Ecologia

Ecologia Ecologista

A Ecologia é a ciência que se dedica ao estudo das relações entre o ser humano, os seres vivos e o ambiente. Portanto, o Ecologista preocupa-se com a proteção do meio ambiente. Mas vem saber tudo sobre esta profissão…

Outros nomes para esta profissão: Ecólogo

  • Modalidades: Presencial, Ar Livre
  • Ordenado Médio Mensal: 1000€ - 1500€
  • Empregabilidade: Média
  • Tipo de trabalho: Trabalho Solitário, Trabalho em Equipa
  • Disciplinas do Secundário/ensino médio: Biologia, Geologia, Matemática
  • Idiomas: Inglês, Português

A Ecologia está, cada vez mais, em evidência. Perante as alterações climáticas e a importância de proteger o ambiente, o Ecologista é fundamental.

Assim, os Ecólogos vão ter um papel relevante nos próximos tempos.

Portanto, os Ecologistas podem ser procurados por todo o tipo de empresas, desde organismos públicos a privados. Até porque os Governos estão a aumentar os impostos para quem viole as regras ambientais.

Deste modo, há várias oportunidades para quem quer seguir esta área.

O que é a Ecologia

A palavra Ecologia tem origem no Grego, resultando da junção de Oikos que significa “casa” e de Logos que quer dizer “estudo”. Portanto, é a ciência que estuda a nossa casa, ou seja, o ambiente e as interações entre os seres vivos do planeta.

O cientista alemão Ernest Haeckel foi o primeiro a usar o termo Ecologia em 1866. Mas mais tarde, Edgar Morin deu-lhe força no livro “O paradigma perdido: a natureza humana”.

Mas fica connosco para saberes mais sobre esta profissão…

Quanto ganha um Ecologista

Não é possível definir o valor médio salarial nesta área, pois os Ecologistas têm papéis muito diferentes e em contextos diversos.

Assim, quem trabalha numa entidade pública tem um ordenado muito distinto de quem está numa ONG ou numa multinacional.

De resto, tudo depende também das próprias empresas. Pois, atualmente, muitas anunciam medidas ambientais no âmbito da estratégia de marketing. Assim, por vezes, podem contratar Ecólogos só para ficarem bem na fotografia, sem se preocuparem em fazer um investimento sério.

Contudo, quem segue a Ecologia fá-lo por um espírito de missão e não pelo dinheiro envolvido. Portanto, é uma atividade que exige paixão e muito empenho.

Continua a ler para entenderes melhor o que fazem os Ecólogos…

O que faz um Ecólogo

O Ecologista deve ter grande consciência ambiental e muita capacidade de planear uma série de tarefas.

Mas uma boa parte do seu trabalho é procurar soluções para reduzir os impactos negativos dos humanos no ambiente. Assim, precisa também de ser um pouco visionário, pensando em alternativas inovadoras.

No seu trabalho, faz deslocações de campo, por exemplo, a rios e florestas, para estudar animais e plantas. Contudo, também realiza análises em laboratório sobre os impactos de certos químicos na natureza.

Pode ter de trabalhar com elementos da Gestão Ambiental e da Engenharia Ambiental na agropecuária. Mas também atua na conservação de espécies ameaçadas de extinção.

Os Ecólogos ainda fazem estudos estatísticos sobre o ambiente.

Porém, os principais campos onde um Ecologista atua são os seguintes:

  • Avaliação de Impactos Ambientais
  • Gestão de Ecossistemas
  • Ecoturismo
  • Gestão da Água
  • Educação Ambiental.

Mas, para lá da área onde atue, o Ecologista tem de estar sempre ao corrente de mudanças de políticas e leis ambientais.

Mantém-te connosco para saberes como é a rotina de trabalho de um Ecólogo…

Quais as suas funções

O principal foco de um Ecologista é proteger o meio ambiente. Assim, tem de resolver problemas ambientais para garantir o equilíbrio entre humanos e a natureza.

Neste processo, faz trabalho de campo, indo aos espaços naturais para recolha de dados. Mas também trabalha à secretária a fazer orçamentos, cronogramas e relatórios.

Os Ecologistas realizam, assim, uma série de atividades que descrevemos, em resumo, já de seguida:

  • Recolher dados sobre organismos
  • Pesquisar habitats
  • Analisar dados com softwares próprios
  • Emitir pareceres ambientais
  • Dar formação em escolas ou noutros locais
  • Fazer consultoria ambiental
  • Estudar clima, solo, recursos hídricos, flora, fauna e atividades humanas
  • Planear soluções para áreas devastadas
  • Orientar Guias de Ecoturismo sobre educação ambiental.

Agora que já sabes o que faz um Ecólogo, vem descobrir como entrar neste mundo….

Saídas no Mercado de Trabalho

Os Ecologistas têm boas hipóteses de emprego no mercado de trabalho. Pois as Leis ambientais são cada vez mais rigorosas.

Assim, essa preocupação crescente, bem como a falta de água, aumentam as hipóteses de procura por Ecólogos.

Contudo, enfrentam a concorrência de outros profissionais da área ambiental que atuam na mesma esfera.

Portanto, um Ecólogo deve ter saberes vastos sobre áreas como, por exemplo, a estatística, para poder aumentar as suas chances.

Em termos de saídas, os Ecologistas podem trabalhar em empresas públicas ou privadas e até em ONGs.

Mas institutos do meio ambiente e das águas, agências florestais e empresas municipais são bons locais para encontrar emprego.

Todavia, podem ainda trabalhar em centros de pesquisa ou em laboratórios. E também podem ser contratados por empresas de consultoria ambiental, bem como ser professores em Universidades ou outras entidades de Ensino.

Como entrar na carreira de Ecologista

A melhor forma de entrar no mercado de trabalho na área da Ecologia é estudando. Portanto, sem uma boa formação, fica mais difícil encontrar emprego.

A formação em Ecologia é, por definição, genérica. Mas para aumentar as possibilidades de emprego, o ideal é apostar numa especialização. Há vários ramos que são boas opções, como, por exemplo, a Ecologia Comportamental.

Os Ecólogos com o sonho de trabalhar numa ONG devem também saber falar outras Línguas. Mas, em termos amplos, ter saberes multidisciplinares é uma mais-valia.

Vê onde podes aprender a profissão…

Onde estudar Ecologia

Nos últimos anos, surgiram vários cursos na área da Ecologia e do Ambiente dada a procura por Ecólogos. Assim, não terás problemas em encontrar onde estudar.

Há quem chegue à Ecologia depois de ter tido experiências ou formação em áreas como a Biologia, por exemplo. É sempre uma opção a considerar.

O curso de Ciências Ambientais também é uma boa escolha para começar. Mas depois deves tirar uma formação adicional em Ecologia.

Ora espreita algumas ideias para encontrares a formação certa para ti…

Portugal:

Brasil:

Após esta leitura, fica claro que para ser Ecologista é preciso ter um grande amor pelo meio ambiente. Mas a área da Ecologia também exige outras habilidades, pelo que deves ponderar se será a profissão ideal para ti. Qualquer que seja a tua escolha, desejamos-te muito sucesso.

Partilhar:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top