Criador de Memes

criador de memes

Mais sobre a profissão

Modalidades:

Teletrabalho, Presencial

Matérias relacionadas:

Desenho História da Cultura e das Artes Multimédia Oficina de Artes Sociologia

Idiomas:

Inglês, Português

O criador de memes, tal como o nome indica, é um profissional que se dedica à criação de memes de forma profissional. Esta profissão é muito recente e é normal que muitos ainda olhem para ela como um hobby.

Embora ainda desconhecida, esta é uma oportunidade única para as pessoas que querem investir numa carreira em que se valorize a criatividade.

Qualquer pessoa deve procurar uma profissão que goste e a verdade é que não há nada melhor do que aliar os nossos hobbies ao nosso trabalho. Para quem gosta de navegar na internet e usar algumas informações para transformá-las em humor, ser criador de memes pode ser entusiasmante.

Se esse é o teu caso, então estás no sítio certo. Aqui, vamos mostrar-te o que faz este profissional, as funções que tem no seu dia a dia, as saídas profissionais, assim como outras informações importantes para entrares nesta carreira com o pé direito.

Vens connosco?

O que faz um Criador de Memes?

O criador de memes faz as imagens humorísticas, usando como base conteúdo publicado por outros (imagens, frases, entre outros conteúdos). A estas imagens chamamos de memes.

Sem dúvida, os memes já fazem parte da nossa rotina, até porque eles surgem um pouco por todo o lado na internet, mas principalmente nas redes sociais.

Estas imagens tornaram-se tão impactantes no nosso dia a dia que já existem muitas empresas que as usam nas suas estratégias de marketing.

Para termos uma ideia do grande impacto dos memes nos últimos anos, existem já universidades que se dedicam ao estudo destes, como acontece na Northwestern University (EUA), a qual tem uma especialização em Estudos sobre Memes.

Também no curso de Sociologia se tem olhado para os memes como um elemento social relevante, capaz de nos fornecer informações úteis sobre a sociedade e cultura atual.

Conhece também a carreira de Profissional de Marketing Digital

Quais as suas funções

O criador de memes é capaz de usar diversos conteúdos para criar outros com humor, os quais têm potencial para se tornarem virais. Ou seja, ele cria conteúdos que captam a atenção de muitas pessoas e estas sentem vontade em partilhá-los.

O seu trabalho é, então, criar imagens simples e divertidas, tendo como base conteúdo partilhado por outras pessoas (podem ser frases, vídeos, imagens, entre outros). É este caráter leve e com humor que faz com que este tipo de conteúdo seja usado em publicidade, ainda mais quando o nosso foco são as gerações mais novas.

O dia a dia deste profissional passa por pesquisar publicações, reações e piadas na internet, para depois selecionar aquelas que irá trabalhar.

Conhecer bem a marca para a qual está a criar os meses, assim como os artistas que serão “alvo” do meme e os seus seguidores, é essencial para conseguirmos ter o resultado esperado.

Ainda tens dúvidas quanto à carreira a seguir? Então faz os nossos Testes e usa o nosso Simulador!

Saídas no Mercado de Trabalho

Se a criação de memes começou como uma brincadeira, a verdade é que estes tomaram uma proporção gigantesca e mostraram grande potencial para uma estratégia de marketing criativo.

Nesse sentido, hoje existem empresas que procuram criadores de memes profissionais, os quais trabalham numa estratégia digital e de marketing.

Sem dúvida, temos assistido a uma maior importância do mundo digital e as redes sociais são, de facto, elementos essenciais quando pensamos numa estratégia de marketing. Como os memes são um elemento central da cultura digital, as empresas têm adotado estas imagens para se promoverem.

Sendo assim, como criador de memes, podes encontrar trabalho em empresas e agências que investem em marketing digital.

Embora não seja ainda uma profissão muito conhecida em Portugal e no Brasil (pois ainda é olhada como um hobby), existe uma tendência mundial para o uso dos memes nas campanhas de marketing e publicidade.

Portanto, não tardará a que estes comecem a ser usados com mais regularidade em Portugal e no Brasil. Sendo assim, esta é uma carreira promissora e que terá um boom nos próximos anos.

Como entrar na carreira de Criador de Memes?

Se queres seguir a profissão de criador de memes, deves, antes de mais nada, ser uma pessoa criativa e com bom humor. Estas são características essenciais para quem quer entrar nesta carreira.

Além disso, é importante reconheceres fenómenos sociais, os quais são elementos centrais para criares conteúdos virais.

Como esta é ainda uma profissão muito recente (ainda olhada por muitos como uma atividade/hobby), a melhor forma de conseguires trabalho é criares perfis nas redes sociais onde partilhas os teus conteúdos.

Quanto mais seguidores tiveres, maiores serão as hipóteses de uma empresa entrar em contacto para fazeres parte da sua equipa de marketing criativo.

Podes, também, criar um portefólio e enviá-lo, de forma espontânea, para diferentes empresas. Embora este método não seja tão bem-sucedido quanto um perfil em redes sociais com milhares (ou até milhões) de seguidores, pode abrir-te portas no mercado de trabalho.

Onde estudar para Criador de Memes?

Tendo em conta que a profissão de criador de memes é ainda muito recente, podendo ainda ser olhada como um hobby, será difícil encontrar uma formação na área. Nos Estados Unidos da América já existem universidades que oferecem uma especialização em Memes. No entanto, em Portugal, assim como no Brasil, não encontramos ofertas nesse sentido.

Portanto, um curso de Marketing, Artes Visuais ou Design podem ser os mais indicados. Além destes, podes também investir num curso de Sociologia, o qual te permite perceber os fenómenos sociais. Independentemente do curso que seguires, tens de ter bastante sentido de humor e criatividade.

Para te ajudarmos, reunimos aqui alguns cursos que te podem interessar.

Portugal:

Brasil:

Se gostavas de te tornar um criador de memes de sucesso, então não deixes de procurar uma formação que agregue valor ao teu trabalho no futuro. Com toda a certeza, com dedicação e esforço, vais conseguir tudo aquilo que desejas.

Partilhar Post

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top