Compositor de Xadrez

compositor de xadrez

Resumo da profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Matemática

Idiomas:

Francês, Inglês, Português

O xadrez, além de ser um desporto intelectual, pode também ser olhado como uma arte. O compositor de xadrez “entra” nesta última categoria. É um artista que cria problemas de xadrez, os quais se publicam em jornais, revistas ou livros da área.

Problemas de xadrez são excelentes ferramentas de treino para jogadores amadores e profissionais. Sendo assim, o compositor desempenha um papel essencial no desenvolvimento do raciocínio lógico dos jogadores, potenciando melhores resultados em torneios e campeonatos.

Se adoras xadrez e és um apaixonado por problemas de xadrez, então esta pode ser uma profissão muito gratificante para ti.

Neste artigo vamos mostrar-te o que faz este profissional, quais as funções que tem no seu dia a dia, assim como o que precisas fazer para seguir esta carreira.

Vamos?

O que faz um Compositor de Xadrez?

O compositor de xadrez é o profissional que cria problemas de xadrez, os quais são depois publicados nas colunas de passatempos de jornais, revistas, ou em livros de xadrez. Estes problemas são usados por jogadores (amadores e profissionais) para desenvolverem o seu raciocínio lógico.

O problema de xadrez, conhecido também como composição de xadrez (daí o nome da profissão ser compositor), é um quebra-cabeça, um problema, com peças de xadrez.

O compositor cria um cenário, dispondo as peças de xadrez no tabuleiro, e apresenta uma tarefa ao jogador para que ele consiga solucionar (por exemplo, as pretas movem-se em primeiro lugar e têm de dar xeque-mate em 3 movimentos).

O que mais diferencia a composição de xadrez de um jogo real é que as situações apresentadas no problema são muito pouco prováveis de acontecer na realidade. Mesmo que “irrealistas”, estes problemas ajudam os jogadores a pensarem em estratégias de jogo.

Quais as suas funções

A função de um compositor de xadrez é criar problemas ou composições de xadrez para serem publicados em jornais, revistas ou livros. Estes são criados do zero pelo compositor e não têm origem em jogos reais.

Para criar boas composições de xadrez, este profissional deve respeitar alguns critérios.

  • Desenvolver um tema ou ideia para o problema, mantendo sempre a coesão e a coerências entre as variantes do problema direto e, preferencialmente, desenvolvendo uma ideia original e capaz de surpreender
  • Defesas das pretas têm de chegar a mate no mesmo número de lances (por exemplo, se o problema requer um mate em três movimentos, as pretas não podem defender levando o mate em quatro movimentos)
  • Em problemas de zugzwang, ou sem ameaça, os movimentos das pretas têm de levar a mate no mesmo número de movimentos
  • Não incluir peças desnecessárias para a resolução do problema, ou seja, todas as peças usadas para a composição de xadrez têm uma função definida

Categorias de Composições de Xadrez

O compositor de xadrez desenvolve diferentes categorias de problemas de xadrez. Vejamos as principais!

  • Estudos – Estas composições distinguem-se das restantes por serem sempre as brancas a jogar no primeiro lance e estas têm de ganhar ou empatar. Só em casos muito raros as pretas começam a jogar, mas a vitória ou empate é sempre das brancas. Outra característica dos estudos é que não tem um número de movimentos limitado. Além disso, só tem uma solução possível.
  • Diretos – Estas são as composições mais comuns, em que as brancas tentam dar xeque-mate às pretas e estas últimas tentam defender-se.
  • Inversos – Neste caso, as brancas fazem jogadas que forçam as pretas a dar xeque-mate e o objetivo é que as pretas consigam impedir que isso aconteça.
  • Ajudados – Estas composições são caracterizadas por um xeque-mate ao rei preto, mas em que tanto brancas e pretas colaboram para que isso aconteça. Neste caso, as pretas costumam dar o primeiro lance.
  • Retroanálise ou Análise retrógrada – Esta composição tem como objetivo levar o jogador a pensar nos movimentos anteriores, de forma que consigam chegar à solução dada.

Saídas no Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho em Portugal, assim como no Brasil, para profissionais do enxadrismo não é muito favorável, pois não é um desporto muito popular. Como existem poucas pessoas a jogarem xadrez, não há muitas oportunidades de trabalho.

No entanto, os compositores conhecem um mercado mais favorável que os xadrezistas, instrutores de xadrez ou treinadores de xadrez, pois podem trabalhar remotamente para outros países.

Apesar de ser mais fácil para trabalhar para o estrangeiro, terás de ser um brilhante compositor para despertares os olhares dos empregadores.

Como entrar na carreira de Compositor de Xadrez?

Para seguires a profissão de compositor de xadrez, tens de, primeiro, saber jogar xadrez muito bem. Só bons jogadores são capazes de criar composições de xadrez. Por isso, o estudo deste desporto intelectual é fundamental.

Entrar em clubes de xadrez, participar de torneios e competições, ou ter aulas com um instrutor ou treinador de xadrez, ajuda bastante a alcançares um patamar mais elevado neste desporto.

A participação em festivais e competições de composições de xadrez, além de serem uma forma de ganhares notoriedade, permitem-te aceder a títulos importantes (Internacional Grandmaster, Mestre Internacional, Mestre FIDE e Juiz Internacional), os quais são concedidos pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), em particular pela Comissão Permanente de Composição de Xadrez (CCPA).

Onde estudar para Compositor de Xadrez?

Como vimos, estudar xadrez é fundamental para que te tornes um bom compositor de xadrez. Ter aulas particulares com um treinador de xadrez pode ser muito benéfico e, se tiveres essa possibilidade, contrata um treinador de referência.

Existem também vários sites onde podes treinar xadrez, jogando contra o computador ou contra outros jogadores em todo o mundo, assim como participar de torneios. Vejamos alguns!

Se o teu sonho é seres um grande compositor de xadrez, então não meças esforços para aprenderes sempre mais a cada dia. Luta sempre pelos teus sonhos e nunca desistas. Nós, do Guia das Profissões, desejamos que conquistes tudo aquilo que desejas. Sucesso!

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Scroll to Top