquer atleta atingir os seus objetivos e todo o seu potencial. Um bom coach deve ter a capacidade de motivar o atleta ou a sua equipa, inspirando-os a encontrar o sucesso no seu desporto e, ao mesmo tempo, ter a paciência e a compreensão que advém do trabalho com atletas de diferentes níveis e capacidades.

Além disso, deve também ter um excelente conhecimento do desporto dos atletas que orienta, sendo capaz de fornecer ajuda prática, assim como orientação teórica.

A empatia é outra qualidade chave, permitindo aos coachs desportivos serem sensíveis às necessidades de cada atleta enquanto os desafiam de uma forma construtiva.

A comunicação é, com toda a certeza, fundamental. Para te tornares um bom coach desportivo, tens de ser capaz de ouvir primeiro e depois oferecer apoio e direção que faça sobressair o melhor em todos aqueles que estão sob a tua instrução.

Saídas no Mercado de Trabalho

Se estás envolvido em desporto ou atividade física e procuras uma forma de entrar no promissor campo do coaching desportivo, agora é a altura certa!

O salário e as oportunidades de progresso para o coach desportivo podem ser bastante lucrativos, especialmente se trabalhares com clientes individuais ou com uma equipa estabelecida.

Encontras várias vagas de trabalho em equipas profissionais e amadoras, assim como em ginásios e academias de ginástica que oferecem serviços de coaching desportivos aos seus clientes.

Podes, ainda, trabalhar como coach independente, permitindo com que tu definas o teu próprio horário e escolhas com quem queres trabalhar.

Como entrar na carreira de Coach Desportivo?

Se queres seguir a profissão de coach desportivo, esta é a hora certa de arriscares. Sem dúvida, nunca houve um interesse tão grande por parte da população em geral em adotar um estilo de vida saudável e ativo, mas também em desenvolver o seu físico de forma atlética.

Podes perceber facilmente que o número de pessoas interessadas em musculação e corrida, por exemplo, tem aumentado bastante nos últimos anos. Não falamos apenas de pessoas que “experimentam” estas atividades, mas de pessoas que levam muito a sério estes desportos e querem desenvolver as suas capacidades ao máximo, mesmo não competindo.

Apesar de haver uma maior procura por profissionais que atuem na área do coaching desportivo, existe também um maior número de pessoas a oferecerem este serviço. Nesse sentido, é fundamental demonstrares todas as tuas habilidades e, obviamente, a formação na área pode ser um grande diferencial.

Ter o curso superior de Educação Física, ou uma formação profissional para personal trainer, pode abrir-te, com toda a certeza, as portas para o mundo do coaching desportivo. Além disso, podes apostar em algumas formações na área específica do coaching, para melhorares as tuas capacidades de comunicação.

Onde estudar Coaching Desportivo?

Estás interessado em ser coach desportivo? Então é importante escolheres o local certo para estudar. Podes optar por uma formação académica, uma formação profissionalizante, e depois podes agregar a esta formação na área do Desporto outros conhecimentos específicos em técnicas de coaching.

Para te ajudarmos, deixamos aqui alguns cursos que te podem interessar. Ora espreita!

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de inspirar atletas e ajudá-los a alcançar todo o seu potencial, então a profissão de coach desportivo é a melhor para ti. Procura uma boa formação e luta por aquilo que desejas. Nós, do Guia das Profissões, desejamos-te todo o sucesso.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *