Professor de Literatura Portuguesa

Professor de Literatura Portuguesa

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Presencial

Matérias relacionadas:

Filosofia História Línguas Literatura

Idiomas:

Português

O Professor de Literatura Portuguesa em Portugal dá aulas aos alunos do 12º ano do curso de Línguas e Humanidades. No Brasil, a Literatura é ensinada nas aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental e médio, não havendo separação destas matérias. Os Professores de Literatura podem também trabalhar em universidades.

Esta profissão é, sem dúvida, essencial para a nossa sociedade e para a nossa cultura. Conhecer as grandes obras literárias portuguesas, brasileiras, assim como de autores dos PALOPs (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), é fundamental para termos jovens culturalmente ricos.

Se gostas de ler e és apaixonado pelas obras de Língua portuguesa, mas também adoravas partilhar essa paixão com os outros, a profissão de Professor de Literatura Portuguesa pode, sim, ser aquela que tanto procuravas.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz um Professor de Literatura Portuguesa, assim como as funções que tem no seu dia a dia, as saídas no mercado de trabalho, e o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Curioso para saber mais sobre esta profissão?

Então continua connosco!

O que faz um Professor de Literatura Portuguesa?

O Professor de Literatura Portuguesa dá a conhecer os grandes autores do país e suas obras. Em Portugal, a maior parte dos autores estudados são portugueses, da mesma forma que no Brasil se foca mais em autores brasileiros.

Existe mesmo uma necessidade de integração de mais autores de outros países de Língua Oficial Portuguesa nos currículos escolares. Afinal, uma mesma Língua pode unir os povos, mas é preciso dar oportunidade para que os jovens tenham curiosidade em conhecer mais da cultura desses países.

O objetivo deste Professor é estimular os jovens a lerem mais, mesmo que o foco das aulas esteja em autores portugueses / brasileiros.

É importante que os Professores desta disciplina sejam capazes de unir a teoria e a prática. Sem dúvida, a leitura de uma obra implica interpretações próprias. Por isso, o Professor de Literatura deve abrir espaço para o diálogo e discussão das obras com os alunos.

No começo do ano letivo, os Professores procuram saber as competências dos seus alunos, para que possam organizar as aulas de forma a obterem melhores resultados.

Quais as suas funções

A principal função do Professor de Literatura Portuguesa é dar a conhecer aos alunos as obras literárias mais importantes dos autores portugueses / brasileiros, de diferentes estilos literários e de diferentes épocas.

Os Professores de Literatura Portuguesa devem ajudar os alunos a apreciarem textos literários, interpretar linguagem simbólica, reconhecer valores estéticos e culturais, assim como ajudar a relacionar temas entre diferentes textos.

Em Portugal, as aulas de Literatura Portuguesa incluem o estudo de várias obras, entre as quais destacamos, por exemplo:

  • Lírica e sátira galego-portuguesas
  • Crónica de El-rei D. João I e Crónica de El-rei D. Pedro, de Fernão Lopes
  • Sonetos e redondilhas de Luís de Camões
  • Poemas de Bocage
  • Inês Pereira / Lusitânia / Dom Duardos, de Gil Vicente
  • Guerras do Alecrim e Mangerona, de António José da Silva
  • Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro
  • Sermão da Sexagésima, de Padre António Vieira
  • Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto
  • Antologia de Cesário Verde, Almeida Garrett, António Nobre, Antero de Quental, Camilo Pessanha
  • O Alfageme de Santarém / Um Auto de Gil Vicente, de Almeida Garrett
  • Eurico o Presbítero / Lendas e Narrativas, de Alexandre Herculano
  • A Ilustre Casa de Ramires / O primo Basílio / A Relíquia / Os Maias, de Eça de Queirós
  • A Queda de um Anjo / Amor de Perdição / Novelas do Minho, de Camilo Castelo Branco
  • Antologia de António Gedeão, Carlos de Oliveira, Alexander O’Neill, Eugénio de Andrade, Mário de Sá-Carneiro, Fernando Pessoa, Jorge de Sena, Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner Andersen, Ruy Belo, entre outros
  • O Render dos Heróis, de José Cardoso Pires
  • A jangada de Pedra, de José Saramago
  • Aparição / Manhã submersa, de Vergílio Ferreira

Saídas no Mercado de Trabalho

Em Portugal, o Professor de Literatura Portuguesa pode dar aulas em escolas públicas, assim como em escolas privadas, que tenham alunos do ensino secundário. Podem ainda dar aulas na universidade, em cursos de Literatura, Estudos Clássicos, assim como em outros onde a Literatura Portuguesa esteja presente no plano curricular.

No Brasil, o Professor de Literatura dá aulas na universidade, mas também atua como Professor de Língua Portuguesa no ensino fundamental e médio, onde ensina a Literatura portuguesa e brasileira aos seus alunos.

Como entrar na carreira de Professor de Literatura Portuguesa?

Para seguires a carreira de Professor de Literatura Portuguesa no ensino secundário, tens de concluir o mestrado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea.

No Brasil, o Professor de Literatura que queira dar aulas no ensino fundamental e médio precisa concluir a licenciatura em Letras.

Em ambos os países, para dar aulas na universidade, é preciso seguir nos estudos e fazer um doutoramento.

Ao longo da tua carreira, não deixes de procurar outras formações, pois são importantes para o teu crescimento. Conhecimento nunca é demais, então não deixes de atualizar-te.

Onde estudar para para Professor de Literatura Portuguesa?

Portugal:

Brasil:

Gostas muito de ler e és apaixonado pelos autores nacionais? Sentes que tens talento e vocação para dar aulas? Desde já, só temos a dizer que aplaudimos todos os que resolvem seguir a profissão de Professor. Esta não é uma profissão qualquer. É, sem dúvida, uma das mais importantes profissões que existem.

Se o teu sonho é ser Professor de Literatura Portuguesa, então investe na tua formação, pois vai valer a pena todo o esforço. Seguir um sonho vale cada pedra no nosso caminho. Acredita em ti e no teu potencial, porque consegues chegar onde quiseres. Nós, da equipa do Guia das Profissões, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar Post

Deixa o teu testemunho

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top