Designer de Moda

Designer de Moda

O Designer de Moda é o profissional que aplica o design e a estética em roupas e acessórios de moda. O Design de Moda é uma ciência que é influenciada por movimentos sociais e culturais da sociedade, por isso são influenciados de diferentes maneiras, dependendo do tempo e do espaço.

Outros nomes para esta profissão:

  • Modalidades: Presencial
  • Ordenado Médio Mensal: 1500€ - 2000€
  • Empregabilidade: Média
  • Empregabilidade: Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Desenho, Geometria Descritiva, História da Cultura e das Artes, Materiais e Tecnologias, Multimédia, Oficina de Artes
  • Idiomas: Inglês, Português

Os Designers de Moda podem trabalhar em diferentes áreas, pois envolve tudo na produção de vestuário e acessórios. Sendo assim, os designers precisam estar sempre a par das novas tendências, mas também precisam de antever tendências.

Se quer saber mais sobre esta profissão tão abrangente na área da moda, então continue a ler este artigo e descubra tudo o que diz respeito ao Design de Moda. Confira!

O que faz um Designer de Moda?

Um Designer de Moda trabalha com tudo o que envolve o Design de Moda. Por isso, ele pode ter diferentes funções e atribuições, dependendo da área em que atua. Além disso, o mercado de trabalho é muito vasto, o que implica uma grande variedade de atribuições a este profissional.

Sendo assim, ele pode criar, desenhar e desenvolver diferentes produtos e projetos no mercado da moda. Mas também pode exercer funções na promoção de eventos de moda.

Independentemente do setor em que trabalha, este profissional lida sempre com moda, com tendências na área da moda, na criação de produtos, ou na sua promoção, por exemplo.

Sem dúvida, o mercado de moda é muito vasto. No entanto, uma coisa existe em comum em cada uma das áreas: a sofisticação. Por isso, é fundamental que os designers de moda sejam verdadeiramente apaixonados pela sua profissão, mas também estejam sempre atentos às tendências, sejam sensíveis e muito competentes.

Quais as suas funções

Dependendo do cargo, o Designer de Moda tem diferentes funções. Por isso é importante olharmos para cada um desses cargos de forma detalhada. Vejamos então!

Estilista

Um dos cargos mais procurados por designers de moda é o de Estilista. Seguindo esta carreira, fica responsável por idealizar coleções de roupas, calçados e acessórios, e desenha as coleções, sempre seguindo as tendências de moda para a estação.

Para conseguir este cargo, é importante ter conhecimento de corte, costura, tecidos, estampas, fotografia, ter talento para o desenho, mas deve ainda ter conhecimentos de produção.

Produtor de moda

Os profissionais do design de moda também procuram bastante a profissão de produtor de moda, sendo um dos setores que mais escoa os designers. Ao contrário do estilista, o produtor fica mais nos bastidores, tratando da produção e da divulgação das coleções.

É o produtor de moda que organiza os eventos de moda, e trata de todos os detalhes, como:

  • Escolha dos modelos
  • Escolha das Maquilhagens
  • Define looks
  • Define iluminação e som
  • Escolhe o local dos eventos

Apesar de estar mais ligado com o trabalho de logística, é obrigatório que tenha noções claras de moda, de forma a desempenhar corretamente as suas funções.

Modelista

Apesar de ser menos tentador que as outras duas profissões, ser modelista é uma das opções para os profissionais do Design de Moda.

Este profissional faz a ligação entre o estilista e as linhas de produção, tendo várias funções específicas. É ele que produz os moldes a partir dos desenhos do estilista, e encaminhando para as linhas de produção.

Caça-tendências (Caçadores de tendências)

Tendo em conta que o mercado da moda está em constante mudança, é importante haver um profissional a procurar novas tendências, tanto a nível regional, como nacional e internacional.

Personal Stylist

Os Personal Stylists cuidam do visual das outras pessoas. Apesar desta profissão não ser exclusiva dos formados em Design de Moda, estes estão mais capacitados para exercê-la, até porque têm conhecimentos profundos na área.

Eles são responsáveis por orientar o visual dos seus clientes, tendo em conta a sua forma física, personalidade, e ocasião.

Saídas no Mercado de Trabalho

O Designer de Moda pode trabalhar em diversas áreas, como já pudemos ver um pouco nas funções que pode desempenhar. Sem dúvida, a área da moda é muito vasta, e por isso pode encontrar trabalho nos mais diversos setores da economia.

Os designers podem trabalhar em empresas, em lojas, mas também podem trabalhar por conta própria, abrindo o seu próprio negócio.

Estes profissionais podem trabalhar, por exemplo, em:

  • Produção de roupas, calçados e acessórios de moda
  • Fotografia
  • Consultadoria
  • Produção de eventos de moda

Poderá ainda trabalhar em outras áreas, como a internet, tornando-se bloggers, por exemplo.

Outro setor que podem atuar é na dramaturgia, fazendo os figurinos para as personagens, sejam elas na televisão, teatro ou cinema.

Como entrar na carreira de Designer de Moda

Para entrar na carreira de Designer de Moda, é fundamental tirar o curso de Design de Moda.

Em Portugal, tem a opção de tirar um curso técnico ou superior. Como é óbvio, as competências adquiridas são diferentes, então é bom analisar a melhor opção para o seu caso em particular.

A licenciatura em Design de Moda tem duração de 3 anos e durante esse tempo terá formação para poder desempenhar as funções de um designer de moda na sua plenitude.

No Brasil, pode fazer o curso superior de 4 anos, ou optar pelo tecnólogo, com duração de 2 anos. É um curso bastante prático, mas também terá matérias teóricas, ligadas a tendências e história da moda.

Onde estudar Design de Moda

Portugal:

Brasil:

Se quer ser um Designer de Moda, então não deixe de investir fundo na sua formação e educação, mas nunca deixe de procurar por mais e mais conhecimento! O sucesso é garantido!

Partilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima